Page 54 - Boletim APE_222
P. 54

cultura e coNhecimeNto



            rUi cABrAL TeLo
            19480265
                                                               roupa,  contrastava  com  o  cenário,
                                                               demasiado  modernaço  para  meu
            “romeu e Julieta”                                  gosto. É triste ver uma Julieta de-
                                                               bruçada num varandim mais pare-
                                                               cido com um prédio da Avenida de
            de Prokofiev                                       Roma que de uma varanda ao estilo
                                                               de Verona.
                                                                  A história é a já sabida rivalidade entre Capuletos e
                                                               Montéquios  com  o  amor  nascido  contra  famílias  entre
                 o passado dia 26 de Março, eu e o meu filho fizemos   Julieta Capuleto e Romeo Montéquio. A música é sublime
            Nanos. Sim, fazemos os dois no mesmo dia. Foi uma   e traduz exactamente o que se vai passando em cena.
            bela prenda que a mãe dele me deu no dia em que fiz 26   Quanto a mim, a parte mais negativa desta coreografia
            anos. Agora, eu com 74 e ele com 48, o “rapaz” resolveu   é que a história estando bastante bem contada nas cenas, é
            oferecer-nos uma ida ao bailado. E lá fomos nós os três até   muito pouco dançada, principalmente na segunda metade
            ao teatro Camões no Parque das Nações. Abençoada Expo   do II Acto e todo o Acto III. Assistimos a boas execuções
            98 que teve o mérito de nos deixar um espaço bem apro-  baléticas no I Acto e metade do II e depois a coisa passa a
            veitado agora e, que contribuiu para o desenvolvimento   uma boa “Peça de teatro em bicos dos pés” como o meu
            de uma zona da cidade que nada tinha de belo. O teatro   filho lhe chamou, com um certo senso de humor. A própria
            está bom, moderno e funcional com uma capacidade per-  história é também um pouco alterada pois não me lembro
            to das 1000 pessoas, e estava cheio num sábado à noite.   de que a cena final, no túmulo onde Julieta está adorme-
            Levava-se à cena o bailado “Romeu e Julieta” baseado na   cida, apareça o seu noivo ignorante do casamento da ama-
            obra Sheikspereana e música de:Серге́йСерге́евичПроко́фьев.   da com Romeu e que acaba por ser assassinado por este.
            Não  sabem  russo?  Que  pena!?  Eu  também  não!  Parece   Mas enfim, perdoam-se algumas adaptações aos originais.
            que é assim; Serguei Sergueievitch Prokofiev.         De  qualquer  modo  o  espectáculo  resulta  positivo  e
               Este compositor russo nasceu em 1891 e foi autor de   ainda bem que foi encenado pois espectáculos desta na-
            várias  obras  baléticas  como  a  que  vimos  e  também “O   tureza fazem bastante falta na nossa Capital.
            Amor das Três Laranjas”, a ópera “Guerra e Paz” e a obra   Terminámos  o  nosso  dia  de  aniversário  a  beber  um
            infantil, talvez a mais conhecida “Pedro e o Lobo”.  copo na Lux onde, no meio daquela confusão de jovens
               A coreografia é de John Cranko que pela primeira vez   de copo na mão e raparigas bem vestidas e de minissaia,
            foi apresentada em Stutgard em 1962.               faziam um barulhão dos diabos que nos obrigava a gritar
               Falemos agora daquilo que vi. Num teatro completa-  de  uns  para  os  outros  tentando  comentar  entre  nós,  o
            mente cheio é um pouco deprimente ver uma companhia   espectáculo a que acabáramos de assistir.
            de bailado bastante boa, com intérpretes de boa craveira   Deitei-me tarde, bastante rouco, mas feliz por ter pas-
            técnica  serem  acompanhados  por  música  gravada.  Faz   sado mais um aniversário junto da mulher e filho.
            falta uma boa orquestra bem dirigida com presença efec-  Se puderem, vão ao teatro Camões. Apesar dos senões.
            tiva no fosso. Depois, o demasiado “barroco” do guarda-  Vale a pena.




                 (continuação da página anterior)             damente, para os Mawali, a quem a ideia de sucessão legí-
                                                               tima [isto é: hereditária] na linha do Profeta atraía muito
            o partido de Ali). O Xiismo começou por ser uma facção   mais  do  que  aos  próprios  Árabes.  O  Xiismo  tornou-se,
            puramente Árabe e puramente política, reunida à volta das   essencialmente, a expressão em termos religiosos, da opo-
            pretensões de Ali e dos seus descendentes ao Califado. A   sição  ao  Estado  e  à  ordem  estabelecida,  cuja  aceitação
            transferência da capital para Kufa, por determinação de Ali,   significava  submissão  ao  Sunni  [daqui  vem  Sunita]  ou
            e a sua subsequente transferência para a Síria pelos Omí-  doutrina ortodoxa islâmica.
            adas  veio  trazer  ao  Xiismo  o  apoio  do  patriotismo  local   Os Mawali (persas e outros) foram atraídos pelas formas
            iraquiano. Observa Bernard Lewis que a verdadeira evolu-  mais extremistas e intransigentes do Xiismo, em que intro-
            ção do movimento iniciou-se depois da chacina de Karba-  duziram diversas ideias religiosas novas com origem na sua
            la (em que foi assassinado Hussein, filho de Ali, em 680),   anterior experiência religiosa, cristã, judaica ou persa (do
            quando, tendo falhado como partido árabe, tentou a vitória   Zoroastrismo, por exemplo). Talvez que a mais importan-
            como  seita  islâmica.  Os  propagandistas  xiitas  apelaram,   te seja o conceito de  Mahdi («aquele que é guiado com
            com grande êxito, para as massas descontentes e, nomea-  justiça»).



       52  Boletim da associação dos PuPilos do exército
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59