Page 23 - Boletim APE_223
P. 23
cultura e coNhecimeNto
rUi cABrAL TeLo
19480265
concerto para violino e orquestra
de Tchaikovsky
esta é uma das mais sublimes melodias saídas
do cérebro de um génio. Pyotr ilyich Tchaikovsky
iotr Ilich Tchaikovsky nasceu em Maio de 1840, na Foi apresentado, por Rubinstein à baronesa Nadyezhda
Pcidade de Kamsko-Votkinsk, na Rússia, filho de um von Meck, que atraída pela obra de Tchaikovsky o incum-
ucraniano e de uma russa de ascendência francesa. Desde be de algumas transcrições para violino e piano mas, mais
cedo começou a interessar-se pela música e aos cinco anos tarde, torna-se no seu mecenas, sob a única condição de
já aprendia algumas árias com sua mãe, num velho órgão comunicarem somente por carta. Essa correspondência
mecânico da sua casa. durou catorze anos, sem nunca se terem visto. O mecena-
Foi em São Petersburgo que o compositor teve as pri- to livrou Tchaikovsky das suas dificuldades financeiras.
meiras aulas musicais com diversos professores particula- Tchaicovsky compôs todo o género de música e toda
res. ela sublime. São conhecidíssimas as suas obras para “Ballet”
A família queria que fosse advogado. Cursou Direito, tais como:
tendo sido um estudante aplicado e, tendo, ao mesmo O Lago dos Cisnes, O Quebra-nozes, A Bela Adorme-
tempo, sido empregado no Ministério da Justiça. cida, entre outros.
Em 1863 decide dedicar-se inteiramente à música Nas aberturas, a sua “Abertura 1812” dedicada à vitória
abdicando da carreira jurídica e matricula-se, por três anos, russa sobre Napoleão é uma portentosa e empolgante peça
no Conservatório de São Petersburgo. Mais tarde deu musical. E nas óperas, a também célebre, “Eugene Onegin”
aulas de Teoria Musical e Composição. Foi professor até além de várias sinfonias e concertos.
1878. * *
Viaja depois pela Europa onde trava conhecimento com embro-me de, em S. Salvador do Congo, acordar mui-
grandes mestres e compositores. Ltas manhãs, ao som maravilhoso do concerto para
O Concerto para violino e orquestra foi composto em violino, de três andamentos, interpretado por um genial
1878 com o intuito de ser pela primeira vez tocado por violinista, de seu nome David Oistrakh, para mim o melhor
Leopold Auer, um virtuoso professor de violino da época executante de muitos que já ouvi interpretar este famoso
mas, por estranho que pareça, este recusou-se a interpre- concerto. Mais tarde, o seu filho, com o mesmo nome, foi
tar a peça por achar que a mesma era impraticável, o que também um excelente violinista, mas sem chegar ao vir-
deixou o compositor deveras abalado. tuosismo do pai.
Mas, em Dezembro de 1881, o seu concerto estreou Era um disco pertencente a um dos meus furriéis,
em Viena interpretado por Adolf Brodsky que se atreveu apaixonado por música clássica e cantor no coro do nosso
a executar a obra. Auer, muito mais tarde, viria a rever a Teatro de São Carlos. Nunca me cansei de escutar esta
sua posição e acabou por interpretar a peça que anterior- obra sublime e ainda hoje o faço principalmente em mo-
mente rejeitara. mentos mais negativos.
Tchaikovsky não teve uma vida feliz. Problemas com Recolho-me na minha sala, de porta fechada, e deixo-
as suas tendências homossexuais, leva-o a escrever ao seu -me envolver. Remédio santo!
irmão que, para acabar com os rumores e maledicências Neste concerto, a primazia é dada ao solista, mas a
e, também para tentar livrar-se da sua obsessão sexual, vai orquestra está lá e, nos momentos certos, irrompe com
casar-se. Casa-se então com uma aluna do Conservatório uma sonoridade impressionante sobre o tema que o solis-
de Moscovo, Antonina Miliukova. Esse matrimónio obvia- ta nos oferece.
mente que não resultou, inicialmente porque a sua espo- Hoje na “internet” está lá tudo. Podem ver e ouvir
sa não se interessava pelas suas composições e projectos grande parte do 1º andamento deste concerto pelo grande
mas também porque o compositor não conseguia livrar-se David Oistrakh, é só seguirem o “link”.
das suas tendências. http://www.youtube.com/watch?v=fNCeYKfAOZI
Boletim da associação dos PuPilos do exército 21