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CULTURA E CONHECIMENTO


           a QUeda do impÉRio Romano


           do oCidente



           José pereira | 19510211



              queda  do  Império  Romano  do  Ocidente  no  ano  de  476  deixa  a
           A  Europa sujeita ao domínio de povos “bárbaros” vindos do Oriente.
              Com efeito, Odoacro, rei dos Hérulos (433-493), comandante da
           guarda do imperador do Ocidente, tomou parte na revolução que levou
           ao poder Orestes e colocou no trono o filho deste, Rómulo Augusto.
           Mas, logo depôs o soberano e enviou as insígnias imperiais a Zenão,
           imperador do Oriente, que o nomeou governador da Itália nesse mesmo
           ano.
              Entretanto, os Ostrogodos, cujo nome significa “Godos do Oriente”,
           havendo fundado (c. 350) o seu império entre o Dniepre e o mar de
           Azov, foram atacados pelos Hunos ( c. 375), que os impeliram para
           Ocidente.
              Por esta época, alguns vultos da Patrística destacavam-se no tra-
           tamento  da  doutrina  e  na  expansão  do  Cristianismo.  E,  também,  o
           monaquismo ocidental, seguindo tradições monásticas do Oriente, tem
           em João Cassiano (n. c. 360- m.c. 435) o seu precursor ao fundar um
           mosteiro, junto ao túmulo de S. Vitor, em Marselha.
              No Ocidente, a Patrística, também, de algum modo, seguiu a tradi-
           ção do Oriente, onde alguns padres participaram no primeiro Concílio
           (Niceia, 325).
              De salientar, entre outros, os seguintes: Santo Ambrósio (n. 340- -.
           397), Bispo de Milão, que fora funcionário do prefeito do pretório de
           Itália. Como bispo da corte imperial conseguiu evitar que fosse reer-
           guida  no  Senado  a  estátua  da  deusa  Vitória  retirada  por  Graciano
           pouco antes da sua morte. Pregou incansavelmente contra o Arianismo,
           heresia que no seu tempo se espalhara vinda de Alexandria. É grande
           a  sua  importância  quanto  aos  ensinamentos  morais,  e  distinguiu-se   Santo Agostinho
           pelos sermões que pregava tendo, por exemplo, tido efeito na conversão
           de um professor de retórica, em Milão, de seu nome Aurelius Augusti-  Rugilas ou Roas, recebia um tributo anual para proteger o Império ro-
           nus. Trata-se de Santo Agostinho que, baptizado no ano de 387, viria   mano do Oriente.
           a ser Bispo de Hipona, no Norte de África. Ele sentiu a necessidade de   Por  morte  daquele,  sucederam-lhe  os  sobrinhos  Átila  e  Bleda,
           pôr diante do seu espírito a refutação completa dos dois grandes erros,   sendo este assassinado pelo irmão por volta de 444. Depois, Átila levou
           que haviam decidido do seu passado – o maniqueísmo e o cepticismo.   os seus  exércitos  até  à  Gália,  onde  os  Romanos  e os  Visigodos  os
           A este, que lhe fechava a porta a quaisquer certezas religiosas e huma-  combateram vitoriosamente nos Campos Cataláunicos (451).
           nas,  começaria  por  o  refutar  no  diálogo  que  intitulou  Contra  os   Nos anos seguintes devastou a Itália e a própria cidade de Roma
           Cépticos (Contra Academicos); o maniqueísmo, quanto à sua doutri-  só foi salva, segundo a tradição, pelo respeito que o papa Leão I ins-
           na  sobre  a  origem  do  mal  e  do  pecado,  pretendeu  rebatê-lo  logo  a   pirou ao conquistador bárbaro.
           seguir, no diálogo A Ordem (De Ordine).               Com a morte de Átila (453) deu-se o colapso do poder dos Hunos.
              Entre os Padres do Ocidente também S. Jerónimo (n. 345-m. 420?)   Então os Ostrogodos estabeleceram-se na Panónia, de onde inicia-
           se  distingue.  Chamava-se  Sofrónio  Eusébio  e  estudara  em  Roma.   ram a pilhagem das províncias bizantinas da Europa oriental (i.é., do
           Baptizado, percorre a Gália e parte para o Oriente onde faz uma expe-  Império Romano do Oriente, com a capital em Constantinopla).
           riência monástica. Acompanha Paulino de Antioquia e Epifânio de Sa-  Mas,  o  imperador  Zenão  alarma-se  cada  vez  mais  com  o  poder
           lamina ao Concílio Romano de 382. O pedido do papa Dâmaso, lança-   atingido por Odoacro na Itália e Dalmácia e, então, convence Teodorico,
           -se na revisão latina da Sagrada Escritura, ao mesmo tempo que dirige   rei dos Ostrogodos, a invadir a Itália (489).
           espiritualmente nobres matronas (Paula, Eustóquia, Marcela). Monge e   Com a sua vitória sobre os Hérulos e a morte de Odoacro, o domí-
           polemista, moralista rigoroso mas prudente director de almas.   nio dos Ostrogodos estende-se à Itália, Dalmácia, Panónia e Provença.
              No campo político, no século V, os Hunos viram o seu poderio   Teodorico restabelece a ordem, adopta os costumes romanos, rodeia-se
           aumentar quando novas hordas se lhe juntaram, tanto que o seu rei   de letrados como Boécio. Mas o reino entra em decadência depois do


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