Page 29 - Boletim APE_223
P. 29
pessoas para a importância do Professor, enquanto player Não poderia deixar de destacar o papel fortíssimo e
decisivo para o desenvolvimento do País. Não é na escola singular que a instituição de ensino Instituto dos Pupilos
que o processo de aprendizagem se desenvolve? Mas antes do Exército tem assumido no papel da educação ao longo
começa no lar de cada um de nós. Mas quando esse pro- de já cem anos, que espero que continue por muitos mais.
cesso não funciona bem em casa, tal papel é devolvido, Tem assumido um lugar destacadíssimo pelo nível dos
incumbido e continuado na escola. Desta forma, a cons- Professores que selecciona, pela cultura de exigência que
tante subvalorização do Professor e juízo crítico por ele- incute aos seus educandos e pelo respeito recíproco que
mentos exógenos à instituição que é a escola, que nem está inerente à figura do Professor nos Pupilos, sem hipó-
sempre possuem a melhor educação e formação para o tese de influências externas, que atrapalhem a sua compe-
fazerem, condicionam fortemente a diferença crítica de tência.
sucesso que o sistema de educação tem desempenhado nas No contexto da educação enquanto verdadeiro motor
sociedades mais desenvolvidas. Do meu ponto de vista é da mobilidade social, é por isso importante que a autori-
uma lacuna que se torna cada vez mais profunda no nosso dade democrática da figura do Professor regresse à escola
País e que tem sido renegada para segundo plano. Trabalhar- ordinária tão breve quanto possível. É também indispen-
-se em função de estatísticas, desvirtuando a importância sável que na época da já considerada crise financeira inter-
da escola e do“subir a ladeira da aprendizagem (ensino) nacional sem precedentes, e consequentemente a “ceguei-
passo a passo”, criando-se mecanismos de “ultrapassagem” ra” pelo corte dos gastos seja bem ponderada no sistema
académica baseado em artifícios com o principal objectivo de educação, pois ao fazê-lo aleatoriamente no sistema de
de aumentar a todo o custo os números de letrados no País, educação estar-se-á inevitavelmente a comprometer o
produzirá mais falsas expectativas e terá um efeito inverso desenvolvimento das sociedades e as suas gerações futuras.
à melhoria dos dados académicos emanados para a União Atente-se para a relação entre a (in)eficácia do sistema de
Europeia. A deterioração do sistema de educação de um educação dos Países e os seus níveis de corrupção ou de
País e a alteração das suas regras de normal desenvolvi- boa governance.
mento em função da “melhoria” de números é mais grave Um sistema de educação eficaz e eficiente nas socieda-
que a deturpação das contas públicas de um País, pois des consideradas benchmarks,e o sucesso que daí decorre
estar-se-á a contribuir para iludir a respectiva sociedade e para os envolvidos é a evidência também do que disse Tho-
a limitar as suas hipóteses de sucesso e as dos envolvidos. mas Edison: Geniusis 1% inspiration and 99% perspiration.
Boletim da associação dos PuPilos do exército 27