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1911 – querer é Poder – 2011






               A  referida  obra  compreende  o  Instituto  de  Torre  e   tério  da  Guerra,  trata-se  de  um  internato  (por  isso,  os
            Espada (atual Instituto de Odivelas), o Instituto Profissio-  alunos  não  poderiam  sair  do  Instituto,  salvo  durante  as
            nal  dos  Pupilos  do  Exército,  a  par  da  remodelação  do   férias ou por motivo de casamento, doença grave ou mor-
            Colégio  Militar,  que,  sob  o  ponto  de  vista  “scientifico  e   te de familiar próximo) de ensino e educação, com uma
            litterario”, integravam a rede de estabelecimentos de ensi-  oferta educativa, cultural e militar bastante ampla, situada
            no do Ministério da Guerra, enquanto instituições consi-  em 2 graus: a) o ensino primário elementar; b) o ensino
            deradas  de  utilidade  pública  (podendo  por  isso  receber   primário superior.
            doações, legados ou heranças).                        Terminado o curso complementar, o conselho escolar
               Os seus alunos ficariam, de pleno direito, sob a prote-  classificaria os alunos para o ensino liceal, agrícola, indus-
            ção  do  Estado,  indistintamente  escolhidos  de  entre  os   trial  ou  comercial,  segundo  as  aptidões  reveladas  e,  a
            varões de menos de  “quatorze annos completos” e os dos   partir daí, o último grau, composto pelos cursos agrícola,
            sexo  feminino  de  menos  de  “dezasseis  annos  completos”,   industrial e comercial.
            filhos de praças em ativo serviço, sargentos ou oficiais do   Ao nível específico do ensino primário superior existiam:
            exército, do quadro permanente, desde que se encontrassem   i) para a prática agrícola, terrenos próprios para horta, jar-
            em condições ou de orfandade ou de carência económica.  dim, vinha e pomar, leitaria, estábulos, armazéns e oficinas
               A estes alunos seriam incutidos os valores da Repúbli-  agrícolas; ii) para o industrial, oficinas de marcenaria, enta-
            ca: “o amor ao trabalho, o respeito á virtude, os sentimentos   lhador, pintura decorativa, cerâmica, serralharia, mecânica
            bondosos, a tenacidade, a resistenciaás fadigas e contrarieda-  e artística, fotografia, gravura, litografia, tipografia, eletrici-
            des, a fraqueza e a vontade firme são qualidades a incutir no   dade, telegrafia e telefonia; iii) para o comércio, aulas escri-
            espírito da creança”. O conhecimento do valor do trabalho   tórios. Para auxiliar o ensino existiam um museu, uma bi-
            ressaltaria à saciedade sob todos os seus aspetos,  “mesmo   blioteca e laboratórios de física, química e antropometria.
            d’aquelles que o preconceito faz considerar como deprimente,   Do ponto de vista cultural previam-se aulas de canto,
            pois assim adquirirão toda a sua superioridade e independen-  música,  jogos  livres,  ginástica  e  excursões  para  o  ensino
            cia, que dá a convicção de que tudo se sabe fazer”.  dos alunos de todos os graus; e oficinas de trabalhos ma-
               Do ponto de vista da concretização desta obra de no-  nuais e pequenos jardins e hortas, para aprendizagem dos
            tável relevo e importância social, a educação seria feita com   alunos do ensino complementar.
            recurso  às  caixas  de  crédito,  jardins  recreios,  associações   Do  ponto  de  vista  militar,  todos  os  alunos  deveriam
            excursionistas, bibliotecas escolares, colónias de férias, etc.  receber a instrução militar preparatória, nos termos da lei
               As escolas, a funcionar junto de cada regimento, deve-  em vigor.
            riam contar com um número mínimo de 15 e um núme-     Ao  nível  estrutural,  os  alunos  eram  distribuídos  por
            ro máximo de 60 alunos, ocorrendo as admissões no início   duas secções: a 1ª Secção destinava-se ao ensino primário
            de cada ano letivo.                                complementar (e viria a ocupar o antigo Convento de S.
               O  ensino  nas  escolas  atingiria  três  diferentes  níveis   Domingos de Benfica e cerca anexa, onde ainda hoje se
            (ministrado  segundo  os  programas  oficiais):  a)  o  ensino   encontra); a 2ª Secção dirigia-se ao ensino primário supe-
            primário elementar; b) o ensino primário complementar;   rior  (e  viria  a  instalar-se  no  antigo  Hospício  de  Santa
            c) o ensino primário superior, composto pelos cursos agrí-  Isabel e Quinta da Alfarrobeira, onde ainda hoje também
            cola, industrial e comercial.                      se encontra).
               Os  professores  eram  escolhidos  de  entre  os  capelães   A 1ª Secção era composta por classes de alunos (com
            do então extinto corpo de capelães militares ou entre os   múltiplos de 30), em função das suas idades, e cada classe
            sargentos do ativo que tivessem o maior número de habi-  devia formar uma verdadeira família, com partilha recí-
            litações literárias e houvessem mostrado aptidões especiais   proca  de  respeito,  estima,  auxílio,  sacrifício,  benefício  e
            para o ensino primário.                            trabalho, sendo o seu regime ou governo o mesmo de uma
               As  festas  realizadas  em  cada  escola  e  os  exercícios,   família regular e honesta, de modo que os respetivos alu-
            trabalhos  ou  provas  escolares  deveriam  ter  a  assistência   nos fossem tratados e dirigidos como crianças. As várias
            das praças do respetivo regimento: “isto com o fim de fami-  classes deveriam ser repartidas por pavilhões autónomos
            liarizá-las com os modernos methodos de ensino applicaveis   ou em camaratas, isoladas entre si.
            ás crianças; de fazê-las sentir o dever dos paes, até ao sacri-  A 2ª Secção era igualmente composta por classes de
            ficio,  de  mandar  os  filhos  á  escola;  e  de  se  lhes  mostrar  a   alunos (também com múltiplos de 30), conforme as idades
            influencia profunda dos paes sobre o caracter e futuro dos   e cursos. Mas cada aluno já poderia habitar num quarto
            seus filhos”. Além disso, estas festas deveriam ter um pendor   individual, onde tinha todas as suas coisas de uso pessoal,
            essencialmente educativo, mais do que um espetáculo“para   e a arrumação, guarda, conservação e limpeza tanto dessas
            prazer exclusivo dos convidados”.                  coisas como do próprio aposento.
               No caso específico do então criado Instituto Profissio-  Entre todos os alunos não deveriam fazer-se distinções,
            nal dos Pupilos do Exército, sob a dependência do Minis-  uma vez que o regime e o tratamento a todos aplicáveis



       54  Boletim da associação dos PuPilos do exército
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