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CuLTuRA E CONhECImENTO (cont.)
Alguns anos depois, desde 444 até 460, reside em Je- bindo os ofícios divinos, saqueando igrejas e assassinando
rusalém a imperatriz Eudócia, viúva de Teodósio II, que fiéis.
manda reconstruir os muros meridionais e edifica a igreja Estas notícias levaram na Europa à convocação, pelo
de S. Estêvão no lugar tradicional do seu martírio. A cida- papa Urbano II, do Concílio de Clermont Ferrand (1095)
de, então, já era sede patriarcal. onde foi decidido pregar uma cruzada para libertar os
A heresia monofisita, porém, ocasiona em Jerusalém Lugares Santos de Jerusalém.
muitos distúrbios que foram debelados com auxílio de Pregada por Pedro, o Eremita, a primeira cruzada de-
tropas do imperador bizantino. correu de 1096 a 1099, compreendendo duas expedições:
Até que em 614 a cidade viu-se em poder dos persas, A primeira chefiada pelo mesmo Pedro e por Gautier Sans
comandadas pelo genro de Cosroes II. Com o Persa vinham Avoir, chegou enfraquecida à Síria, onde o Sultão de Niceia
milhares de judeus, a quem deu carta-branca para fazer o a exterminou; a segunda, em que participaram os exércitos
que quisessem. Estes, além de destruírem santuários cristãos feudais, apossou-se de Niceia, Tarso, Antioquia e Jerusalém,
e levarem a relíquia da Vera Cruz (descoberta por Santa onde Godofredo de Bulhões foi proclamado rei, mas só
Helena segundo a tradição) para a Pérsia, provocaram o aceitou o título de “advogado do Santo Sepulcro”. À sua
morticínio de muitos cristãos. O patriarca Zacarias foi morte, o irmão Balduíno foi coroado rei, sendo considera-
levado cativo para a Pérsia (5). do o verdadeiro fundador do Reino latino de Jerusalém.
Porém, o seu triunfo foi efémero, pois em 622 o impe- Durante o seu governo (1100-1118) conquistou as
rador bizantino Heraclio expulsou os persas e fê-los de- principais cidades da costa da Síria. Sucedeu-lhe Balduíno
volver a Vera Cruz, a qual, Heraclio em pessoa foi dá-la II que conquistou Tiro e foi no tempo de Balduíno III que
ao culto em Jerusalém, originando assim a festa da Exal- este reino alcançou a sua maior extensão. Amaury, irmão
tação da Cruz, e para castigar os judeus renovou contra e sucessor de Balduíno III chegou a ter o Egipto debaixo
eles a proibição de Adriano de entrarem em Jerusalém. de seu protectorado.
Foi então que em 636, sendo Patriarca, Sofronio, o Porém, o sucessor, Balduíno IV, foi atacado pela lepra
exército árabe do califa Omar, comandado por Abu Ubai- e os reis seguintes também não foram felizes até que, em
dah, depois de um ataque de surpresa defendido pelas 1187, o sultão Saladino (Al-Malik Al-Nasir Salah-ed-Din
forças bizantinas, sujeitou a cidade a um cerco de quatro Yusuf) reuniu forças suficientes para derrotar o exército
meses, até que o Patriarca pediu uma conferência com o cristão na batalha de Tiberíades (Julho de 1187) de que
chefe árabe e propôs condições honrosas de capitulação, resultou, novamente, a queda de Jerusalém em poder dos
entre as quais, a de os cristãos conservarem as igrejas. Omar muçulmanos.
aceitou a proposta. As vicissitudes por que passou este reino cristão de
Os muçulmanos de então foram tolerantes, e as pere- Jerusalém, podem conhecer-se resumidamente no relato
grinações cristãs continuaram (6). das várias cruzadas que, pelo menos, até aos finais do sé-
Por sua vez, o califa Abd el-Melek que, como todos os culo XIII acorreram a defender a Terra Santa.
maometanos, considerava também santa a cidade de Jeru- Entretanto, após a tomada da cidade por Saladino, o
salém, quis dar-lhes um lugar de oração, pois estavam Patriarca de Jerusalém transferiu-se para S. João de Acre.
impossibilitados de ir a Medina ou a Meca por causa da Com a queda desta fortaleza em finais do século XIII, ele
insurreição do Iraque e, assim, mandou construir em Jeru- refugiou-se em Chipre, e desde o século XIV tornou-se
salém (no local do antigo Templo dos Judeus) aquela que puramente titular.
ficou conhecida como a mesquita de Omar. Passados alguns séculos, em 1847, foi restabelecido por
Tanto Adb el-Melek como os sucessores omíadas, e Pio IX o patriarcado latino de Jerusalém, que depende da
depois os abássidas, mantiveram boas relações com os Congregação para a Igreja Oriental e estende a sua juris-
cristãos, chegando Arún al-Raschid (786-809) a enviar as dição à Jordânia, Israel e Chipre (9).
chaves do Santo Sepulcro a Carlos Magno (7).
As discórdias subsequentes dos muçulmanos variaram, Notas:
conforme a situação, contribuindo para elas os avanços dos (1) Enciclopédia Universal Ilustrada, vol. 28-2.ª parte, Madrid,
Bizantinos na Ásia, a quem os cristãos de Jerusalém pres- Bilbao, Barcelona, Espasa-Calpe, SA, 1926, p. 2696.
taram auxílio, o que os muçulmanos consideraram uma (2) Ibidem.
traição. (3) Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 7, Lisboa,
Então, em 969 o quarto califa Fatimida do Egipto atacou Rio de Janeiro, Editorial Enciclopédia, S.d., p. 495.
Jerusalém; depois, o sexto califa egípcio Alhacam (962-1021), (4) Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, vol. 9, Lisboa,
Verbo, s.d., coluna 1688.
que se convertera em deus dos drusos, mandou destruir o (5) Enciclopédia Universal Ilustrada, vol. 28-2.ª parte, Madrid,
Santo Sepulcro, tendo também incendiado os edifícios ali Bilbao, Barcelona, Espasa-Calpe, SA, 1926, p. 2697.
existentes. Não obstante, esta sequência de destruições, o (6) Ibidem.
califa Almustansir (1036-1094) permitiu a sua reconstrução (7) Ibidem, p. 2698.
por rogo do imperador bizantino Constantino IX (8). (8) Ibidem.
Contudo, em 1077 os Turcos seljúcidas apoderaram- (9) Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, vol. 11, Lisboa,
-se da Palestina e começaram a oprimir os cristãos, proi- Verbo, 1983, col. 483.
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