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                                                                                nefício das infra-estruturas e instala-
                                                                                ções, também será positivo.
                                                                                   Não pode haver uma redução de
                                                                                recursos  provenientes  das  propinas,
                                                                                que depois tenham que ser colmatados
                                                                                pelo orçamento, que não temos capa-
                                                                                cidade  para  o  fazer;  tem  que  haver
                                                                                uma grande dose de rigor, de realismo
                                                                                e de verificação, entre o que é possível
                                                                                e o que não é.
                                                                                   Também  não  podemos  esquecer
                                                                                que os nossos estabelecimentos mili-
                                                                                tares  de  ensino  têm  qualidade,  em
                                                                                termos  de  formação  académica,  de
                                                                                actividades circum-escolares, de apoio
                                                                                na saúde, do próprio tipo de alimen-
            mitidas pelo Director do Instituto; o   pectivos, neste caso, o Ministério dos
            assunto está, neste momento, no Co-  Negócios Estrangeiros e Ministério da   tação  e  do  acompanhamento  e  têm
            mando de Instrução para ser estudado,   Defesa, para que a DGPDN dê cober-  também um valor intrínseco em ter-
            têm que se ver as implicações desse   tura  a  uma  situação  dessa  natureza,   mos  de  mercado,  comparativamente
            processo,  o  que  é  que  significam  e,   mas estimulamos que isso possa acon-  com outros estabelecimentos de ensi-
            como  disse,  esta  questão  tem  a  ver   tecer,  seria  realmente  o  início  dum   no. Não devemos portanto degradar o
            directamente com a vida do Instituto,   processo que pensamos extremamen-  verdadeiro custo do serviço que pres-
            com  o  seu  financiamento  e  com  o   te benéfico, neste caso com o Brasil,   tamos,  onde  os  aspectos  sociais  não
            nosso orçamento, temos que estudar.  seria a primeira vez em que um cida-  estão esquecidos. Este é o preço justo
                                                                                que  consideramos  competitivo,  em
                                              dão não português, tinha a iniciativa   termos de mercado de ensino nacional,
               Boletim  –  Aumento  de  Admis-  de querer colocar o seu filho num país   embora sem esquecer o aspecto social
            sões – Tornar os preços das propi-  da  CPLP,  que  não  o  seu  e  que  viria   que nos deve orientar, especialmente
            nas  mais  competitivos  para  que,   estudar para Portugal, seria interessan-  no momento em que há dificuldades.
            aumentando  o  número  de  alunos   te que isso acontecesse.           Nós sabemos que a família militar
            inscritos, o IPE possa daí retirar a   No âmbito da Cooperação Técni-  também tem dificuldades; conheço-as
            resultante  vantagem  económica   co  Militar  pensamos  que  as  portas   em  pormenor  porque,  infelizmente,
            (economia de escala, facturação e   estão todas abertas para que continue   recebo por vezes, algumas cartas, pou-
            rentabilidade dos custos permanen-  e  se  amplie;  o  Conselho  estratégico   cas, mas essas poucas cartas que rece-
            tes)  e  assim  incentivar  a  procura   tem a vocação e a expectativa de, em   bo, fazem pensar naqueles camaradas
            tanto da sociedade civil como, por   áreas muito concretas da sua activi-  que não as escrevem, referindo dificul-
            exemplo, por parte da CPLP.       dade,  poder  vir  a  trazer  bolseiros   dades para pagar algumas propinas.
               É este cenário viável?         também para o Instituto; é uma área   Foi isso que nos levou a reduzir as
                                              que  pode  ajudar  a  aumentar  o  uni-  propinas  em  relação  às  famílias  nu-
               Gen. CEME – A CPLP é, para nós,   verso dos formandos nos Pupilos do   merosas;  temos  bem  consciência  do
            um objectivo sempre presente que está   Exército.                   que é hoje a vida dos nossos militares
            directamente ligado a esta expectativa   Ainda  em  relação  a  esta  questão   e as solicitações económicas com que
            do aumento do universo dos alunos; a   do número de alunos e das propinas,   são confrontados, em termos de ensi-
            CPLP  é  claramente  um  objectivo  e   mais uma vez, é algo que temos que   no dos seus filhos.
            uma área de expansão; Devo dizer que   analisar  porque  os  recursos  que  pu-  Não somos indiferentes a isso. Não
            tivemos já, o caso de uma mãe que me   dermos  injectar  no  Instituto  têm   está,  da  nossa  parte,  de  maneira  ne-
            escreveu, pedindo para o filho que é   destino marcado; quer para a qualida-  nhuma esquecido, responderemos na
            Brasileiro,  ingressar  num  estabeleci-  de da formação, quer para os instru-  medida  das  nossas  possibilidades  e
            mento militar de ensino.          mentos da formação, quer até para as   responsabilidades  que  consideramos
               Nós estamos disponíveis; simples-  próprias instalações          dever assumir.
            mente este assunto não deve ser tra-  O  Exército  pode  fazer  alguma
            tado entre a mãe do aluno e o CEME.   coisa mas se o próprio Instituto tiver   Entrevista conduzida por
            Demos-lhe a indicação para colocar o   capacidade de, também duma forma   M. Borges Correia e José Lencastre
            assunto  através  dos  Ministérios  res-  limitada, ele próprio intervir, no be-  Fotos de Fernando Pires



       38  Boletim da associação dos PuPilos do exército
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