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Cultura & nAbuCO - (COnTInuAnDO A FALAR DE ÓPERA)
Actualidade
uma reunião sobre o nosso neziano.
Boletim em que o laborio- Toda a ópera “Nabuco” representa
so e interessado editor Fer- a ânsia de liberdade dos escravizados,
nando Pires fez uma exce- mas foi o chamado coro dos escravos
Nlente apresentação do que Hebreus (Va, pensiero, sull’ali dorate,
foi o seu trabalho desde que aceitou as “Vai, pensamento, sobre asas doura-
funções até agora, dizia-se que era ne- das”) que rapidamente se tornou um
cessário aparecerem mais artigos so- hino de liberdade símbolo do naciona-
bre Cultura. lismo italiano da época e cantado por
Verdi era um músico fora de série, toda a Itália. Recordo que num dos cé-
um génio iluminado que nos deixou lebres e eufemísticos filmes da Sissi,
grandes obras principalmente nas esta ópera foi apresentada numa cida-
óperas, género que o tornou mais co- de italiana que não recordo bem, mas
nhecido. Mas Ver- penso ter sido Milão, na qual marcou
di (*) era também presença o próprio Francisco José e, os irmãs, Abigaille (soprano), a quem
um defensor da senhores italianos fizeram boicote en- Nabucudonosor (Barítono) promete-
causa italiana e tregando os bilhetes aos seus criados ra o trono, descobre que afinal não é
serviu-se muitas que acorreram em força e, aquando do filha do rei, mas sim uma escrava
vezes da música coro dos escravos hebreus, se levanta- adoptada por este e, vira toda a sua ira
para mostrar o ram e o acompanharam com as suas contra a irmã Fenena (meio-soprano),
seu espírito revo- vozes, entoando aqueles versos com verdadeira filha de Nabucodonosor,
lucionário. Defen- uma veemência eivada de patriotis- por sinal a preferida de Ismaele. Na-
sor da unificação mo. bucodonosor proclama-se Deus di-
Rui Cabral Telo da Itália, esteve li- Sempre que vejo esta ópera ou oiço zendo que tinha não só vencido o Deus
(19480265) gado aos movi- uma das suas árias ou coros, vêm-me dos Babilónios, Baal, como também
mentos que tenta- à cabeça reminiscências da juventude, Iavé, Deus dos hebreus. Os deuses
vam a todo custo a em que no Pilão, assistia às entedian- zangam-se e o rei é atingido por um
sua libertação do império Austro- tes aulas de história económica minis- raio que o deixa louco.
húngaro e, ao mesmo tempo, reunifi- tradas pelo nosso saudoso “Xôr Eloy” Entretanto Abigaille toma o poder
car os reinos em que os itálicos se en- que, com a sua pronúncia característi- e manda executar Fenema, acusada de
contravam divididos. Em 1842, Verdi ca, falava no “Nabucodonoxôr” rei da tentar libertar os hebreus, e matar to-
compôs uma ópera que retratando o Babilónia e nós, maliciosamente, re- dos os escravos incluindo Ismael. Na-
cativeiro dos Hebreus, na Mesopotâ- petíamos dizendo “Nabu-no-cu-do- buco arrepende-se e converte-se ao
mia, debaixo do jugo do grande rei di- Xôr”. Brincadeiras de garotos sem Deus dos judeus recuperando a razão
tador Nabucodonosor, realçava toda a grande maldade sobre uma excelente mas Abigaille mantém-no prisionei-
luta destes para se livrarem da perfí- pessoa que na verdade adorávamos. ro. Abdalo (baixo), um velho oficial do
dia dos seus captores e algozes. Com Vamos então dizer algo sobre essa rei, ao ver que o monarca está curado e
isso Verdi quis retratar a sua própria ópera. O libreto foi escrito por Temis- convertido, tenta recuperar o trono
pátria que se sentia cativa ao ser go- tocle Solera e versa, como já se disse, para este. O povo aclama Fenema
vernada por estrangeiros usurpado- sobre o jugo exercido pelo monarca como mártir pedindo a sua libertação
res. Nessa altura ainda governava o babilónico sobre o escravizado povo e a estátua de Baal é destruída. Abi-
Imperador Fernando I que seis anos hebreu. É uma ópera em quatro actos, gaille suicida-se e o povo hebreu é li-
depois foi sucedido por seu sobrinho sendo o primeiro passado em Jerusa- bertado.
Francisco José ao qual foi dado o go- lém onde Zacharia (baixo), sumo-sa- Esta ópera tem algumas árias mui-
verno do reino itálico Lombardo-Ve- cerdote dos hebreus, tenta salvar o to bonitas mas o forte são os coros. É
seu povo da inva- uma ópera na sua forma clássica e
são do bárbaro ainda longe das melodiosas Rigolleto,
Nabucco, e os res- O Trovador e Traviata, no entanto, é
tantes na Babiló- muito bonita de se ver e ouvir, com en-
nia já durante a cenações deslumbrantes mostrando
escravização do cenários e figurinos daqueles tempos
povo hebreu. Pelo na Babilónia. Tal como Aída, Nabucco
meio existe o amor permite grandes encenações.
de duas jovens ir- Se tiverem oportunidade não per-
mãs por um dos cam.
líderes, chefe mili- (*) V.E.R.D.I. foi usado como acró-
tar dos hebreus nimo para “Vittorio Emmanuelle Rè
chamado Ismaele de Italia” como propaganda naciona-
(tenor). Uma das lista
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