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cultura e coNhecimeNto
rUi cABrAL TeLo
19480265
roupa, contrastava com o cenário,
demasiado modernaço para meu
“romeu e Julieta” gosto. É triste ver uma Julieta de-
bruçada num varandim mais pare-
cido com um prédio da Avenida de
de Prokofiev Roma que de uma varanda ao estilo
de Verona.
A história é a já sabida rivalidade entre Capuletos e
Montéquios com o amor nascido contra famílias entre
o passado dia 26 de Março, eu e o meu filho fizemos Julieta Capuleto e Romeo Montéquio. A música é sublime
Nanos. Sim, fazemos os dois no mesmo dia. Foi uma e traduz exactamente o que se vai passando em cena.
bela prenda que a mãe dele me deu no dia em que fiz 26 Quanto a mim, a parte mais negativa desta coreografia
anos. Agora, eu com 74 e ele com 48, o “rapaz” resolveu é que a história estando bastante bem contada nas cenas, é
oferecer-nos uma ida ao bailado. E lá fomos nós os três até muito pouco dançada, principalmente na segunda metade
ao teatro Camões no Parque das Nações. Abençoada Expo do II Acto e todo o Acto III. Assistimos a boas execuções
98 que teve o mérito de nos deixar um espaço bem apro- baléticas no I Acto e metade do II e depois a coisa passa a
veitado agora e, que contribuiu para o desenvolvimento uma boa “Peça de teatro em bicos dos pés” como o meu
de uma zona da cidade que nada tinha de belo. O teatro filho lhe chamou, com um certo senso de humor. A própria
está bom, moderno e funcional com uma capacidade per- história é também um pouco alterada pois não me lembro
to das 1000 pessoas, e estava cheio num sábado à noite. de que a cena final, no túmulo onde Julieta está adorme-
Levava-se à cena o bailado “Romeu e Julieta” baseado na cida, apareça o seu noivo ignorante do casamento da ama-
obra Sheikspereana e música de:Серге́йСерге́евичПроко́фьев. da com Romeu e que acaba por ser assassinado por este.
Não sabem russo? Que pena!? Eu também não! Parece Mas enfim, perdoam-se algumas adaptações aos originais.
que é assim; Serguei Sergueievitch Prokofiev. De qualquer modo o espectáculo resulta positivo e
Este compositor russo nasceu em 1891 e foi autor de ainda bem que foi encenado pois espectáculos desta na-
várias obras baléticas como a que vimos e também “O tureza fazem bastante falta na nossa Capital.
Amor das Três Laranjas”, a ópera “Guerra e Paz” e a obra Terminámos o nosso dia de aniversário a beber um
infantil, talvez a mais conhecida “Pedro e o Lobo”. copo na Lux onde, no meio daquela confusão de jovens
A coreografia é de John Cranko que pela primeira vez de copo na mão e raparigas bem vestidas e de minissaia,
foi apresentada em Stutgard em 1962. faziam um barulhão dos diabos que nos obrigava a gritar
Falemos agora daquilo que vi. Num teatro completa- de uns para os outros tentando comentar entre nós, o
mente cheio é um pouco deprimente ver uma companhia espectáculo a que acabáramos de assistir.
de bailado bastante boa, com intérpretes de boa craveira Deitei-me tarde, bastante rouco, mas feliz por ter pas-
técnica serem acompanhados por música gravada. Faz sado mais um aniversário junto da mulher e filho.
falta uma boa orquestra bem dirigida com presença efec- Se puderem, vão ao teatro Camões. Apesar dos senões.
tiva no fosso. Depois, o demasiado “barroco” do guarda- Vale a pena.
(continuação da página anterior) damente, para os Mawali, a quem a ideia de sucessão legí-
tima [isto é: hereditária] na linha do Profeta atraía muito
o partido de Ali). O Xiismo começou por ser uma facção mais do que aos próprios Árabes. O Xiismo tornou-se,
puramente Árabe e puramente política, reunida à volta das essencialmente, a expressão em termos religiosos, da opo-
pretensões de Ali e dos seus descendentes ao Califado. A sição ao Estado e à ordem estabelecida, cuja aceitação
transferência da capital para Kufa, por determinação de Ali, significava submissão ao Sunni [daqui vem Sunita] ou
e a sua subsequente transferência para a Síria pelos Omí- doutrina ortodoxa islâmica.
adas veio trazer ao Xiismo o apoio do patriotismo local Os Mawali (persas e outros) foram atraídos pelas formas
iraquiano. Observa Bernard Lewis que a verdadeira evolu- mais extremistas e intransigentes do Xiismo, em que intro-
ção do movimento iniciou-se depois da chacina de Karba- duziram diversas ideias religiosas novas com origem na sua
la (em que foi assassinado Hussein, filho de Ali, em 680), anterior experiência religiosa, cristã, judaica ou persa (do
quando, tendo falhado como partido árabe, tentou a vitória Zoroastrismo, por exemplo). Talvez que a mais importan-
como seita islâmica. Os propagandistas xiitas apelaram, te seja o conceito de Mahdi («aquele que é guiado com
com grande êxito, para as massas descontentes e, nomea- justiça»).
52 Boletim da associação dos PuPilos do exército