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21 000 homens divididos em
dois corpos.
A luta foi encarniçada du-
rante quatro meses, até a cida-
de ficar definitivamente em
poder de Tito, que mandou
demolir as muralhas do templo
e da cidade, depois de fazer
grande mortandade. Muitos
foram enviados para os comba-
tes de gladiadores ou vendidos
como escravos.
No século seguinte, cerca
do ano de 132 os judeus pro-
testaram pela consagração de
um altar a Júpiter, situado sobre
as fundações do próprio templo
e entraram em insurreição.
Foram vencidos pelas forças
militares do Imperador Adriano, em 135, depois de um com o chefe árabe e propôs condições honrosas de capi-
sítio que demorou um ano. Como resultado, a cidade ficou tulação, entre as quais, a de os cristãos conservarem as
desertificada e em seu lugar surgiu a cidade romana Elia igrejas, o que foi aceite.
Capitolina, na qual foi proibida a entrada dos judeus. Os muçulmanos de então foram tolerantes e as pere-
Entretanto, no ano de 313 d.C., o Imperador Constan- grinações cristãs continuaram.
tino promulga o Édito de Milão que estabelece a liberda- O califa Abd el-Melek que considerava também santa
de religiosa no Império e faz restituir aos cristãos os bens a cidade de Jerusalém, quis dar-lhes um lugar de oração,
que lhes tinham sido confiscados. pois estavam impossibilitados de ir a Medina ou a Meca
No final do século IV, o Cristianismo torna-se religião por causa da insurreição do Iraque e, assim, mandou cons-
oficial do Império Romano no tempo do Imperador Teo- truir em Jerusalém, no local do antigo Templo dos Judeus,
dósio II. aquela que ficou conhecida como mesquita de Omar.
Desde 444 até 460, reside em Jerusalém a imperatriz Depois, o quarto califa Fatimida do Egipto atacou Je-
Eudócia, viúva de Teodósio II, que manda reconstruir os rusalém, e o sexto califa egípcio Alhacam (962-1021), que
muros meridionais e edifica a igreja de S. Estêvão no lugar se convertera em deus dos drusos, mandou destruir o
tradicional do seu martírio. A cidade, então, já era sede Santo Sepulcro tendo também incendiado os edifícios ali
patriarcal cristã. existentes. Não obstante, esta sequência de destruições, o
A heresia monofisita, porém, ocasiona em Jerusalém califa Almustansir (1036-1094) permitiu a sua reconstru-
muitos distúrbios que foram debelados com auxílio de ção por rogo do imperador bizantino Constantino IX.
tropas do imperador bizantino. Contudo, em 1077, os Turcos seljúcidas apoderaram-se
Até que em 614 a cidade foi tomada pelos persas, da Palestina e oprimiram os cristãos, proibindo os ofícios
sob o comando do genro de Cosroes II. Com o Persa vinham divinos, saqueando igrejas e assassinando fiéis.
milhares de judeus, a quem deu carta-branca para fazer Estas notícias levaram o papa Urbano II a convocar o
o que quisessem. Muitos cristãos foram perseguidos e Concílio que reuniu em Clermont Ferrand no ano de 1095
mortos, e o patriarca Zacarias foi levado cativo para a onde foi decidido pregar uma cruzada para libertar os
Pérsia. Lugares Santos de Jerusalém.
Este triunfo foi efémero, pois em 622 o imperador
bizantino Heraclio expulsou os persas e renovou contra
os judeus a proibição de Adriano de entrarem em Jeru- Bibliografia
salém. Bernard Lewis, Os Árabes na História, 2.ª edição, Lisboa,
Foi então que em 636, sendo Patriarca, Sofronio, o Editorial Estampa, 1996.
exército árabe do califa Omar, comandado por Abu Ubai- Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, vol. 9, Lisboa,
dah, depois de um ataque de surpresa que foi defendido Verbo Ed., s.d.
pelas forças bizantinas, sujeitou a cidade a um cerco de Enciclopédia Universal Ilustrada, vol. 28-2.ª parte, Madrid,
quatro meses até que o Patriarca pediu uma conferência Bilbao, Barcelona, Espasa-Calpe, SA, 1926
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