Page 36 - Boletim APE_221
P. 36

eNtrevista







            indiscutíveis necessidades do mercado   Estamos a trabalhar para que esta   dizer é que o Exército não está insen-
            de  trabalho,  com  o  reconhecimento   visão do processo de Bolonha, se afir-  sível  ao  problema.  Já  o  ano  passado
            de qualidade, de formação e de ape-  me,  através  da  formação  superior,   ou  talvez  há  dois  anos,  tomámos  a
            tência por esses mesmos formandos.   resposta eficiente em termos de cur-  iniciativa  de  rever  as  mensalidades,
               A criação deste Conselho, que não   rículo e de expectativas do mercado   sobretudo  para  as  famílias  que  têm
            existe em mais nenhum outro Colégio,   de trabalho, participação de empresas   vários  alunos  nos  vários  estabeleci-
            é uma aposta do Exército nesse senti-  significativas e da própria Associação   mentos  militares  de  ensino,  numa
            do; há uma ligação muito estreita entre   Industrial Portuguesa, neste processo.  preocupação de responder à existência
            a sociedade, o mercado de trabalho e   O Conselho também está alertado   de algumas dificuldades e desta forma
            a  formação,  o  que  é  uma  resposta   e estimula a participação de alunos da   corresponder ao estímulo e à preocu-
            importante em termos de Bolonha, pois   CPLP, no âmbito da própria DGPDN,   pação de apoio social, com uma gran-
            estamos  a  responder  aos  critérios  de   proporcionando  um  fluxo  de  alunos   de dose de realismo. O Exército tem
            Bolonha, em todos os Estabelecimentos   que vêm com bolsas e outros que, por   um orçamento que é conhecido e que
            de Ensino, designadamente  nos Esta-  iniciativa própria ou por outras orga-  tem  que  gerir  com  extremo  rigor,  o
            belecimentos de Ensino Superior.   nizações, venham a escolher o Insti-  que  se  coloca  também  aos  próprios
               O Instituto já teve essa vocação, já   tuto para a sua formação.  Estabelecimentos Militares de Ensino,
            fez formação de nível superior, mas é   É também um processo de cresci-  onde lhe é exigida uma grande gestão
            importante também uma grande dose   mento, um processo dinâmico que vai   das propinas e da sua aplicação quan-
            de  realismo  entre  as  capacidades  do   ao encontro daquilo que se estabele-  to à sua vivência diária e dos investi-
            Instituto, o seu universo e a sua dis-  ceu;  julgo  que  o  Exército  tem  uma   mentos  que  têm  que  efectuar.  O
            ponibilidade em termos docentes, que   postura muito realista e concreta com   Exército neste momento, em termos
            caracterizem  este  estabelecimento   o estímulo à qualidade, à adequação   orçamentais, não tem disponibilidade
            como estabelecimento de ensino su-  para que o produto final seja reconhe-  para  corresponder  ao  que  eventual-
            perior.  Nos  últimos  anos,  em  2006   cido.                      mente poderia ser desejado.
            havia muitas interrogações acerca do                                   Em termos do apoio social temos
            futuro  do  Instituto  dos  Pupilos  do   Boletim  –  Os  Pupilos,  desde  a   tido uma ligação estreita com o IAS-
            Exército, a tutela, neste caso concreto,   sua  génese,  são  uma  Instituição   FA no sentido de equacionar o apoio
            o  Comando  do  Exército  não  teve   com um forte cariz de apoio social.   escolar às famílias com maiores difi-
            dúvidas em relação ao futuro e apos-  Existem  muitos  Encarregados  de   culdades; já houve a oportunidade de
            tou  numa  determinada  via  que  é   Educação Civis que procuram uma   sensibilizar  os  outros  ramos,  pois  o
            aquela que estamos a praticar. Suspen-  alternativa  à  escola  pública  e  que   Exército suporta as famílias de todos
            demos essa vertente universitária com   gostariam  de  optar  pelos  Pupilos,   os militares que acorrem ao Instituto
            uma visão muito pragmática e muito   em regime de Externato.        e que, eventualmente, têm necessida-
            realista e hoje estamos num processo   No entanto, sabemos que a le-  de de apoio social, independentemen-
            de crescimento natural, que se traduz   gislação em vigor ao fixar a mensa-  te de serem da Marinha ou da Força
            numa  questão  fundamental  que  é  o   lidade de um aluno externo (de EE   Aérea ou dos Deficientes das Forças
            aumento do número de alunos. Este   civis) em função da mensalidade de   Armadas  sejam  do  Exército  ou  dos
            ano já tivemos um indicador positivo,   um aluno interno, torna este desejo   outros  Ramos,  todos  esses  filhos  de
            mais alunos este ano do que no ano   economicamente difícil.        militares são subsidiados exactamente
            lectivo anterior.                    Na actual situação problemática   da  mesma  forma,  como  o  são  os  da
               Julgo que à medida que a afirmação   para muitas Famílias Portuguesas,   GNR e da PSP.
            do Instituto for sendo feita, no senti-  é viável colocar o problema de modo   O Exército tem vindo a cumprir,
            do  da  qualidade  do  seu  ensino,  do   a que se torne possível flexibilizar   escrupulosamente,  os  preceitos  de
            reconhecimento da Escola no Ranking   o  rácio  da  mensalidade  entre  o   apoio  às  famílias  que  necessitam  de
            Nacional, que hoje também é impor-  aluno  Interno  e  o  Externo  (de  EE   apoio social. Com recursos limitados
            tante e, sobretudo, quando os primei-  civis)?                      temos que gerir estas questões duma
            ros  formandos  começarem,  natural-                                forma  muito  realista  e  com  muito
            mente,  a  ingressar  no  mercado  de   Gen. CEME – Ainda não lhe pos-  rigor; temos apelado aos outros Ramos
            trabalho, teremos a resposta e o estí-  so dar uma resposta definitiva porque   e vamos também fazê-lo em relação
            mulo  para  vermos  se  o  Instituto  al-  estamos  a  estudar  o  assunto  com  a   à  Guarda  Nacional  Republicana  e  à
            cançou a dimensão e a dinâmica que   Direcção  do  Instituto,  mas  também   PSP para que avaliem, dentro dos seus
            desejamos  e  que  hoje,  infelizmente,   com os outros Colégios e com o Co-  meios de apoio social, se podem par-
            ainda não tem.                    mando da Instrução; o que eu posso   ticipar neste processo, onde ninguém



       34  Boletim da associação dos PuPilos do exército
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41