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sa  continuar  e  é  desejável  que  isso   no Básico (2.º e 3.º ciclos) e o Ensi-  carreira  militar,  como  o  exemplo  da
          aconteça. Nos cargos de direcção en-  no Secundário, dos cursos profissio-  carreira de sargentos e isso continua
          tendemos  que  se  deve  privilegiar   nais e, encontrando-se em fase de   no nosso espírito.
          pessoal no activo e manter uma dinâ-  implementação os Cursos de Espe-  Quando  falamos  na  Aeronáutica
          mica  de  actuação  ligada  à  própria   cialização Tecnológica (CET) de Nível   estamos a referir os sistemas de armas
          afirmação  e  realização  do  oficial;  é   IV (Pós-Secundário).    que  no  futuro  o  Exército  disporá,
          importante para o rendimento, para a   Qual  o  entendimento  da  Tutela   como será o caso dos helicópteros, mas
          promoção e para a vivência do próprio   – Gen. CEME – em que, num futuro   queremos ir além disso.
          Instituto. Isto também é verdadeiro em   próximo possam vir a ser conside-  Os contactos já foram feitos pelo
          relação aos professores, há que fazer   rados,  para  as  várias  áreas  curri-   anterior  Director,  no  sentido  duma
          um  esforço  entre  a  permanência  e  a   culares no âmbito do “Processo de   participação efectiva, quer das empre-
          normal gestão de carreiras.       Bolonha”,  os  Cursos  Superiores   sas na formação, quer da participação
            Em relação ao pessoal civil a ques-  Politécnicos?                dos nossos alunos em estágios profis-
          tão é diferente; podemos e devemos                                  sionalizantes, quer a própria possibi-
          apostar na estabilidade e levando aos   Gen.  CEME  –  O  que  está  a  ser   lidade de dar formação, pós graduada
          limites, aquilo que é possível.   estudado duma forma muito concreta   nessas  áreas,  a  funcionários  dessas
            No pessoal auxiliar, administrativo   é a adequação destes cursos ao mer-  mesmas grandes empresas, através do
          e vigilante, temos uma situação idên-  cado  de  trabalho  e  já  referi  que  o   reconhecimento da capacidade forma-
          tica:  realizámos  recentemente  um   Conselho  Estratégico  pode  envolver,   tiva do Instituto.
          concurso de pessoal, mas não preen-  não só a Associação Industrial Portu-  Este é um processo que tem exi-
          chemos  todas  as  vagas  porque  os   guesa  como  também  empresas  de   gências  em  termos  de  massa  crítica,
          candidatos  não  permitiram  que  isso   renome, com a possibilidade de virem   quer  dos  formadores,  quer  dos  pró-
          acontecesse.  Continuamos  apostados   a facultar estágios profissionalizantes   prios meios de formação, para que essa
          em  manter  este  tipo  de  acção,  para   no final da formação e contribuírem   ligação possa ser feita com uma par-
          que a estrutura de apoio e funciona-  na  definição  dos  currículos,  que  res-  ticipação muito efectiva por parte das
          mento do Instituto seja mantida – é   pondam às exigências do mercado de   empresas. Julgo que estamos a tocar
          um objectivo do Exército garantir que   trabalho.                   no ponto crucial da questão que co-
          a  estrutura  civil  do  Instituto  tenha   Foram inclusive de certo modo já   locou,  que  é  a  oferta  formativa  do
          estabilidade.                     definidas áreas de esforço, por exemplo,   Instituto e a colocação dos seus alunos,
                                            a Aeronáutica, uma área onde conti-  dos  seus  formandos,  no  mercado  de
            Boletim – Considerando a actual   nuamos a pugnar na formação futura   trabalho,  na  linha  daquilo  que  foi  a
          alteração  curricular  do  Instituto  –   e também de quadros para o Exército.   tradição do Instituto.
          reestruturação de 2008/2009 – onde   No  passado  houve  essa  relação   O Instituto sempre teve essa vo-
          passaram a ser ministrados o Ensi-  entre  a  formação  no  Instituto  e  a   cação de formar técnicos para suprir


                                                                                        Boletim da associação dos PuPilos do exército  33
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