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CULTURA E CONHECIMENTO
a QUeda do impÉRio Romano
do oCidente
José pereira | 19510211
queda do Império Romano do Ocidente no ano de 476 deixa a
A Europa sujeita ao domínio de povos “bárbaros” vindos do Oriente.
Com efeito, Odoacro, rei dos Hérulos (433-493), comandante da
guarda do imperador do Ocidente, tomou parte na revolução que levou
ao poder Orestes e colocou no trono o filho deste, Rómulo Augusto.
Mas, logo depôs o soberano e enviou as insígnias imperiais a Zenão,
imperador do Oriente, que o nomeou governador da Itália nesse mesmo
ano.
Entretanto, os Ostrogodos, cujo nome significa “Godos do Oriente”,
havendo fundado (c. 350) o seu império entre o Dniepre e o mar de
Azov, foram atacados pelos Hunos ( c. 375), que os impeliram para
Ocidente.
Por esta época, alguns vultos da Patrística destacavam-se no tra-
tamento da doutrina e na expansão do Cristianismo. E, também, o
monaquismo ocidental, seguindo tradições monásticas do Oriente, tem
em João Cassiano (n. c. 360- m.c. 435) o seu precursor ao fundar um
mosteiro, junto ao túmulo de S. Vitor, em Marselha.
No Ocidente, a Patrística, também, de algum modo, seguiu a tradi-
ção do Oriente, onde alguns padres participaram no primeiro Concílio
(Niceia, 325).
De salientar, entre outros, os seguintes: Santo Ambrósio (n. 340- -.
397), Bispo de Milão, que fora funcionário do prefeito do pretório de
Itália. Como bispo da corte imperial conseguiu evitar que fosse reer-
guida no Senado a estátua da deusa Vitória retirada por Graciano
pouco antes da sua morte. Pregou incansavelmente contra o Arianismo,
heresia que no seu tempo se espalhara vinda de Alexandria. É grande
a sua importância quanto aos ensinamentos morais, e distinguiu-se Santo Agostinho
pelos sermões que pregava tendo, por exemplo, tido efeito na conversão
de um professor de retórica, em Milão, de seu nome Aurelius Augusti- Rugilas ou Roas, recebia um tributo anual para proteger o Império ro-
nus. Trata-se de Santo Agostinho que, baptizado no ano de 387, viria mano do Oriente.
a ser Bispo de Hipona, no Norte de África. Ele sentiu a necessidade de Por morte daquele, sucederam-lhe os sobrinhos Átila e Bleda,
pôr diante do seu espírito a refutação completa dos dois grandes erros, sendo este assassinado pelo irmão por volta de 444. Depois, Átila levou
que haviam decidido do seu passado – o maniqueísmo e o cepticismo. os seus exércitos até à Gália, onde os Romanos e os Visigodos os
A este, que lhe fechava a porta a quaisquer certezas religiosas e huma- combateram vitoriosamente nos Campos Cataláunicos (451).
nas, começaria por o refutar no diálogo que intitulou Contra os Nos anos seguintes devastou a Itália e a própria cidade de Roma
Cépticos (Contra Academicos); o maniqueísmo, quanto à sua doutri- só foi salva, segundo a tradição, pelo respeito que o papa Leão I ins-
na sobre a origem do mal e do pecado, pretendeu rebatê-lo logo a pirou ao conquistador bárbaro.
seguir, no diálogo A Ordem (De Ordine). Com a morte de Átila (453) deu-se o colapso do poder dos Hunos.
Entre os Padres do Ocidente também S. Jerónimo (n. 345-m. 420?) Então os Ostrogodos estabeleceram-se na Panónia, de onde inicia-
se distingue. Chamava-se Sofrónio Eusébio e estudara em Roma. ram a pilhagem das províncias bizantinas da Europa oriental (i.é., do
Baptizado, percorre a Gália e parte para o Oriente onde faz uma expe- Império Romano do Oriente, com a capital em Constantinopla).
riência monástica. Acompanha Paulino de Antioquia e Epifânio de Sa- Mas, o imperador Zenão alarma-se cada vez mais com o poder
lamina ao Concílio Romano de 382. O pedido do papa Dâmaso, lança- atingido por Odoacro na Itália e Dalmácia e, então, convence Teodorico,
-se na revisão latina da Sagrada Escritura, ao mesmo tempo que dirige rei dos Ostrogodos, a invadir a Itália (489).
espiritualmente nobres matronas (Paula, Eustóquia, Marcela). Monge e Com a sua vitória sobre os Hérulos e a morte de Odoacro, o domí-
polemista, moralista rigoroso mas prudente director de almas. nio dos Ostrogodos estende-se à Itália, Dalmácia, Panónia e Provença.
No campo político, no século V, os Hunos viram o seu poderio Teodorico restabelece a ordem, adopta os costumes romanos, rodeia-se
aumentar quando novas hordas se lhe juntaram, tanto que o seu rei de letrados como Boécio. Mas o reino entra em decadência depois do
12 BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO