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evocações


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         pois de meditarem maduramente so-    do IMPE e o Secretário Escolar.  , foi   a aprovação superior, e dado lugar à
         bre o assunto, afigurou-se existir uma   apresentado    um    projecto  que  con-  elaboração  da  legislação  adequada
         solução que foi apresentada à tutela,   templava  a  proposta    já  acima  men-  para o efeito.  8
         (E.M.E.).                            cionada, como uma solução para  um
            Esta solução consistia: em passar   melhor  e  mais  eficiente  aproveita-  Estava assim aberto o caminho à
         a  haver  dois  momentos  para  a  ad-  mento dos meios didáctico-pedagógi-  coeducação no Pilão…,
         missão  ao  instituto,  em  dois  esca-  cos disponíveis.                    Mesmo contra ventos e marés, e a
         lões etários:                           Numa primeira reacção à propos-   incompreensão de alguns!!!...
            -  um  como  já  acontecia  para  a   ta,  o  Director  do  Departamento  de   Nem todos, é certo… também tem
         frequência do ciclo geral Prepara-   Instrução do E.M.E., contrapôs o fac-  havido  quem  considere  que  “agora
         tório;                               to  dessa  solução  poder  permitir  im-  que tanto se fala em conquistas ga-
            -  outro  para  a  frequência  dos   portar para o interior de escolas orga-  nhas e perdidas cremos que esta foi
         cursos superiores, nos moldes enu-   nizadas e a funcionar bem , todo um   ganha  pela  malta  do  Pilão.  não  se
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         merados.                             “stato quo” que à época era mais ou   pode perder e tem que se intensifi-
                                              menos corrente,  ao nível  das escolas   car. A pedagogia assim o exige.” As-
            Ambos os momentos de acesso, diri-  públicas,    de  uma  certa  confusão…,   sim falou o nosso condiscípulo Amíl-
                                                                                                     9
         gidos a um mesmo universo de jovens.  instabilidade… e indisciplina…      car  Augusto  Pires,   afirmação  que
                                                 Perante  uma  tal  argumentação,   subscrevemos em absoluto… Embora
                 solução Aprovada             pareceria que aquela proposta de so-  pareça que, no presente, algo aponte
                                              lução não tinha viabilidade para po-  para que tal se esteja a perder!!!... Mas
            Então  porque,  e  como,  não  pre-  der ser aprovada…                 isso é uma questão que, a breve tre-
         valeceu um tal modelo de solução?       Eis senão quando, ocorreu uma     cho, voltaremos a analisar…
            É  aqui  que  surge  o  “curioso”  da   ideia que à partida poderia ser con-
         questão…                             siderada no mínimo de “original”…      Assim  em  1976,  o  Pilão  não  só
            O  modelo  que  acabou  por  ser   a saber:                            acabara  de  encontrar  uma  solução
         adoptado  resultou  de  um  simples     Então,  se  os  três  Colégios  depen-  para  esvaziar  a  argumentação  da-
         pormenor  de  dialéctica  meramente   dentes do E.M.E., continuavam a fun-  queles que colocavam a hipótese de
         circunstancial…                      cionar  com  eficiência  e  disciplina,   encerrar  ou  não  encerrar…,  como
                                              como no C.M. e no I.O. era ministrado   vinha de dar um passo arrojado…, e
            No prosseguimento, que se impu-   o ensino secundário completo, poder-  diria mesmo “de progresso”, para a
         nha, da reorganização do plano de es-  se-ia  manter  a  proposta  de  solução,   época…
         tudos a funcionar no IMPE, de molde   restringindo  o  universo  de  acesso  à
         a acompanhar o que se verificava a ní-  admissão ao IMPE, para a frequência   desta feita, portanto, o Pilão terá
         vel geral em tal matéria, a Direcção do   dos  cursos  superiores,  a  alunos/as   assumido a dianteira, do que viria a
         Instituto procurou sempre seguir de   oriundos/as daqueles dois Colégios…  generalizar-se  a  nível  nacional,  da
         perto essa mesma evolução, para sal-    depois de uma análise séria des-  coeducação nas escolas…  10
         vaguarda da nossa realidade.         ta hipótese, foi admitida a sua viabi-
            Não iremos abordar aqui os deta-  lidade, tendo a mesma vindo a obter    (continua…)
         lhes de toda essa problemática, o que
         será tratado em futuros artigos acerca
         desta  matéria.   Procuraremos  cingir
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         apenas aquilo que, directa ou indirec-
         tamente,  se  possa  relacionar  com  a
         temática da coeducação…
            Foi nesse contexto que se desenvol-
         veram estudos sobre o assunto, cujas
         propostas  foram  sendo  colocadas  à
         consideração  e  aprovação  da  tutela,
         por forma a garantir a validade e o re-
         conhecimento  dos  cursos,  e  respecti-
         vos currículos, aqui ministrados.

            Não posso precisar a data exacta,
         mas estava em curso o ano lectivo de
         1975/76,  quando  numa  reunião  de
         trabalho, que teve lugar no Gabinete
         do Director do Instituto, em que par-
         ticiparam o Director do Departamen-  2º Ano do Curso Superior de Contabilidade e Administração com algumas alunas admitidas no
         to de Instrução do E.M.E., o Director   IPE em 1976/77.


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