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Cultura & A TRAVIATA
Actualidade
ontinuando a falar de um pouco piro-
ópera e para fechar o ci- so, serve de tema
clo de Verdi, vamos re- a uma das mais
lembrar um pouco da bonitas óperas
CTraviata, ópera estrea- de Giuseppe Ver-
da em 1853 em Veneza no teatro “ di
La Fenice”. Surpreendentemente Francesco Ma-
o público não a aceitou muito bem ria Piave, amigo e
e a estreia foi um grande fracasso, um dos princi-
mas em encenações seguintes teve pais libretistas de
enormes êxitos e foi depois consi- Verdi, escreve
derada uma das um libreto sobre
mais belas obras o tema, Verdi
de Verdi. constrói a músi-
A l e x a n d r e ca e nasce a ópera sos nada atrás destes.
Dumas Filho es- “La Traviata” que à letra quer dizer Para aqueles que não assistam
creveu um livro “A Transviada”. a espectáculos de ópera, existe
que intitulou de Esta é uma das novas óperas de discografia variada com árias can-
“A Dama das Verdi que à semelhança do Rigol- tadas pelos melhores tenores e so-
Camélias”. Des- letto e do Trovador, apresentam pranos mundiais, como Pavaroti,
Rui Cabral Telo crevia a vida de uma forma diferente do que até aí Plácido Domingo, Maria Callas,
(19480265) um a cortesã em eram as óperas da época. É uma Ana Mofo e Monserrat Caballé
França, que vi- obra de lindas árias e de uma con- entre muitos outros. Esta última,
via uma vida tinuidade entre elas bastante me- como sabem, bem nutrida e cheii-
desregrada, sempre em festa e lodiosa fugindo ao que até aí se nha de carnes, consegue arrebatar
subsistindo por conta de diversos usava de falas musicadas muito o público na ária da morte de Vio-
senhores que a mantinham como entediantes. letta, apesar do seu físico não se
amante. Mas o amor entra em Margarida Gautier passa a Vio- coadunar muito com uma tísica
cena e a nossa Margaritte Gautier, letta Valéry e Armand Duval em fase terminal. Mas a ópera tem
assim se chamava, conhece um transforma-se em Alfredo Ger- destas coisas, a música consegue
cavalheiro, Armand Duval, e mont. empolgar e fazer esquecer algu-
apaixonam-se perdidamente. Cla- A ópera é normalmente repre- mas imagens não concernentes
ro que o Pai do cavalheiro, senhor sentada em 4 ou 3 Actos. Em mui- com o desenrolar da história.
nobre e de nome intocável, não tas das encenações o 3º acto é Houve encenações em que o pú-
pode permitir tal devaneio a seu apresentado como sendo a segun- blico aplaudiu de pé quase até à
filho e acaba por falar com a nossa da cena do 2º. exaustão, a representação e o can-
heroína obrigando-a a abandonar Todas as cenas são normal- to de Monserrat.
tal amor para salvação de Ar- mente ricas em ambiente e vestu- **
mand. Assim, Margaritte renun- ário, quase sempre em festa quer Se com este meu pequeno resu-
ciando ao seu grande amor, volta em casa de Violetta quer de suas mo conseguir fazer com que al-
à sua vida desregrada deixando amigas. guns pilões fiquem com vontade e
Armand completamente destro- Das árias mais bonitas desta- acabem por vir a assistir a alguma
çado e de coração partido. Mas cam-se a célebre canção do cham- das encenações que frequente-
tarde, Margaritte muito doente, panhe, que os americanos intitu- mente aparecem no nosso País, já
com a tísica (tuberculose), acaba laram “drinking song” e também dei por bem empregue o pouco
por receber Armand no seu leito o “sempre libera” em que Violetta tempo que levei a escrevê-lo.
de morte. Aí, Armand jura-lhe canta fazendo ver a tudo e todos o Vão ver A Traviata e apreciem
que sempre manteve por ela um quanto preserva a sua liberdade. um bom espectáculo que alia uma
amor que será eterno e quer conti- Já vi em Lisboa duas encena- boa e alegre música a um ambien-
nuar a viver com ela. Mas já é tar- ções da Traviata, uma no São Car- te de festa e de luxo apesar do seu
de e, Margaritte, completamente los e outra no Trindade, ambas triste final, que muitas vezes dei-
tomada pela doença, apesar de lhe muito bem conseguidas em que xa o espectador com uma lagrimi-
fazer crer que aceita a sua decisão, entravam alguns dos nossos bons nha no olho.
acaba por morrer-lhe nos braços. cantores juntamente com outros
Este romance, poderemos dizer, estrangeiros, não ficando os nos-
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