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cróNicas




              DAViD NicoLAU reiS
              1994017

              motor da mobilidade social






                   s tempos críticos que enfrentamos e os indicadores   privilegiar a capacidade de saber ensinar, ao invés de con-
              Onuméricos  vertiginosos  que  são  “disparados”  pelos   correrem  à  profissão  indivíduos  como  tendo  sido  a  sua
              media todos os dias relativamente a taxas de desemprego   terceira ou quarta opção e se terem formado nos últimos
              cada vez mais crescentes, aumento do custo de vida, re-  lugares dos seus cursos. Diz ainda o estudo que a ênfase
              cessão económica, envelhecimento da população, procla-  dada ao trabalho criativo na escola faz a diferença na clas-
              mação de uma vida cada vez mais difícil para a classe jovem,   sificação internacional das notas obtidas pelos alunos. Além
              castigo da classe etária mais idosa sem terem direito a um   da ideia, hire the best teachers, sugerida por Bill Gates, que
              nível  de  vida  condigno  após  uma  vida  de  trabalho  e  a   tem gasto 5 biliões de dólares na pesquisa e tentativa de
              obsessão pela amputação da despesa pública, após décadas   reforma  da  educação  nos  EUA,  que  tem  assistido  a  um
              de  passiva  governação  são  naturalmente  absorvidos  por   declínio histórico ao longo de três décadas (tendo o seu
              qualquer mente singular por mais “hidratada” que esteja,   sistema de educação actual sido classificado na 26ª posição
              fazendo pairar o clima de receio e incerteza no quotidiano   mundial), é sugerido também que seja aplicado um sistema
              das pessoas.                                       de recompensa através de bónus por objectivos académicos
                 Interessa repensar por quem tem poder de decisão ou   concretamente traçados, acompanhando o sistema de estí-
              estar-se mais atento para o verdadeiro motor da mobilida-  mulo nas companhias privadas orientadas para os resulta-
              de social, que é e será sempre a educação, assumindo es-  dos, proposta última que tem sido alvo de oposição pelos
              pecial relevo a relação entre desenvolvimento económico-   guardiões do status quo ou pela cultura de resistência à
              -social de um país e o seu sistema de educação. Importa   mudança,  insistindo  nas  suas  prerrogativas.  Work  harder
              levar-se mais a sério as taxas de insucesso escolar, os mé-  and get better teachers, parece ter sido a sugestão feita e
              todos de ensino, os programas leccionados, o (des)respeito   colocada  em  prática  nas  sociedades  mais  desenvolvidas,
              profissional que se tem pelos professores, enquanto prota-  onde o desenvolvimento começa por ser mensurado pela
              gonistas da missão ensinar, a mais importante de todas e   eficácia do sistema de educação dos respectivos países. De
              uma das mais antigas. A relação do insucesso escolar com   acordo  com  o  mesmo  estudo,  também  nestes  países,  a
              o desrespeito da profissão do Professor é própria também   tecnologia tem sido usada no papel fulcral que a educação
              dos Países exíguos. Sublinhe-se a relação entre a taxa de   representa para o seu continuado aperfeiçoamento, criando
              desemprego junto das maiores camadas com abandono ou   personalização e interacção educacional, apresentando-se
              insucesso escolar com o seu menor peso junto da popula-  como método inovador e poderoso nos seus efeitos práti-
              ção  com  maior  e  formação  mais  completa.  Para  que  o   cos. O ensino multimédia permite aos alunos aprenderem
              defendido  acrescente  valor  e  seja  mais  credível,  numa   ao seu ritmo, à medida que vêem os vídeos ou revêem em
              óptica de benchmarking apresentar-se-ão as variáveis endó-  casa,  ficando  reservado  o  tempo  na  sala  de  aula  para  a
              genas e exógenas críticas de sucesso na educação das so-  resolução de problemas práticos, onde o talento do Pro-
              ciedades  com  melhores  taxas  de  sucesso.  Citando  uma   fessor é usado mais activa e eficazmente. Tem sido apre-
              recente análise da Time magazine e informação estatística   sentada como uma nova forma de pensar a educação e que
              da consultora Mckinsey & Co. e do World Economic Forum,   conta já com resultados positivos no processo de aprendi-
              foram  classificados  nos  lugares  cimeiros  do  sistema  de   zagem.
              educação  países  como  a  Alemanha,  Finlândia,  Holanda,   Quer-se  com  o  tema  abordado  consciencializar  cada
              Dinamarca, Canadá e Singapura. Constata-se que nestes   vez mais para a necessidade de relançar e desenvolver o
              Países, a profissão do Professor obtém socialmente o mes-  sistema de ensino, tornando-se mais exigente e criterioso
              mo nível de respeito que um Advogado ou Médico, sendo   com a importância do papel social da escola e dirimindo
              a sua missão bem remunerada transversalmente (a qualquer   as variáveis exógenas que tratam o Professor como sendo
              nível de ensino, ao contrário do que acontece em Portugal).  o principal e único culpado pelo insucesso escolar e futu-
              Os Professores são seleccionados após um rigoroso e com-  ro dos alunos. Essa sensibilização levará ou levaria, depen-
              petitivo processo de recrutamento, sendo aceite 1 em cada   dendo se em Portugal alguma vez será considerado uma
              10 candidatos, e é requisito que todos tenham um nível   situação para o futuro ou se não passará do condicional,
              de  master  degree.  Neste  processo  tenta-se  seleccionar  e   alguns  anos,  mas  certamente  valeria  a  pena  reeducar  as



        26  Boletim da associação dos PuPilos do exército
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