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CuLTuRA E CONhECImENTO (cont.)





             pouco empenhadas e pouco envolvidas. Não se trata mais   conta as capacidades e competências a desenvolver com
             de procurar Gestores para os negócios emergentes: trata-   o objectivo de vencer a concorrência.
             -se  de  procurar  verdadeiros  Líderes,  que  percebam  o   Em pleno século XXI, reconhecemos muitos são os
             contexto  de  mudança  da  modernidade  e  que  estejam   desafios  que  são  endereçados  aos  novos  líderes.  Muito
             dispostos a enfrentá-lo com determinação e perseverança.   podem aprender com as lições do passado. Tanto na ver-
             Michael  Porter  tem  sido,  neste  domínio,  um  dos  mais   tente militar, como na vertente empresarial, vários são os
             relevantes autores a debater os novos desafios de gestão   exemplos de líderes que se destacaram na História e que
             empresarial. Para ele, as empresas devem ser flexíveis para   hoje ocupam um lugar de referência no domínio da Ges-
             reagir com rapidez às mudanças competitivas e de mer-  tão  dos  recursos  e,  muito  importante,  no  domínio  da
             cado, sendo por isso importante que sejam as empresas a   Liderança  de  pessoas  e  organizações.  Foram  militares,
             procurar, e não a evitar, as pressões e os desafios de mer-  gestores e também académicos que, direta e indiretamen-
             cado.                                              te, influenciaram a Gestão que presenciamos na atualida-
                Podemos dizer, assim, que um dos maiores objectivos   de. Não raras vezes estiveram em campos opostos, mas
             da liderança é ajudar os outros a atingirem o seu melhor.   souberam conquistar uma imagem de prestígio e de con-
             Não se trata tanto de estabelecer objectivos elevados, mas   sideração  assinalável  em  ambos  os  lados,  alicerçada  no
             antes  de  estabelecer  objectivos  realistas,  descobrindo   sentido de serviço, na Ética e, sobretudo, na paixão ina-
             maneiras de melhorar os procedimentos e as atitudes, em   balável a um ofício.
             ordem a melhorar resultados no maior número de áreas
             e funções possíveis. Para promover a mudança é necessá-
             rio que o Líder se concentre nas pessoas, porque o recur-
             so  humano  é  o  recurso  mais  importante  de  qualquer
             organização e, entre aquilo que é a eficiência e aquilo que
             é a eficácia, existe sempre a necessidade de se desenvol-
             ver  o  trabalho  em  equipa,  conhecendo  aquilo  que  de
             melhor pode ser desenvolvido por cada membro do gru-
             po. De facto, já Napoleão dizia que não se podia coman-
             dar bem aqueles que não se conhecia convenientemente.
                Isto é muito importante, sobretudo quando se reflete
             naquilo que é o Processo de Gestão Estratégica, porque
             este traduz a forma como os gestores tomam as decisões
             necessárias à formação e desenvolvimento da estratégia,
             usualmente acalentado de acordo com três fases, nome-
             adamente: a análise, a formulação e a implementação. Mas
             é  preciso  salientar  que  entre  Estratégia  Intencionada  e
             Estratégia Realizada vai uma grande distância. Mintzberg
             comparou  a  Estratégia  Intencionada  com  a  Estratégia
             Realizada, tendo distinguido a Estratégia Deliberada (a
             que  foi  realizada  tal  como  tinha  sido  intencionada)  de
             Estratégia Emergente (padrões ou consistências realizados
             contrariando – ou na ausência de – intenções). Isto quer
             dizer que a Estratégia Não Realizada será sempre aquela   Marechal-de-Campo Erwin Johannes Eugen Rommel (conhecido
             que,  embora  intencionada,  não  se  concretizou.  Ainda   popularmente como A Raposa do Deserto) e o General George
                                                                Smith Patton, Jr. (conhecido popularmente por  Old Blood and
             assim,  percebemos  facilmente  que  na  maior  parte  das   Guts),  dois  dos  mais  brilhantes  generais  e  líderes  da  Segunda
             vezes,  a  Estratégia  Realizada  é,  de  facto,  parcialmente   Guerra Mundial.
             planeada ou parcialmente emergente.
                Especialmente no que diz respeito às empresas, ganham   Bibliografia
             aqui notório relevo os conceitos de Missão, Visão e In-
             tenção Estratégica. A ideia de missão é sempre comple-  LEITÃO, Desidério M. V.; ROSINHA, António (2007).  Ética e
                                                                  Liderança: Uma Visão Militar e Académica, Lisboa, Academia
             mentada com os conceitos de visão e intenção estratégi-  Militar
             ca, porque se a missão traduz a identidade da empresa e   SANTOS, António J. Robalo (2008). Gestão Estratégica: Concei-
             no fundo o que a distingue das outras empresas que lhe   tos, Modelos e Instrumentos, Lisboa, Escolar Editora
             são  próximas,  a  visão  tende  a  apontar  aquele  que  é  o   SERRA, Fernando Ribeiro (2010). Gestão Estratégica: Conceitos
                                                                  e Prática, Lisboa, Lidel
             futuro desejado. Finalmente, a intenção estratégica é mais   TEIXEIRA, Sebastião (2011). Gestão Estratégica, Lisboa, Esco-
             voltada para o interior da organização, tendo em linha de   lar Editora


                                                                              Boletim da Associação dos Pupilos do Exército  |  15
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