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CuLTuRA E CONhECImENTO






                                  Continuando na Ópera…



                                  (Nessun Dorma)


           RUI CABRAL TELO
           19480265




               urandot  não  é  certamente  a  ópera  mais  célebre  de
           TPuccini,  ao  contrário  de  “La  Bohéme”  “Tosca”  ou
           “Madame  Butterfly”.  Mas,  quem  não  conhece  a  célebre
           ária “Nessum  Dorma”?  Se  não  se  lembrarem,  recordem
           Luciano  Pavarotti  na  abertura  do  Campeonato  Mundial
           de Futebol de 1990. Ah! Agora já recordam. Ainda bem
           que  existe  o  futebol  para  nos  dar  a  conhecer  as  coisas
           belas da música.
              Mas, Turandot tem belíssimas árias e uma história in-
           teressante de se seguir. Uma princesa chinesa, “Turandot”,
           filha  do  Imperador,  temível  pela  sua  severidade,  só  se
           casará com quem consiga resolver três complicados enig-
           mas. Muitos candidatos são sacrificados tentando ganhar
           o amor da princesa. Mas um príncipe, “Caláf” acaba resol-
           vendo todos os problemas e conquista o amor da prince-
           sa e também o da bela e leal escrava Liù, que se suicida
           por não ver o seu amor correspondido. Esta é a personagem
           trágica desta ópera, heroína ao jeito de Mimi de “La Bo-
           héme”.
              Os ministros do reino anunciam que a princesa mas-
           sacrará todos os súbditos, que conhecendo o tal príncipe,
           não revelem o seu nome. Nessa noite ninguém dorme em
           Pequim (Nessun Dorma) e o príncipe canta o seu amor
           por Turandot.
              Esta é a ária inicial do 3º e último acto da ópera.
              Giacomo Puccini nasceu na Toscânia numa família de
           músicos tendo o seu Pai e seu Tio, como os seus primeiros   Por  curiosidade,  refiro  que  Puccini  faleceu  antes  de
           professores. Mais tarde, no conservatório de Milão (1880),   terminar esta ópera, tendo sido completada por um com-
           foi seu professor o célebre “Amilcare Ponchielli” (La Gio-  positor  menor  chamado  Franco  Alfano.  Ninguém  sabia
           conda).                                            como Puccini pensava terminar a obra e refere-se até que,
              Excelente  compositor,  os  seus  melodramas  e  as  suas   o maestro Arturo Toscanini, numa das suas apresentações,
           melodias têm a capacidade de comover o público até às   referiu: − A ópera acaba aqui, pois o mestre morreu nes-
           lágrimas.  Em  cada  uma  das  suas  óperas,  uma  das  suas   ta altura, segue-se o final de Alfano.
           belas heroínas – Manon, Tosca, Liù e Cio-Cio-San – mor-  De  qualquer  modo  é  uma  obra  digna  de  ser  vista  e
           re em circunstâncias trágicas.                     principalmente ouvida.






                   O que é                                                           é bom










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