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cróNicas
DAViD NicoLAU reiS
1994017
motor da mobilidade social
s tempos críticos que enfrentamos e os indicadores privilegiar a capacidade de saber ensinar, ao invés de con-
Onuméricos vertiginosos que são “disparados” pelos correrem à profissão indivíduos como tendo sido a sua
media todos os dias relativamente a taxas de desemprego terceira ou quarta opção e se terem formado nos últimos
cada vez mais crescentes, aumento do custo de vida, re- lugares dos seus cursos. Diz ainda o estudo que a ênfase
cessão económica, envelhecimento da população, procla- dada ao trabalho criativo na escola faz a diferença na clas-
mação de uma vida cada vez mais difícil para a classe jovem, sificação internacional das notas obtidas pelos alunos. Além
castigo da classe etária mais idosa sem terem direito a um da ideia, hire the best teachers, sugerida por Bill Gates, que
nível de vida condigno após uma vida de trabalho e a tem gasto 5 biliões de dólares na pesquisa e tentativa de
obsessão pela amputação da despesa pública, após décadas reforma da educação nos EUA, que tem assistido a um
de passiva governação são naturalmente absorvidos por declínio histórico ao longo de três décadas (tendo o seu
qualquer mente singular por mais “hidratada” que esteja, sistema de educação actual sido classificado na 26ª posição
fazendo pairar o clima de receio e incerteza no quotidiano mundial), é sugerido também que seja aplicado um sistema
das pessoas. de recompensa através de bónus por objectivos académicos
Interessa repensar por quem tem poder de decisão ou concretamente traçados, acompanhando o sistema de estí-
estar-se mais atento para o verdadeiro motor da mobilida- mulo nas companhias privadas orientadas para os resulta-
de social, que é e será sempre a educação, assumindo es- dos, proposta última que tem sido alvo de oposição pelos
pecial relevo a relação entre desenvolvimento económico- guardiões do status quo ou pela cultura de resistência à
-social de um país e o seu sistema de educação. Importa mudança, insistindo nas suas prerrogativas. Work harder
levar-se mais a sério as taxas de insucesso escolar, os mé- and get better teachers, parece ter sido a sugestão feita e
todos de ensino, os programas leccionados, o (des)respeito colocada em prática nas sociedades mais desenvolvidas,
profissional que se tem pelos professores, enquanto prota- onde o desenvolvimento começa por ser mensurado pela
gonistas da missão ensinar, a mais importante de todas e eficácia do sistema de educação dos respectivos países. De
uma das mais antigas. A relação do insucesso escolar com acordo com o mesmo estudo, também nestes países, a
o desrespeito da profissão do Professor é própria também tecnologia tem sido usada no papel fulcral que a educação
dos Países exíguos. Sublinhe-se a relação entre a taxa de representa para o seu continuado aperfeiçoamento, criando
desemprego junto das maiores camadas com abandono ou personalização e interacção educacional, apresentando-se
insucesso escolar com o seu menor peso junto da popula- como método inovador e poderoso nos seus efeitos práti-
ção com maior e formação mais completa. Para que o cos. O ensino multimédia permite aos alunos aprenderem
defendido acrescente valor e seja mais credível, numa ao seu ritmo, à medida que vêem os vídeos ou revêem em
óptica de benchmarking apresentar-se-ão as variáveis endó- casa, ficando reservado o tempo na sala de aula para a
genas e exógenas críticas de sucesso na educação das so- resolução de problemas práticos, onde o talento do Pro-
ciedades com melhores taxas de sucesso. Citando uma fessor é usado mais activa e eficazmente. Tem sido apre-
recente análise da Time magazine e informação estatística sentada como uma nova forma de pensar a educação e que
da consultora Mckinsey & Co. e do World Economic Forum, conta já com resultados positivos no processo de aprendi-
foram classificados nos lugares cimeiros do sistema de zagem.
educação países como a Alemanha, Finlândia, Holanda, Quer-se com o tema abordado consciencializar cada
Dinamarca, Canadá e Singapura. Constata-se que nestes vez mais para a necessidade de relançar e desenvolver o
Países, a profissão do Professor obtém socialmente o mes- sistema de ensino, tornando-se mais exigente e criterioso
mo nível de respeito que um Advogado ou Médico, sendo com a importância do papel social da escola e dirimindo
a sua missão bem remunerada transversalmente (a qualquer as variáveis exógenas que tratam o Professor como sendo
nível de ensino, ao contrário do que acontece em Portugal). o principal e único culpado pelo insucesso escolar e futu-
Os Professores são seleccionados após um rigoroso e com- ro dos alunos. Essa sensibilização levará ou levaria, depen-
petitivo processo de recrutamento, sendo aceite 1 em cada dendo se em Portugal alguma vez será considerado uma
10 candidatos, e é requisito que todos tenham um nível situação para o futuro ou se não passará do condicional,
de master degree. Neste processo tenta-se seleccionar e alguns anos, mas certamente valeria a pena reeducar as
26 Boletim da associação dos PuPilos do exército