Page 25 - Boletim APE_223
P. 25

cultura e coNhecimeNto




           JoSé PereirA
           19510211


                  o califado Abássida com a capital em Bagdad







                om o agravamento da situação em Damasco, o Ca-   Foi Mansur (754-775), o segundo Califa Abássida e,
           Clifa Omíada foi derrotado no ano de 750 e os Abás-  em muitos sentidos, o fundador do novo regime, quem
           sidas tomaram o poder, sendo proclamado califa, com o   estabeleceu a base permanente da capital abássida numa
           título de Saffâh, Abul-Abbas, que sucedera a seu irmão   cidade nova, na margem ocidental do rio Tibre, próxima
           Ibrahim na chefia do partido.                      das ruínas da antiga capital sassânida de Ctesifonde, cujas
              A substituição dos Omíadas pelos Abássidas na chefia   pedras foram utilizadas na edificação da nova cidade. A
           da comunidade islâmica, segundo Bernard Lewis, consti-  sua designação oficial era Madinat as-Salâm, a cidade da
           tuiu algo mais do que uma simples mudança de dinastia.   paz, mas é normalmente mais conhecida pelo nome da
           Foi uma revolução na história do Islão, e foi sangrenta.   aldeia persa anteriormente aí existente: Bagdad.
              Uma das primeiras medidas tomadas pelos Abássidas   Os  efeitos  desta  mudança  foram  consideráveis.  O
           vitoriosos foi o aniquilamento da ala extremista do mo-  centro de gravidade deslocara-se da província mediterrâ-
           vimento  que  os  tinha  levado  ao  poder.  Abu  Muslim,   nica da Síria para a Mesopotâmia, um vale irrigado e rico,
           principal  arquitecto  da  revolução,  e  muitos  dos  seus   que  estava  na  intersecção  de  muitas  rotas  comerciais.
           companheiros,  foram  executados  e  foi  esmagado  um   Simboliza também a passagem de um estado de influên-
           amotinamento dos seus partidários.                 cia Bizantina para um Império do Médio Oriente.
              Mas qual a natureza desta revolução? Alguns orienta-  A mudança de dinastia permitiu concluir um proces-
           listas europeus do século XIX, iludidos pelas teorias raciais   so  de  desenvolvimento  na  organização  do  Estado  que
           de Gobineau e outros, explicavam o conflito entre Omía-   havia sido iniciado já na época dos Omíadas. Do Sheikh
           das  e Abássidas,  assim  como  todo  o  cisma  religioso  do   tribal  que  governava  com  o  acordo  relutante  da  casta
           Islão em termos de um conflito racial entre o semitismo   árabe dominante, passava-se ao Califa autocrata procla-
           da Arábia e o arianismo da Pérsia. Consideravam a vitória   mando a origem divina da sua autoridade.
           dos Abássidas como uma vitória dos Persas sobre os Árabes.  A  nova  dignidade  do  Califa  traduziu-se  em  novos
              Investigações recentes vieram demonstrar que, muito   títulos. Já não era o representante do Profeta de Deus,
           embora os antagonismos raciais tenham desempenhado   mas  muito  simplesmente  o  representante  de  Deus,  de
           o seu papel na agitação que levou ao desmembramento   quem recebia directamente a sua autoridade.
           dos Omíadas, não constituíram as principais forças mo-  Apresento a seguir um breve resumo de acontecimen-
           trizes da revolução, e os vencedores, conquanto incluíssem   tos importantes dos séculos seguintes:
           um grande número de Persas, não alcançaram a sua vitó-
           ria como Persas, nem subjugaram os seus inimigos como
           Árabes. As forças revolucionárias contavam com nume-
           rosos Árabes, particularmente das tribos do Sul, mesmo
           integrados na aristocracia dos conquistadores.
              É na insatisfação socioeconómica da população urba-
           na menos favorecida, designadamente dos mercadores e
           artesãos mawali que proliferavam nas praças-fortes fun-
           dadas pelos Árabes, que a força impulsionadora da revo-
           lução deve ser procurada. O fim das guerras de conquis-
           ta,  única  actividade  produtora  da  aristocracia  árabe,
           classe dominante do reino Omíada, veio tornar esta clas-
           se historicamente redundante.
              O primeiro Califa Abássida, Saffah (750-754), esta-
           beleceu a sua capital na pequena cidade de Hashimiya,
           que edificou na margem leste do rio Eufrates, próximo
           de Kufa. Depois transferiu-a para Anbar.


                                                                                         Boletim da associação dos PuPilos do exército  23
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30