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21  000  homens  divididos  em
          dois corpos.
            A luta foi encarniçada du-
          rante quatro meses, até a cida-
          de  ficar  definitivamente  em
          poder  de  Tito,  que  mandou
          demolir as muralhas do templo
          e  da  cidade,  depois  de  fazer
          grande  mortandade.  Muitos
          foram enviados para os comba-
          tes de gladiadores ou vendidos
          como escravos.
            No  século  seguinte,  cerca
          do ano de 132 os judeus pro-
          testaram  pela  consagração  de
          um altar a Júpiter, situado sobre
          as fundações do próprio templo
          e  entraram  em  insurreição.
          Foram  vencidos  pelas  forças
          militares  do  Imperador Adriano,  em  135,  depois  de  um   com o chefe árabe e propôs condições honrosas de capi-
          sítio que demorou um ano. Como resultado, a cidade ficou   tulação,  entre  as  quais,  a  de  os  cristãos  conservarem  as
          desertificada e em seu lugar surgiu a cidade romana Elia   igrejas, o que foi aceite.
          Capitolina, na qual foi proibida a entrada dos judeus.  Os muçulmanos de então foram tolerantes e as pere-
            Entretanto, no ano de 313 d.C., o Imperador Constan-  grinações cristãs continuaram.
          tino promulga o Édito de Milão que estabelece a liberda-  O califa Abd el-Melek que considerava também santa
          de religiosa no Império e faz restituir aos cristãos os bens   a cidade de Jerusalém, quis dar-lhes um lugar de oração,
          que lhes tinham sido confiscados.                  pois estavam impossibilitados de ir a Medina ou a Meca
            No final do século IV, o Cristianismo torna-se religião   por causa da insurreição do Iraque e, assim, mandou cons-
          oficial do Império Romano no tempo do Imperador Teo-  truir em Jerusalém, no local do antigo Templo dos Judeus,
          dósio II.                                          aquela que ficou conhecida como mesquita de Omar.
            Desde 444 até 460, reside em Jerusalém a imperatriz   Depois, o quarto califa Fatimida do Egipto atacou Je-
          Eudócia, viúva de Teodósio II, que manda reconstruir os   rusalém, e o sexto califa egípcio Alhacam (962-1021), que
          muros meridionais e edifica a igreja de S. Estêvão no lugar   se  convertera  em  deus  dos  drusos,  mandou  destruir  o
          tradicional  do  seu  martírio. A  cidade,  então,  já  era  sede   Santo Sepulcro tendo também incendiado os edifícios ali
          patriarcal cristã.                                 existentes. Não obstante, esta sequência de destruições, o
            A  heresia  monofisita,  porém,  ocasiona  em  Jerusalém   califa Almustansir (1036-1094) permitiu a sua reconstru-
          muitos  distúrbios  que  foram  debelados  com  auxílio  de   ção por rogo do imperador bizantino Constantino IX.
          tropas do imperador bizantino.                       Contudo, em 1077, os Turcos seljúcidas apoderaram-se
            Até  que  em  614  a  cidade  foi  tomada  pelos  persas,    da Palestina e oprimiram os cristãos, proibindo os ofícios
          sob o comando do genro de Cosroes II. Com o Persa vinham   divinos, saqueando igrejas e assassinando fiéis.
          milhares de judeus, a quem deu carta-branca para fazer    Estas notícias levaram o papa Urbano II a convocar o
          o  que  quisessem.  Muitos  cristãos  foram  perseguidos  e   Concílio que reuniu em Clermont Ferrand no ano de 1095
          mortos,  e  o  patriarca  Zacarias  foi  levado  cativo  para  a   onde  foi  decidido  pregar  uma  cruzada  para  libertar  os
          Pérsia.                                            Lugares Santos de Jerusalém.
            Este  triunfo  foi  efémero,  pois  em  622  o  imperador
          bizantino  Heraclio  expulsou  os  persas  e  renovou  contra
          os judeus a proibição de Adriano de entrarem em Jeru-   Bibliografia
          salém.                                             Bernard Lewis, Os Árabes na História, 2.ª edição, Lisboa,
            Foi  então  que  em  636,  sendo  Patriarca,  Sofronio,  o   Editorial Estampa, 1996.
          exército árabe do califa Omar, comandado por Abu Ubai-  Enciclopédia  Luso-Brasileira  de  Cultura,  vol.  9,  Lisboa,
          dah, depois de um ataque de surpresa que foi defendido   Verbo Ed., s.d.
          pelas forças bizantinas, sujeitou a cidade a um cerco de   Enciclopédia Universal Ilustrada, vol. 28-2.ª parte, Madrid,
          quatro meses até que o Patriarca pediu uma conferência   Bilbao, Barcelona, Espasa-Calpe, SA, 1926


                                                                                        Boletim da associação dos PuPilos do exército  59
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