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Cultura & VAMOS FALAR DE óPERA
Actualidade
uma reunião sobre o nosso nio Barezzi. Quando completou 18 anos te. Rigoleto acaba por descobrir e chora
Boletim em que o laborioso e concorreu ao Conservatório de Milão, amargurado e arrependido de tudo o
interessado editor Fernando mas foi reprovado por ter mais de cator- que fizera e que acabara por se voltar
Pires fez uma excelente apre- ze anos, idade limite para ser aceite. De- contra ele próprio.
Nsentação do que foi o seu tra- pois disso, teve um professor particular ***
balho desde que aceitou as funções até e prosseguiu os seus estudos durante Mas o que esta ópera tem de inovação é
agora, dizia-se que era necessário apa- três anos. que a estrutura operática, à época, cons-
recerem mais artigos sobre Cultura. *** tava de grandes conversas com música,
Veio-me logo à ideia o magnífico e di- Não me vou adiantar sobre a biografia na qual se intercalavam bonitas árias de
vertido artigo que o meu amigo Barra- de Verdi, porque, certamente, vou exce- todos os intervenientes e alguns duetos.
das Barroso (O Tiago) escreveu sobre a der o tamanho de texto e o Pires rejei- Nesta ópera, Verdi transforma o que era
sua ida à ópera, em que o apanharam ta-o. uma peça com fala musicada, para uma
um pouco descalço por a sua cultura Lembro-me do início do excelente constante e quase seguida melodia sem
musical não ser das melhores. Lembrei- filme de Bertollucci, “Noveccentto” trechos só falados como até ali se verifi-
me então de escre- (1900), quando no início do século vinte cara. É pois uma ópera inovadora e mui-
ver algo sobre ópe- (1901) um criado coxo e marreco, de uma to melodiosa que empolga ouvir, cheia
ra. herdade em Itália, tentava correr pelo de coros, árias a solo, bonitos duetos e
Sosseguem os átrio até à casa do patrão gritando: “ um quarteto excepcional “Bella Figlia
meus caros leitores Verdi è morto” e o patrão assomando à dell’Amore” em que o Duque e Madale-
que, tal como o porta chamava: “Rigoletto!”, enquanto na de um lado conversam, e do outro,
“Tiago”, eu não sou se ouvia em fundo a excelente e impres- Gilda e Rigoletto escutam e falam, ten-
um conhecedor de sionante abertura da ópera. tando o pai mostrar a sua filha o escro-
fusas, semi-fusas e Vamos então falar de Rigoletto: que que o duque é.
colcheias e, portan- Rigoletto nasce de uma história de Poderia estar aqui a escrever pági-
Rui Cabral Telo to, não vou aqui Victor Hugo intitulada “Le Roi s’amuse” nas sobre o tema, mas o espaço não me
(19480265) botar ciência musi- sobre a qual o libretista Francesco Ma- permite. Espero não ter dado cabo da
cal. Disso não per- ria Piave, grande amigo de Verdi, cons- paciência aos leitores e que o meu amigo
cebo nada, mas sou trói um libreto. No início, Verdi preten- “Tiago”, quando for ao São Carlos ver o
aquilo a que se poderá chamar um me- dia atingir o Imperador austríaco, penso Rigoletto, já possa botar figura falando
lómano. Gosto de escutar e saber algu- que seria Francisco José, indivíduo de daquilo que agora já sabe e penso que
ma coisa sobre aquilo que escuto e gosto vida bastante devassa que dominava di- irá ficar a saber mais, procurando o
principalmente de ópera, só tendo pena tatorialmente a Itália, ao contrário de muito que sobre o assunto existe.
de não ver tantas como gostaria. A título como os filmes da Sissi o apresentaram, Quero só lembrar-lhes que a ópera,
de curiosidade posso referir que esse mas teve de alterar nomes pois a censu- nos séculos XVII, XVIII e princípios de
gosto me foi transmitido em S. Salvador ra da época não o permitiu. Assim, Ver- XIX, era um espectáculo popular ao
do Congo, hoje Banza Congo capital da di transformou o Imperador num du- qual todo o povo aderia, só se tornando
província do Zaire em Angola. Coman- que, Duque de Mântua (tenor), que se mais elitista a partir de finais do século
dava eu uma unidade de Intendência e servia do seu bobo da corte, Rigoletto XIX. Já lá dizia o nosso saudoso António
tinha como meu auxiliar um furriel mi- (barítono), indivíduo feio, coxo, marreco Silva, no Pátio das Cantigas; “ A ópera é
liciano, cantor no coro do São Carlos, e sem escrúpulos, para raptar e colocar a música dos operários”. As óperas de
que todas as manhãs me acordava ao no palácio à sua devassa disposição, Verdi eram tão populares, que nos dias a
som da ária “Questa O Quella Per Me donzelas que cobiçava. Só que o destino seguir às estreias, as principais árias
Pari Sono” início do I Acto da ópera Ri- acaba por se virar contra Rigoletto e é a eram cantadas nas ruas. Foi o caso da
goletto. Esse rapaz tinha a paciência de, sua própria filha, que ele preservava célebre ária de tenor “La Donna è Mobi-
ao som do disco, fazer-nos seguir a par- com muito carinho, Gilda (soprano) a le” que ainda hoje todo o mundo canta.
titura, indicando todas as passagens raptada e posta à disposição do duque Desta ópera existe uma edição já em
apontando com uma caneta bic. Era ex- devasso que entretanto a conhecera fa- CD, gravada dos antigos discos de vinil,
tremamente impressionante como o zendo-se passar por estudante, deixan- com interpretações dos excelentes Giu-
conseguia, mas o certo é que nos dava do a pobre incauta completamente apai- seppa Di Stefano (duque), Maria Callas
uma ideia de qual seria a realidade dos xonada. Ao saber que tinha sido enga- (Gilda), Tito Gobbi (Rigoletto), Nicola
intervenientes ao seguirem a mesma nado, Rigoletto lembra-se então de uma Zaccaria (Sparafucille) e a memória fa-
pauta. E tanto isso me impressionou, maldição que o conde Monterronne lhe lha-me sobre quem fazia o papel de Ma-
que não descansei enquanto não com- lançara quando ele se rira pelo choro dalena, não tenho os discos agora comi-
prei essa ópera completa. É portanto so- amargurado deste por a filha ter sido go, mas penso ser Adriana Lanzarini.
bre Verdi e a sua ópera Rigoletto que desonrada pelo duque. A ópera trans- Se me deixarem e tiverem paciência,
vos vou falar: forma-se em tragédia quando Rigoletto poderemos para a próxima, continuar
Giuseppe Verdi era filho de Carlo se pretende vingar, contratando um as- com Verdi e outra ópera que pode ser
Verdi e de Luisa Utini. Nasceu na pe- sassino profissional, Sparafucille (bai- desde a Aída a Nabucco ou A Traviata.
quena localidade de Roncole, no Duca- xo), irmão de Madalena (meio-soprano) Peço desculpa se as palavras e nomes
do de Parma. Começou de pequeno a amante do duque. Mas Gilda sabe do em italiano não estiverem bem escritas.
interessar-se pela música e, aos doze acordo do pai com o assassino e acaba
anos, passou a estudar música em Bus- por tomar o lugar do duque dentro da Vão à ópera.
seto, financiado pelo comerciante Anto- mortalha e é apunhalada em lugar des-
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