Page 17 - Boletim APE_216
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evocações
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pois de meditarem maduramente so- do IMPE e o Secretário Escolar. , foi a aprovação superior, e dado lugar à
bre o assunto, afigurou-se existir uma apresentado um projecto que con- elaboração da legislação adequada
solução que foi apresentada à tutela, templava a proposta já acima men- para o efeito. 8
(E.M.E.). cionada, como uma solução para um
Esta solução consistia: em passar melhor e mais eficiente aproveita- Estava assim aberto o caminho à
a haver dois momentos para a ad- mento dos meios didáctico-pedagógi- coeducação no Pilão…,
missão ao instituto, em dois esca- cos disponíveis. Mesmo contra ventos e marés, e a
lões etários: Numa primeira reacção à propos- incompreensão de alguns!!!...
- um como já acontecia para a ta, o Director do Departamento de Nem todos, é certo… também tem
frequência do ciclo geral Prepara- Instrução do E.M.E., contrapôs o fac- havido quem considere que “agora
tório; to dessa solução poder permitir im- que tanto se fala em conquistas ga-
- outro para a frequência dos portar para o interior de escolas orga- nhas e perdidas cremos que esta foi
cursos superiores, nos moldes enu- nizadas e a funcionar bem , todo um ganha pela malta do Pilão. não se
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merados. “stato quo” que à época era mais ou pode perder e tem que se intensifi-
menos corrente, ao nível das escolas car. A pedagogia assim o exige.” As-
Ambos os momentos de acesso, diri- públicas, de uma certa confusão…, sim falou o nosso condiscípulo Amíl-
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gidos a um mesmo universo de jovens. instabilidade… e indisciplina… car Augusto Pires, afirmação que
Perante uma tal argumentação, subscrevemos em absoluto… Embora
solução Aprovada pareceria que aquela proposta de so- pareça que, no presente, algo aponte
lução não tinha viabilidade para po- para que tal se esteja a perder!!!... Mas
Então porque, e como, não pre- der ser aprovada… isso é uma questão que, a breve tre-
valeceu um tal modelo de solução? Eis senão quando, ocorreu uma cho, voltaremos a analisar…
É aqui que surge o “curioso” da ideia que à partida poderia ser con-
questão… siderada no mínimo de “original”… Assim em 1976, o Pilão não só
O modelo que acabou por ser a saber: acabara de encontrar uma solução
adoptado resultou de um simples Então, se os três Colégios depen- para esvaziar a argumentação da-
pormenor de dialéctica meramente dentes do E.M.E., continuavam a fun- queles que colocavam a hipótese de
circunstancial… cionar com eficiência e disciplina, encerrar ou não encerrar…, como
como no C.M. e no I.O. era ministrado vinha de dar um passo arrojado…, e
No prosseguimento, que se impu- o ensino secundário completo, poder- diria mesmo “de progresso”, para a
nha, da reorganização do plano de es- se-ia manter a proposta de solução, época…
tudos a funcionar no IMPE, de molde restringindo o universo de acesso à
a acompanhar o que se verificava a ní- admissão ao IMPE, para a frequência desta feita, portanto, o Pilão terá
vel geral em tal matéria, a Direcção do dos cursos superiores, a alunos/as assumido a dianteira, do que viria a
Instituto procurou sempre seguir de oriundos/as daqueles dois Colégios… generalizar-se a nível nacional, da
perto essa mesma evolução, para sal- depois de uma análise séria des- coeducação nas escolas… 10
vaguarda da nossa realidade. ta hipótese, foi admitida a sua viabi-
Não iremos abordar aqui os deta- lidade, tendo a mesma vindo a obter (continua…)
lhes de toda essa problemática, o que
será tratado em futuros artigos acerca
desta matéria. Procuraremos cingir
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apenas aquilo que, directa ou indirec-
tamente, se possa relacionar com a
temática da coeducação…
Foi nesse contexto que se desenvol-
veram estudos sobre o assunto, cujas
propostas foram sendo colocadas à
consideração e aprovação da tutela,
por forma a garantir a validade e o re-
conhecimento dos cursos, e respecti-
vos currículos, aqui ministrados.
Não posso precisar a data exacta,
mas estava em curso o ano lectivo de
1975/76, quando numa reunião de
trabalho, que teve lugar no Gabinete
do Director do Instituto, em que par-
ticiparam o Director do Departamen- 2º Ano do Curso Superior de Contabilidade e Administração com algumas alunas admitidas no
to de Instrução do E.M.E., o Director IPE em 1976/77.
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