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CULTURA E CONHECIMENTO


           os PrIMeIros sÉCUlos do


           CrIsTIaNIsMo



           José Pereira | 19510211



              os anos 50 começam a fazer-se textos de catequese cristã. No fim   O Evangelho de João é de natureza mais teológica e reflexiva e foi
           Ndo século I eram cerca de 150.                    publicado mais tarde, na década de 90. Escrito, também, em grego, nele
              O Cânone fixa-se ao longo dos séculos II e III, e são 27 os textos   é feita a relação da vida de Jesus com a pré-existência do mundo.
           escolhidos à luz de um critério que teve em conta a tradição e a ligação   Os Actos dos Apóstolos da autoria de Lucas constitui o relato do
           aos apóstolos.                                     cumprimento da profecia de Jesus. No seu prólogo, Lucas escreve para
              Há questões em que houve demora até se chegar a consenso, só   os romanos. São João Crisóstomo considerou os Actos dos Apóstolos
           atingido nos séculos IV e V com os grandes padres da Igreja (Ambrósio,   como sendo o Evangelho do Espírito Santo.
           Jerónimo, Agostinho e Gregório I).                    Os cristãos começam a ser notados por algumas práticas e ideias:
              Nos anos setenta dão-se dois acontecimentos importantes:  • Eles desvalorizam o mundo presente e valorizam o mundo que
              • A  guerra  dos  judeus  em  que  os  romanos  vencem  e  arrasam    estava para além da morte;
                Jerusalém, dando-se em seguida a dispersão de judeus e cris-  • Acentuam a ideia do cristão como o estrangeiro na terra.
                tãos;                                            Sofrem  acusações  que  começam  em  meios  populares  e  depois
              • Os Evangelhos Sinópticos são publicados.      passam aos filósofos como Luciano de Samosata (sec. II) que escreve
              Em Roma começa a haver animosidade contra os cristãos embora   um  livro  Sobre  a  morte  de  peregrino  (cristão),  em  que  escarnece
           não declarada.                                     dos cristãos por serem caridosos com os desvalidos e insensíveis à
              Só depois do ano 100 os imperadores romanos irão pronunciar-se   morte.
           contra o Cristianismo, e fazem-no em nome do Estado, como acontece   O segundo grande acusador é Celso que escreveu Discurso verda-
           com Adriano e Trajano que compreendem que estão a enfrentar uma   deiro  contra  os  cristãos,  em  que  os  acusa  de  ateus  por  negarem  o
           nova religião.                                     poder dos deuses romanos.
              Os três Evangelhos sinópticos, de Mateus, Marcos e Lucas, são   Outro acusador é Frontão, no Norte de África, que acusa os cristãos
           publicados cerca do ano 70.                        de desvalorizarem o casamento e valorizarem a virgindade e o celibato,
              No Evangelho de Mateus conhecem-se aspectos da primeira comu-  o que era uma afronta ao mundo romano.
           nidade cristã, que começa a formar-se no dia de Pentecostes. É um   Porfírio no sec III publica 15 livros contra os cristãos.
           Evangelho  centrado  no  Sermão  das  Bem-Aventuranças,  escrito  em   Factos mais criticados:
           aramaico, e tem como destinatários os judeus.         • O cristão advogava o perdão (contrariava os critérios da justiça
              Marcos escreveu em Roma após as mortes de Pedro e Paulo, e   romana)
           usou a língua grega. O seu Evangelho começa com João Baptista e   • Ajudava os marginais e diziam que entre a pobreza e a riqueza
           descreve parte da vida de Jesus.                       aquela era um valor maior.
              O Evangelho de Lucas, médico discípulo de Paulo, foi escrito na   • Na política, os cristãos eram contra as armas e contra as guerras.
           língua grega, descrevendo a vida de Jesus como se esta fosse uma   Havia uma grande diferença no conceito de virtude. Para os roma-
           caminhada de Belém a Jerusalém, e tem como destinatários todos os   nos ela consistia no heroísmo, na ordem, na distinção, na sociabilida-
           povos.                                             de, na propriedade, na investigação legalista da verdade.





























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