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te e prestigiante para o Ramo; o Ins-
          tituto pode estar tranquilo e satisfeito
          porque, desses seis mil e tantos alunos
          que  referiu,  temos  vultos  marcantes
          da  sociedade  portuguesa  que  são  a
          melhor prova dum trabalho indiscutí-
          vel,  de  qualidade  prestigiante  e  de
          valorização da sociedade portuguesa.
            Penso  que  estes  100  anos  não
          precisam  de  justificação,  afirmam-se
          por  si  próprios  e  o  reconhecimento
          disso mesmo está no número de per-
          sonalidades que aceitaram participar
          na Comissão de Honra das Comemo-
          rações do Centenário. A presença do
          Senhor Presidente da República, nes-
          ta cerimónia, é também o reconheci-
          mento do trabalho altamente meritó-
          rio desenvolvido pelo Instituto.  concluíram  a  sua  formação,  no  mer-  associações e professores, criando uma
                                            cado de trabalho e o reconhecimento   dinâmica  que  não  possa  ser  travada
            Boletim – Todos os dias consta-  da sua capacidade.               por vontades arbitrárias.
          tamos que a sociedade Portuguesa                                      Julgo que todas as formas organi-
          tem uma grande carência de Técni-   Boletim – No conceito e na per-  zativas são possíveis, assim como todas
          cos competentes e de Quadros que   secução dos objectivos de raciona-  as articulações; a questão que se co-
          liderem pelo exemplo, como os que   lização  de  meios,  de  reforço  da   loca aqui é saber se, enveredando por
          são formados nos Pupilos.         eficácia no ensino dos 3 EME (CM,   experiências, o produto final continua
            O Exército continua a estar cons-  IO e IPE) quer no aprofundamento   a ser o mesmo ou será diferente.
          ciente do serviço que presta ao País   da cooperação e da inter-responsa-
          e do imperativo de manter este tipo   bilidade, no campo de ensino dife-  Boletim  –  Tendo  em  conta  as
          de escolas?                       renciado, que constitui um objectivo   Portarias  reguladoras  (545/80,  de
                                            nas Forças Armadas, quer no âmbi-  26Ago;  872/81,  de  29Set;  774/86,
            Gen.  CEME  –  A  resposta  já  foi   to do apoio e acção social à Família   de 31Dez e, outras), quer quanto ao
          dada pelo comando do Exército, em   Militar e á sociedade civil, em geral.  número de admissão aos EME, quer
          2006  e  2007. Achámos  que  era  im-  Vê como possível, a integração,   quanto ao valor das mensalidades
          portante manter os Pupilos do Exér-  daqueles  Estabelecimentos,  no   por  aluno,  a  considerar,  face  às
          cito e dar-lhe uma vocação indiscutí-  MDN?                         Tabelas.
          vel, que tem muito a ver com as raízes                                A  –  Poderão  ou  não,  os  filhos
          da sua formação.                    Gen. CEME – É sempre uma per-   dos ex-alunos dos EME, vir a inte-
            Pessoalmente, o actual CEME acha   gunta complexa; as características do   grar  uma  nova  alínea  c)  ?  No  “1º
          que sim e está à vontade para o fazer   Instituto,  do  Instituto  de  Odivelas  e   Subgrupo” criado no âmbito do Art.º
          e  dizer  porque  não  é “pilão”;  é  por-  do Colégio Militar, decorrem da sua   16º 1 – C. al. 2, da Portaria /80, de
          tanto  o  reconhecimento  absoluto,   situação  particular  e  são  aquilo  que   26 Agosto? (Discriminação positiva
          aferido e isento, daquilo que é o de-  são hoje, porque vivem desta maneira   – para uma nova “situação” quanto
          sempenho  do  Instituto,  ao  longo   e  porque  não  há  dúvidas  quanto  ao   às admissões aos EME).
          destas dez décadas, do seu trabalho e   futuro,  em  relação  ao  seu  funciona-  B  –  Poderá,  aos  filhos  dos  ex-
          das suas potencialidades.         mento.                            alunos  dos  EME,  aplicar-se  o  dis-
            O Exército não tem dúvidas e só   Quando  o  projecto  é  válido,  que   posto  no  Artº  1º  nº1,  da  Portaria
          tem um desejo: melhorar a qualidade   serve a comunidade, que serve a so-  872/81 de 29 Set.?. (Redefinição do
          do  ensino,  aumentar  o  universo  de   ciedade duma forma eficaz e compe-  valor  das  ”capitações”  por  aluno)
          formandos e ter, cada vez mais, uma   tente e quando o produto final é de-  Qual o entendimento do GEN CEME?
          afirmação  maior,  junto  da  sociedade   vidamente  reconhecido,  deve  ser
          portuguesa,  através  do  produto  final   sustentado  pelo  próprio  estabeleci-  Gen.  CEME  –  São  situações  de
          que é a colocação dos seus alunos, que   mento, pelos seus alunos, e pelas suas   certo modo recentes, foram-me trans-


                                                                                        Boletim da associação dos PuPilos do exército  37
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