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CULTURA E CONHECIMENTO
os PrIMeIros sÉCUlos do
CrIsTIaNIsMo
José Pereira | 19510211
os anos 50 começam a fazer-se textos de catequese cristã. No fim O Evangelho de João é de natureza mais teológica e reflexiva e foi
Ndo século I eram cerca de 150. publicado mais tarde, na década de 90. Escrito, também, em grego, nele
O Cânone fixa-se ao longo dos séculos II e III, e são 27 os textos é feita a relação da vida de Jesus com a pré-existência do mundo.
escolhidos à luz de um critério que teve em conta a tradição e a ligação Os Actos dos Apóstolos da autoria de Lucas constitui o relato do
aos apóstolos. cumprimento da profecia de Jesus. No seu prólogo, Lucas escreve para
Há questões em que houve demora até se chegar a consenso, só os romanos. São João Crisóstomo considerou os Actos dos Apóstolos
atingido nos séculos IV e V com os grandes padres da Igreja (Ambrósio, como sendo o Evangelho do Espírito Santo.
Jerónimo, Agostinho e Gregório I). Os cristãos começam a ser notados por algumas práticas e ideias:
Nos anos setenta dão-se dois acontecimentos importantes: • Eles desvalorizam o mundo presente e valorizam o mundo que
• A guerra dos judeus em que os romanos vencem e arrasam estava para além da morte;
Jerusalém, dando-se em seguida a dispersão de judeus e cris- • Acentuam a ideia do cristão como o estrangeiro na terra.
tãos; Sofrem acusações que começam em meios populares e depois
• Os Evangelhos Sinópticos são publicados. passam aos filósofos como Luciano de Samosata (sec. II) que escreve
Em Roma começa a haver animosidade contra os cristãos embora um livro Sobre a morte de peregrino (cristão), em que escarnece
não declarada. dos cristãos por serem caridosos com os desvalidos e insensíveis à
Só depois do ano 100 os imperadores romanos irão pronunciar-se morte.
contra o Cristianismo, e fazem-no em nome do Estado, como acontece O segundo grande acusador é Celso que escreveu Discurso verda-
com Adriano e Trajano que compreendem que estão a enfrentar uma deiro contra os cristãos, em que os acusa de ateus por negarem o
nova religião. poder dos deuses romanos.
Os três Evangelhos sinópticos, de Mateus, Marcos e Lucas, são Outro acusador é Frontão, no Norte de África, que acusa os cristãos
publicados cerca do ano 70. de desvalorizarem o casamento e valorizarem a virgindade e o celibato,
No Evangelho de Mateus conhecem-se aspectos da primeira comu- o que era uma afronta ao mundo romano.
nidade cristã, que começa a formar-se no dia de Pentecostes. É um Porfírio no sec III publica 15 livros contra os cristãos.
Evangelho centrado no Sermão das Bem-Aventuranças, escrito em Factos mais criticados:
aramaico, e tem como destinatários os judeus. • O cristão advogava o perdão (contrariava os critérios da justiça
Marcos escreveu em Roma após as mortes de Pedro e Paulo, e romana)
usou a língua grega. O seu Evangelho começa com João Baptista e • Ajudava os marginais e diziam que entre a pobreza e a riqueza
descreve parte da vida de Jesus. aquela era um valor maior.
O Evangelho de Lucas, médico discípulo de Paulo, foi escrito na • Na política, os cristãos eram contra as armas e contra as guerras.
língua grega, descrevendo a vida de Jesus como se esta fosse uma Havia uma grande diferença no conceito de virtude. Para os roma-
caminhada de Belém a Jerusalém, e tem como destinatários todos os nos ela consistia no heroísmo, na ordem, na distinção, na sociabilida-
povos. de, na propriedade, na investigação legalista da verdade.
52 BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO