Page 38 - Boletim APE_221
P. 38

eNtrevista







            e  um  plano  director,  não  só  para  o   fizemos alguns inquéritos, sobretudo   A verdade é que os alunos saem e,
            Instituto  como  também  para  todas   no ano passado, quando achámos que   por uma razão muito forte, continuam
            unidades  e  órgãos  do  Exército,  mas   o  Exército  tinha  que  se  envolver de   ligados  à  escola  e  isso  perdura  pela
            voltamos ao mesmo problema; planos   uma forma mais profissional no escla-  vida fora, o que quer dizer que essa
            temos,  os  diagnósticos  estão  feitos,   recimento  daquilo  que  são  os  três   experiência  pode  ter  algo  de  expec-
            falta-nos  aquilo  que  é  fundamental   estabelecimentos de ensino e do Ins-  tante e ansioso, no primeiro momen-
            para  os  pôr  em  execução,  que  é  o   tituto em particular.     to, mas é algo que se ultrapassa duma
            orçamento  que  nos  permita  avançar.   Fomos para rua perguntar o porquê   forma  positiva,  com  aspectos  extre-
            Vamos  muitas  vezes  respondendo  às   da  escolha  e  qual  o  aliciante  nestes   mamente  formativos  e,  sobretudo,
            necessidades de momento, quase numa   estabelecimentos; inquéritos conduzi-  com efeitos positivos indiscutíveis na
            prática de delimitação de danos mas,   dos por algumas Associações de anti-  camaradagem, na ligação e na solida-
            infelizmente, as nossas obras de fundo   gos alunos junto da família militar e   riedade ao longo da vida.
            têm  que  ser  realizadas  com  grande   sectores  civis  diversificados,  verifica-
            critério,  sobretudo,  segundo  uma  or-  ram o que é fundamental, neste mo-  Boletim – Cem Anos são passa-
            dem de prioridades muito bem defi-  mento, para as famílias, sobretudo para   dos e a prestação do IPE à Socie-
            nidas e muitas vezes na expectativa de   as não militares.          dade Portuguesa é Relevante.
            financiamentos que nem sempre vêm.   A questão que se colocou à socie-  Na actual conjuntura Social euro-
               O financiamento será sempre de-  dade  civil  foi  saber  porquê  escolher   peia de que modo é possível conti-
            terminante na concretização de qual-  um  colégio,  uma  instituição  desta   nuar a justificar este tipo de Ensino
            quer plano director.              natureza onde o Exército tem a direc-  (“forma de estar”), pois que os con-
                                              ção do mesmo, onde há uma formação   teúdos  programáticos  dos  cursos
               Boletim  –  Em  países  como  o   que tem um cariz militar, os uniformes,   são similares ao da rede Nacional?
            Brasil, o Reino Unido e os Estados   a disciplina e os valores praticados; em
            Unidos  este  tipo  de  Escolas  tem   que  medida  isso  é  aliciante  para  as   Gen. CEME – Não há duvida que
            cada vez mais procura não só pela   famílias  e  o  que  as  leva  a  optar  por   os currículos são similares e nós tive-
            qualidade  de  ensino  mas  também   estes estabelecimentos de ensino?   mos uma experiência muito concreta
            pelo que o “Curriculum Escondido”,   A primeira resposta, foi uma noção   quando  quisemos  colocar  os  Pupilos
            destas Instituições, representa para   de  segurança  ligada  à  confiança  na   com  um  currículo  de  ensino  exacta-
            o futuro dos seus alunos.         escola.  Em  segundo  lugar,  aspectos   mente igual a outro estabelecimento
               Porque razão, actualmente, não   ligados  ao  currículo  escondido,  os   de ensino; tivemos um problema, há
            se verifica o mesmo no nosso País?  valores, a camaradagem, a lealdade e   portanto necessidade de manter uma
                                              a solidariedade, aspectos que são mui-  diferenciação e de se fazer uma apos-
               Gen.  CEME  –  Apesar  de  tudo   to marcantes na formação dos nossos   ta, naquilo que tem a ver com a rea-
            estamos  no  bom  caminho  e  a  prova   alunos. Um terceiro ponto, interessan-  lidade do Instituto e com a sua vocação.
            disso  é  termos  um  crescimento  do   te, são as actividades circum-escolares,   Fizemos bem em criar uma voca-
            número de alunos; a questão de fundo   hoje  não  se  pode  brincar  na  rua,  as   ção formativa para o Instituto que não
            é saber-se as razões pelas quais a so-  pessoas  têm  dificuldade  em  fazer   se  encontra  noutro  estabelecimento
            ciedade continua a procurar colégios   aquilo  que  se  fazia  no  nosso  tempo   de  ensino  militar;  pode  dizer-se  que
            com esta natureza? Julgo que procura,   – poder ir para a rua brincar – no IPE   se encontra lá fora, mas aqui há o tal
            fundamentalmente, pelo estilo de vida,   brinca-se em segurança, jogam à bola,   complemento  que  já  referimos  há
            pelos valores praticados e, sobretudo,   fazem outro tipo de actividades orien-  pouco  e  que  é  uma  formação  para
            pela  boa  formação  humana,  não  só   tadas ou pura e simplesmente o que   além  do  ponto  de  vista  intelectual,
            académica e intelectual, no domínio   lhes apetece, embora debaixo de vigi-  académico  e  profissional,  há  uma
            dos valores, da disciplina, da camara-  lância e orientação; mas fazem-no com   formação no domínio dos valores e da
            dagem e da solidariedade; esses são os   iniciativa, com tranquilidade, em se-  formação humana, com determinadas
            grandes valores que perduram para lá   gurança e com qualidade de ensino.  características  que  são  um  elemento
            do tempo vivido no colégio e que leva   No caso do Instituto será determi-  de diferenciação.
            a que as pessoas se mantenham unidas   nante a inserção no mercado de tra-  Julgo que o Instituto, ao fim de 100
            e ligadas ao longo da vida e, sobretu-  balho,  mas  há  um  aspecto  também   anos, tem todas as razões para se or-
            do, se preocupem umas com as outras   ligado  a  este  tipo  de  expectativa  e   gulhar  do  seu  trabalho  e  o  Exército
            e com a escola onde foram formados.   procura,  por  parte  das  famílias,  que   orgulha-se do Instituto. O Exército vê
               Este é o currículo escondido a que   são as ligações entre os nossos colégios   no Instituto um instrumento de ligação
            as pessoas são sensíveis; como sabem   e colégios estrangeiros.     à sociedade, extremamente importan-



       36  Boletim da associação dos PuPilos do exército
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43