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Evocações        A COEDuCAÇÃO NO IPE (I)

                              “Procuremos somente a beleza, que a vida
                              É um punhado infantil de areia ressequida,
                               Um som de água ou de bronze e uma sombra que passa…”   1
                                                                    Eugénio de Castro


                               “mEmÓRIAS”… NA PRImEIRA PESSOA


                     introdução               as mesmas turmas tivessem uma fre-   termos  escolares,  às  mesmíssimas
                                              quência considerada economicamen-    exigências e regras estabelecidas para
                   o «Editoral», do «Boletim   te adequada…                        o ingresso no ensino superior politéc-
                   da  Associação»  nº  77  –    … e não é que até poderiam existir   nico.
                   (Julho/Setembro 1974), do   tais situações!                       Tendo  em  conta  os  meios  huma-
                   então  seu  Director,  o  Dr.                                   nos e instalações existentes, foi consi-
         DAlfredo Esperança respi-               No nosso caso, dada a estrutura e   derado  pedagogicamente  correcto,
         gamos os excertos a seguir transcri-  funcionamento do  Instituto, por cir-  que as turmas dos cursos superiores
         tos, com a devida vénia ao seu autor.  2  cunstâncias diversas, que resultavam   pudessem ter até 35 alunos cada.
                                                                                                                 3
                                              da admissão ser feita apenas ao nível   Admitia-se ainda, que se a afluên-
               “os Pupilos do Exército        da entrada para o Ciclo Geral Prepa-  cia  de  candidatos  o  justificasse,  po-
                           e a democracia…    ratório, (10/11 anos de idade), poderia   der-se-ia  equacionar  a  hipótese  de
                                              dar-se a circunstância de se verificar   desdobramento de turmas, com o ine-
                             Na  Declaração   algum esvaziamento dos efectivos de   rente ajustamento dum adequado re-
                           de Princípios e Pro-  entrada até ao último ano do plano de   forço  dos  meios,  nomeadamente  do
                           grama  do  Partido   estudos. Um tal aspecto apresentaria   corpo docente.
                           Socialista,  há  um   uma  certa  acentuação  na  transição   Considerando o número de alunos
                           capítulo  intitulado   para os cursos médios, dada a diver-  que transitassem dos Cursos Gerais,
                           «Uma Política Ins-  sidade de opções dos cursos existen-  o número de vagas disponíveis, com a
                           titucional ao Servi-  tes.                              premissa  dos  35  alunos  por  turma,
                           ço do Cidadão».       Assim, poderia ocorrer ocasional-  seriam  abertas  a  candidatos  vindos
        António B. Pinheiro   Neste, com o sub-
               (19460033)  título de «Forças Ar-  mente uma tal realidade…         do exterior…
                                                                                     Desta  forma  se  procuraria  renta-
                                                 Embora o fenómeno já se proces-
                           madas»,  lê-se  o  que   sasse  anteriormente,  o  mesmo  assu-  bilizar ao máximo, quer pedagogica-
                           passamos a transcre-  miu um cariz de maior acuidade, face   mente,  quer  economicamente,  os
         ver, e que, na parte final se destaca.  à realidade sócio-cultural que se pas-  meios didádico-pedagógicos de que o
            …                                 sou a viver nesse período…           Instituto disporia.
            6.8  Como  princípios  complementares
         enunciam-se os seguintes:                   Análise da situação                  A solução Proposta
            …
            6.8.2 Abandono dos princípios aristo-  Então  como  se  poderia  contra-  Nunca  ocorrera  alterar  o  “stato
         cráticos, das bases «elitistas» e dos parti-  riar uma tal argumentação e ultra-  quo” do Instituto, quanto à sua carac-
         cularismos e privilégios de tipo corporati-  passar a situação?           terização de ser uma escola, desde a
         vo na estrutura das Forças Armadas, as-  Com os efectivos normais das ad-  sua fundação, destinada a receber “os
         sim  como  a  resoluta  democratização  de   missões, nas condições expressas, pa-  filhos varões…”   , i. é, uma escola voca-
                                                                                               4
         toda a organização militar.          receria não se vislumbrar uma solu-  cionada para o sexo masculino…
                                              ção para o problema…, a menos que      os  alunos  a  admitir,  nas  condi-
            Em consequência deste princípio:  fosse  “diminuída”  a  oferta  opcional   ções já expressas, iriam frequentar
            6.8.2.1Serão extintos os Colégio Mili-  dos cursos superiores, o que não faria   o instituto em regime de internato,
         tar, os Pupilos do Exército e o Instituto de   sentido…                   em  pé  de  igualdade,  para  todos  os
         Odivelas.”                              Assim sendo, uma solução, que se   efeitos,  com  os  restantes  alunos…
                                              afigurava como razoável, poderia pas-  apenas,  a  sua  frequência  escolar,  se
            Ora!                              sar por haver admissões, também ao   iria processar ao nível de ensino dos
            De  entre  a  argumentação  susten-  nível dos cursos (agora) superiores,   cursos superiores.
         tada por gente responsável, à época,   para os jovens descendentes de ele-
         ressaltava entre outra, o aspecto dos   mentos  da  “família  militar”…,  que   Como enfrentar o assunto, para o
         encargos para o erário público, resul-  tivessem  obtido  a  sua  qualificação   ultrapassar de forma positiva e obs-
         tante do facto da existência de turmas   do ensino secundário, em estabele-  tar aos “clamores”?
         com um número reduzido de alunos,    cimentos de ensino público ou pri-
         por  vezes  de  um  ou  dois,  para  um   vado.                             Nestas circunstância, aos respon-
         efectivo docente, igual ao que seria se   Estas admissões obedeceriam, em   sáveis pela Direcção do Instituto, de-


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