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cultura e coNhecimeNto



            JoSé PereirA
            1951.0211


            A Sucessão de maomé. A conquista de Jerusalém





               Mas o Profeta não deixara quaisquer disposições quan-  afastar-se  das  suas  tradições  religiosas  e  a  resvalar  para
            to à sua sucessão, nem sequer tinha criado um conselho   frequentes discórdias civis.
            na  linha  do  Majlis  tribal,  responsável  pelo  exercício  do   A pretexto delas, Antíoco Epifânio entrou na cidade
            poder durante o período crucial da transição. O carácter   em  170  a.C.,  saqueou  o  templo,  massacrou  milhares  de
            exclusivo da autoridade que reivindicava, como intérprete   pessoas e levou muitas cativas. Dois anos depois enviou o
            único da vontade de Deus não lhe permitia designar um   general Apolónio com as suas instruções, o qual pretendeu
            companheiro ou um sucessor em vida. A ulterior tradição   substituir a religião dos Judeus pelo paganismo e instalar
            xiita,  segundo  a  qual  o  Profeta  designara  seu  primo Ali   no  templo  a  estátua  de  Júpiter  ao  mesmo  tempo  que
            que havia desposado sua filha Fátima, na opinião de Bernard   desencadeava perseguição aos judeus fiéis às suas tradições.
            Lewis, é provavelmente forjada.                       Foi  então  que  se  ergueu  Judas  Macabéu,  que  com  o
               Os árabes dispunham unicamente de um precedente   seu pai e mais quatro irmãos, organizou à pressa um exér-
            na orientação a seguir: a eleição de um chefe tribal. Me-  cito com o qual venceu as forças de Apolónio em várias
            dina escolheu um no seio da tribo de Kharaj, algo distan-  batalhas e recuperou Jerusalém; a seguir, purificou o Tem-
            te do núcleo dos mais próximos do Profeta, gerando uma   plo e reconstruiu as fortificações.
            crise. Esta foi debelada pela acção de três homens: Abu   No  século  seguinte,  por  motivo  da  luta  civil  que  se
            Bakr, Umar e Abu Ubaida, os quais, através de uma espé-  levantara novamente, os romanos decidiram intervir por
            cie  de  golpe  de  estado,  impuseram Abu  Bakr  (sogro  de   intermédio do general Pompeu que venceu a resistência
            Maomé) à comunidade, como único sucessor do Profeta.   dos partidários de Aristóbulo, no ano de 64 a. C., e decla-
            Abu Bakr recebeu o título de Khalifa ou “Delegado” (do   rou Jerusalém tributária de Roma.
            Profeta). Ele era o chefe não apenas de uma comunidade   No tempo do Imperador César Augusto, este nomeou
            mas de todo um território. Detinha poderes executivos e   governador  da  Palestina  o  Idumeo  Antipáter  cujo  filho
            possuía um exército. Dois anos mais tarde, por sua morte,   Herodes,  chamado  o  Grande,  depois  de  ter  obtido  do
            sucedeu-lhe aquele que já era a sua eminência parda: Umar   Senado  romano  o  título  de  rei  dos  judeus,  deu  morte  a
            [ou Omar]. A primeira tarefa que se impôs ao novo regi-  Antígono, filho de Aristóbulo e último representante da
            me  foi  a  de  fazer  face,  através  de  acção  militar,  a  um   dinastia nacional e construiu para si um magnífico palácio
            movimento surgido entre as tribos, tradicionalmente de-  denominado Torre Antónia, em honra de Marco António,
            signado por Ridda. As guerras da Ridda, que haviam co-  e também um teatro e um anfiteatro para gladiadores.
            meçado como uma guerra de reconversão, transformaram-  Ainda governava este imperador, quando nasceu Jesus
            se  numa  guerra  de  conquista  que  veio  a  expandir-se   de  Nazaré  que  veio  a  morrer  crucificado  no  tempo  do
            muito além das fronteiras da Arábia. Assim, desde 633 a   governador Pôncio Pilatos.
            642, conquistaram toda a Arábia e os territórios do Iraque,   Entretanto, no tempo dos quatro governadores seguin-
            Síria, Egipto e grande parte da Palestina, incluindo a cida-  tes, a vida política na Judeia foi assinalada por frequentes
            de santa de Jerusalém. Fundada cerca do ano 1000 a.C.,   desordens; mas a tirania do último, Gesio Floro (ano de
            Jerusalém sofreu várias invasões como a dos Assírios no   66),  provocou  a  sublevação  do  povo  que  massacrou  a
            reinado de Nabucodonosor no século VI a.C..        guarnição  romana  e  incendiou  os  palácios.  Cestio  Galo,
               Quando  da  invasão  de Alexandre  Magno,  no  sec.  IV   governador  da  Síria,  chegou  com  a  12.ª  Legião  mas  foi
            a.C.,  em  que  se  assenhoreou  da  Ásia  Menor  e  atacou  a   rechaçado. Os cristãos, recordados da predição de Cristo,
            Pérsia, ele chegou a marchar em 332 a.C. sobre Jerusalém,   saíram de Jerusalém.
            mas osumo-sacerdote Jaddo obteve o respeito do conquis-  Então, no ano de 67, Nero enviou o general Vespasia-
            tador Macedónio.                                   no, acompanhado do seu filho Tito, à frente de um exér-
               Recordemos um pouco mais da história de Jerusalém.   cito de 60 000 homens. Porém, a eleição de Vespasiano
               Alguns anos depois, no tempo dos sucessores de Ale-  para o Império, suspendeu a operação que seria retomada
            xandre – os Diádocos – , durante as lutas entre os Tolomeus   por Tito. Este, no ano seguinte, na altura da Páscoa, des-
            e os Seleucidas, Jerusalém passou de umas mãos para as   locou o seu exército tomando posições no monte Escopo
            outras,  e  caindo  em  poder  dos  segundos,  começou  a   e no das Oliveiras. Do lado dos judeus, as forças somavam



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