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CuLTuRA E CONhECImENTO






                                    O Cristianismo ultrapassa as


                                    fronteiras de Israel.



             JOSÉ PEREIRA           A acção de São Paulo
             19510211



                 Paulinismo é considerado a segunda grande orientação   Larissa; na Grécia vai a Tebas, Atenas e Corinto, e regressa
             O  do Cristianismo Saul, natural de Tarso, na Ásia Menor,   por Jerusalém, o que desta vez ser-lhe-á fatal.
             era filho de um judeu abastado, helenizado que se expres-  Esteve cativo em Cesareia, e, como prisioneiro, fez uma
             sava em grego e mandara o filho, aos quinze anos, estudar   viagem a Roma onde ficou cativo.
             no escola do Templo em Jerusalém onde o reitor era o rabi   Nos anos 63-66 fez viagens pelo Oriente, uma missão
             Gamaliel “de reverência para todo o povo”. .       em Creta e uma viagem à Península Hispânica.
                Os judeus da Diáspora eram muito diferentes dos judeus   O ano de 67 foi o do seu segundo cativeiro em Roma,
             da Palestina e mais numerosos já nessa época. Ocupavam   onde conseguiu escrever a Epístola a Timóteo mas veio a
             cargos de Estado em Roma e no Egipto, tendo obtido ga-  sofrer o martírio.
             rantias de religião lícita e pagavam tributo.        Ele dizia:” A letra da lei mata, o espírito da lei dá vida”.
                Nos finais dos anos 30, é lapidado em Jerusalém o pri-  Os Cristãos, representam o novo Israel de S. Paulo, que
             meiro mártir cristão, o diácono Estêvão, que tinha sido es-  reivindicava a qualidade de Apóstolo. Será cognominado o
             colhido  pelos  apóstolos  juntamente  com  Filipe.  Eram  os   Apóstolo dos gentios.
             diáconos,  auxiliares  dos  apóstolos  em  tarefas  de  ordem   S. Paulo trouxe três ideias principais:
             material e espiritual, pois cuidavam dos pobres, distribuíam   – A ideia de liberdade
             as esmolas e pregavam e administravam o baptismo.    Para ele o cristão é antes de tudo chamado à liberdade
                Estêvão foi acusado de haver blasfemado contra Moisés,   (Leia-se a Epístola aos Gálatas).
             sendo um dos acusadores um tal doutor Saul. Estêvão, le-  No  entanto,  para  ele,  só  há  liberdade  quando  há  um
             vado perante o Sinédrio de Jerusalém, confessou energica-  conhecimento interno da lei que nos leve a cumpri-la pela
             mente a sua fé cristã e foi condenado à morte por lapidação,   nossa inclinação interior.
             mas a sua execução não teria sido sancionada pelas autori-  – A ideia de que toda a vida cristã tem de assentar na
             dades romanas.                                     memória do que  aconteceu a Cristo (a ceia, a morte e a
                No ano de 42 d.C. morre Filon de Alexandria, deixando   ressurreição), mas sem preconceitos rituais. Ele insiste na
             recomendações aos judeus da Diáspora de que não devem   Ceia, não como ritual mas como sinal de fraternidade para
             ser fechados, e que a interpretação mais conveniente dos   unir os corações dos homens.
             textos é a alegórica.                                – Deus é só um. O Cristianismo é um monoteísmo, no
                Entretanto, cerca do ano 32, Saul – o fariseu exímio na   qual é exigido ao homem um determinado conhecimento
             Lei  –  ao  longo  da  estrada  para  Damasco  converte-se  ao   e uma mudança de comportamento.
             Cristianismo. Adopta o nome de Paulo.                Havia tolerância no Mediterrâneo. Era a Pax Romana,
                Logo começa a sua acção missionária na Arábia e cerca   que permitia que os primeiros cristãos se espalhassem con-
             do ano 35 visita Jerusalém e encontra-se com Pedro.  fundidos com os judeus.
                Nos anos de 36 a 42 faz deslocações à Cilícia e norte   Em  Corinto  nascem  as  primeiras  igrejas.  É  lá  que  se
             da Síria, sempre em missão pelo Cristianismo.      começa  a  observar  o  Domingo  pois  os  cristãos  reuniam
                No ano 45 começam as principais viagens missionárias   nesse dia de manhã.
             de Paulo de Tarso, que começava a escrever. Na primeira,   Os gregos e os romanos valorizavam a retórica e Paulo
             em 45-46, levou Barnabé e estiveram em Antioquia, Atalia,   segue o método. A musicalidade grega iria passar à liturgia
             Icónio, Chipre e Selêucia.                         cristã nas celebrações de Corinto.
                Em 48 ou 49 reúne-se a Assembleia de Jerusalém (alguns   No século II aparece o altar.
             denominaram-na concílio). Pedro toma o partido dos judeo-  A  liturgia  cristã  vai-se  formando  nestas  comunidades
             cristãos. Paulo toma o dos heleno-cristãos. Chegou-se a um   cristãs  onde  também  começa  a  ser  estruturado  o  uso  da
             compromisso:  Não  continuar  com  o  que  no  judaísmo  é   autoridade.
             secundário. Mas não abandonar o judaísmo.            Porém, com o tempo, serão acusados pelos judeus em
                Na 2.ª viagem, em 49-52, leva Silas e regressa por Jeru-  Roma e Antioquia de não serem uma religião lícita.
             salém. Estiveram em Tarso, Listra, Icónio, Antioquia, Tróiade;
             na Macedónia em Filipos e Tessalónica; na Grécia em Atenas   Bibliografia
             e Corinto, regressando pelas ilhas de Samos, Cnido e Rodes.   Anacleto de Oliveira, Bispo auxiliar de Lisboa, Um ano a caminhar
                Na 3ª viagem, em 53-58, faz um percurso inicial seme-  com S. Paulo, Coimbra, s.n., 2008.
             lhante ao da precedente, e na Macedónia vai a Atalia, Bereia,   Josef Holzner, Paulo de Tarso, Lisboa, Editorial Aster, 1958.



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