Page 24 - Boletim APE_225
P. 24
CuLTuRA E CONhECImENTO
Continuando na Ópera…
(Nessun Dorma)
RUI CABRAL TELO
19480265
urandot não é certamente a ópera mais célebre de
TPuccini, ao contrário de “La Bohéme” “Tosca” ou
“Madame Butterfly”. Mas, quem não conhece a célebre
ária “Nessum Dorma”? Se não se lembrarem, recordem
Luciano Pavarotti na abertura do Campeonato Mundial
de Futebol de 1990. Ah! Agora já recordam. Ainda bem
que existe o futebol para nos dar a conhecer as coisas
belas da música.
Mas, Turandot tem belíssimas árias e uma história in-
teressante de se seguir. Uma princesa chinesa, “Turandot”,
filha do Imperador, temível pela sua severidade, só se
casará com quem consiga resolver três complicados enig-
mas. Muitos candidatos são sacrificados tentando ganhar
o amor da princesa. Mas um príncipe, “Caláf” acaba resol-
vendo todos os problemas e conquista o amor da prince-
sa e também o da bela e leal escrava Liù, que se suicida
por não ver o seu amor correspondido. Esta é a personagem
trágica desta ópera, heroína ao jeito de Mimi de “La Bo-
héme”.
Os ministros do reino anunciam que a princesa mas-
sacrará todos os súbditos, que conhecendo o tal príncipe,
não revelem o seu nome. Nessa noite ninguém dorme em
Pequim (Nessun Dorma) e o príncipe canta o seu amor
por Turandot.
Esta é a ária inicial do 3º e último acto da ópera.
Giacomo Puccini nasceu na Toscânia numa família de
músicos tendo o seu Pai e seu Tio, como os seus primeiros Por curiosidade, refiro que Puccini faleceu antes de
professores. Mais tarde, no conservatório de Milão (1880), terminar esta ópera, tendo sido completada por um com-
foi seu professor o célebre “Amilcare Ponchielli” (La Gio- positor menor chamado Franco Alfano. Ninguém sabia
conda). como Puccini pensava terminar a obra e refere-se até que,
Excelente compositor, os seus melodramas e as suas o maestro Arturo Toscanini, numa das suas apresentações,
melodias têm a capacidade de comover o público até às referiu: − A ópera acaba aqui, pois o mestre morreu nes-
lágrimas. Em cada uma das suas óperas, uma das suas ta altura, segue-se o final de Alfano.
belas heroínas – Manon, Tosca, Liù e Cio-Cio-San – mor- De qualquer modo é uma obra digna de ser vista e
re em circunstâncias trágicas. principalmente ouvida.
O que é é bom
22 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército