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eNtrevista
e um plano director, não só para o fizemos alguns inquéritos, sobretudo A verdade é que os alunos saem e,
Instituto como também para todas no ano passado, quando achámos que por uma razão muito forte, continuam
unidades e órgãos do Exército, mas o Exército tinha que se envolver de ligados à escola e isso perdura pela
voltamos ao mesmo problema; planos uma forma mais profissional no escla- vida fora, o que quer dizer que essa
temos, os diagnósticos estão feitos, recimento daquilo que são os três experiência pode ter algo de expec-
falta-nos aquilo que é fundamental estabelecimentos de ensino e do Ins- tante e ansioso, no primeiro momen-
para os pôr em execução, que é o tituto em particular. to, mas é algo que se ultrapassa duma
orçamento que nos permita avançar. Fomos para rua perguntar o porquê forma positiva, com aspectos extre-
Vamos muitas vezes respondendo às da escolha e qual o aliciante nestes mamente formativos e, sobretudo,
necessidades de momento, quase numa estabelecimentos; inquéritos conduzi- com efeitos positivos indiscutíveis na
prática de delimitação de danos mas, dos por algumas Associações de anti- camaradagem, na ligação e na solida-
infelizmente, as nossas obras de fundo gos alunos junto da família militar e riedade ao longo da vida.
têm que ser realizadas com grande sectores civis diversificados, verifica-
critério, sobretudo, segundo uma or- ram o que é fundamental, neste mo- Boletim – Cem Anos são passa-
dem de prioridades muito bem defi- mento, para as famílias, sobretudo para dos e a prestação do IPE à Socie-
nidas e muitas vezes na expectativa de as não militares. dade Portuguesa é Relevante.
financiamentos que nem sempre vêm. A questão que se colocou à socie- Na actual conjuntura Social euro-
O financiamento será sempre de- dade civil foi saber porquê escolher peia de que modo é possível conti-
terminante na concretização de qual- um colégio, uma instituição desta nuar a justificar este tipo de Ensino
quer plano director. natureza onde o Exército tem a direc- (“forma de estar”), pois que os con-
ção do mesmo, onde há uma formação teúdos programáticos dos cursos
Boletim – Em países como o que tem um cariz militar, os uniformes, são similares ao da rede Nacional?
Brasil, o Reino Unido e os Estados a disciplina e os valores praticados; em
Unidos este tipo de Escolas tem que medida isso é aliciante para as Gen. CEME – Não há duvida que
cada vez mais procura não só pela famílias e o que as leva a optar por os currículos são similares e nós tive-
qualidade de ensino mas também estes estabelecimentos de ensino? mos uma experiência muito concreta
pelo que o “Curriculum Escondido”, A primeira resposta, foi uma noção quando quisemos colocar os Pupilos
destas Instituições, representa para de segurança ligada à confiança na com um currículo de ensino exacta-
o futuro dos seus alunos. escola. Em segundo lugar, aspectos mente igual a outro estabelecimento
Porque razão, actualmente, não ligados ao currículo escondido, os de ensino; tivemos um problema, há
se verifica o mesmo no nosso País? valores, a camaradagem, a lealdade e portanto necessidade de manter uma
a solidariedade, aspectos que são mui- diferenciação e de se fazer uma apos-
Gen. CEME – Apesar de tudo to marcantes na formação dos nossos ta, naquilo que tem a ver com a rea-
estamos no bom caminho e a prova alunos. Um terceiro ponto, interessan- lidade do Instituto e com a sua vocação.
disso é termos um crescimento do te, são as actividades circum-escolares, Fizemos bem em criar uma voca-
número de alunos; a questão de fundo hoje não se pode brincar na rua, as ção formativa para o Instituto que não
é saber-se as razões pelas quais a so- pessoas têm dificuldade em fazer se encontra noutro estabelecimento
ciedade continua a procurar colégios aquilo que se fazia no nosso tempo de ensino militar; pode dizer-se que
com esta natureza? Julgo que procura, – poder ir para a rua brincar – no IPE se encontra lá fora, mas aqui há o tal
fundamentalmente, pelo estilo de vida, brinca-se em segurança, jogam à bola, complemento que já referimos há
pelos valores praticados e, sobretudo, fazem outro tipo de actividades orien- pouco e que é uma formação para
pela boa formação humana, não só tadas ou pura e simplesmente o que além do ponto de vista intelectual,
académica e intelectual, no domínio lhes apetece, embora debaixo de vigi- académico e profissional, há uma
dos valores, da disciplina, da camara- lância e orientação; mas fazem-no com formação no domínio dos valores e da
dagem e da solidariedade; esses são os iniciativa, com tranquilidade, em se- formação humana, com determinadas
grandes valores que perduram para lá gurança e com qualidade de ensino. características que são um elemento
do tempo vivido no colégio e que leva No caso do Instituto será determi- de diferenciação.
a que as pessoas se mantenham unidas nante a inserção no mercado de tra- Julgo que o Instituto, ao fim de 100
e ligadas ao longo da vida e, sobretu- balho, mas há um aspecto também anos, tem todas as razões para se or-
do, se preocupem umas com as outras ligado a este tipo de expectativa e gulhar do seu trabalho e o Exército
e com a escola onde foram formados. procura, por parte das famílias, que orgulha-se do Instituto. O Exército vê
Este é o currículo escondido a que são as ligações entre os nossos colégios no Instituto um instrumento de ligação
as pessoas são sensíveis; como sabem e colégios estrangeiros. à sociedade, extremamente importan-
36 Boletim da associação dos PuPilos do exército