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AssOCIAÇÃO DOs PuPILOs DO EXÉRCITO
como a continuação ou não da concessão de benefícios aos As Forças Armadas e as Forças de Segurança, para além
filhos de civis inteiramente fora dos quadros acima referidos das vivências próprias e peculiares, integrando Unidades
e que tem, até aqui, beneficiando de uma propina que não da ONU, NATO, CFE, etc., aquando destacadas em «pro-
corresponde aos custo real do ensino, o que, conduzirá à jecção de forças» nas missões internacionais, também,
eventual revisão das tabelas de propinas actuais”. estão a conhecer tempos difíceis, internamente. Vão cons-
O que acima se refere vem na linha de pensamento tituir o garante do Estado de direito e de segurança das
do já referido coordenador da “equipa” e, agora, aplicado pessoas e dos seus bens em momentos de tensão particu-
ao Ensino Secundário. larmente elevados. Alguns dos seus elementos vão conhe-
Já em Out2002, o Senhor advogava , para o Ensino cer o desemprego do cônjuge, do irmão ou do cunhado e
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Superior, que “o financiamento das instituições públicas deve “assistir” ao “confisco” dos seus próprios rendimentos, bem
deixar de ser uma obrigação do Estado e passar a constituir como, aos dos seus progenitores. Vai ser precisa mais so-
um dever dos estudantes”. lidariedade e maior partilha. Não é tempo de continuar a
Esquecendo que “o financiamento estatal pode ser de- cristalizar o passado, mas é tempo, isso sim, de preparar
fendido como o de um bem público, como factor do aumento o futuro. As instituições sociais de referência, que servem
da qualificação geral do trabalho e do número de diplomados as Forças de Segurança e as Forças Armadas não podem
com grau superior”. ser destabilizadas neste momento difícil, sob pena de se
E também “como factor de enriquecimento e de aumen- reduzir o potencial daquelas organizações e causar as si-
to de competitividade da economia, de construção de uma tuações de ruptura.
sociedade democrática inclusiva e de desenvolvimento da Verificamos, que pelos existentes «grupos de interesses»
cultura nacional, tudo argumentos a favor do interesse foi apadrinhada e assumida a difusão (a conta gotas) nos
público no ensino superior. OCS, de “parcelas” do “estudo elaborado” pela, «equipa
É o fim do apoio social e o fim deste tipo de ensino técnica» já referida, e assim, foi a “sociedade civil” bom-
para os filhos de militares e de elementos das Forças de bardeada com alguns “textos” publicados, em vésperas de
Segurança com maiores dificuldades financeiras. estar concluído o processo do concurso de admissão aos
Mais é proposto no estudo: EME’s.
“o recrutamento para a posição de «director pedagógico» Foi pena que não divulgassem ou fizessem referência,
deverá ser objecto de reflexão, no sentido de se poder encon- na oportunidade, outros números (se o quisessem, dispo-
trar uma solução que satisfaça plenamente o objectivo de níveis no IPE) importantes e também esclarecedores:
se promover um ensino e enquadrado nos valores em que O custo do Instituto corresponde a 0,15 % do Orça-
assenta o projecto educativo do CM.(…) a contratação de mento do MDN (menos de um sexto de ponto percen-
um director pedagógico deve passar por uma escolha crite- tual).
riosa e pela oferta de “um estatuto atraente ( a definir) in- O IPE gera uma receita de mais de 1 milhão de €uros
cluindo o aspecto financeiro”. (1100000 €) e estima-se que proporcione ainda, uma
Nota: “alguém” já estará “no bolso”, expectante, para entrada anual de divisas no país de cerca de um milhão e
saltar e receber esta “tença”. meio de €uros (1500000 €) de alunos, oriundos, dos
Um dos grandes desígnios deste projecto e presente PALOP´s. Valores com tendência a conhecerem uma for-
nas notícias divulgadas, é a figura do «director pedagógico». te subida, ao longo dos próximos anos.
Esta função sempre foi desempenhada por um Oficial Ao contrário do que é projectado no relatório e dado
Superior do Exército, à semelhança do que se passa nou- como irreversível por elementos que elaboraram o estudo,
tros países, em Escolas similares. este ano o IPE admitiu o dobro dos alunos (91) do ano
Por um lado decide-se a redução de Oficiais Generais anterior e 2012 passa a ser o terceiro melhor ano de sem-
e de outros oficiais da estrutura, por outro lado, criam-se pre nas admissões aos Pupilos do Exército.
cargos para os quais não se vislumbra a razão de existirem A percentagem de alunos no 9.º ano que opta pelo
e que dificultam a gestão e a comunicação dentro dos ensino profissional no IPE ultrapassa os 90%. Não deixa
respectivos Estabelecimentos. de ser curioso que numa terça-feira, o Sr. Ministro da
Sr. Ministro. Como qualquer assessor militar lhe po- Educação fale da necessidade de 50% de alunos passarem
derá explicar, entrará num combate assimétrico. Por um para o ensino profissional e, na 5.ª feira seguinte, o MDN,
lado, gente simples sem poder mas com determinação e através das notícias do DN põe em causa uma das escolas
com muito querer, que está apenas armada dos valores, profissionais com mais prestígio em Portugal.
do interesse pelo bem comum – o interesse da “Res Pú- A única despesa que o Estado tem com o IPE é a dos
blica”. Do outro lado gente sem nobreza d´alma, indife- vencimentos dos Docentes, dos Militares e dos Funcio-
rente ao prestígio acumulado por aquelas Instituições nários Civis: um pouco mais de 3 milhões de €uros
Centenárias, ou pelos seus próprios legítimos interesses, (3246339 €, mais precisamente – de funcionamento e
mas com interesses não confessáveis. manutenção). Todas as restantes despesas, desde a alimen-
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