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PUPILOS DO EXÉRCITO IPE
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             o “Campo de Concentração do Tarrafal” – Colónia Penal, na ilha de   Por  outro  lado,  a  mesma  “acção  concertada”  verificava-se  nos
             Santiago (Cabo Verde).                           campos  de  concentração  mais  conhecidos  na  Galiza,  os  de  Lubián,
                                                              Lavacolla (Santiago de Compostela) e o cárcere de extermínio da Ilha
           a educação nacional                                de São Simão (comarca de Vigo). Existem, ainda, em cada cidade ou
                                                              vila, lugares, não reconhecidos, de fuzilamento maciço e continuado de
              O  Estado  Novo  utiliza  a  política  educativa  para  inculcar  a  sua   pessoas, que foram consideradas “perigosas” para o regime fascista,
           doutrina, nos espaços escolares, mas também na família e na comuni-  católicas ou não.
           dade. A escola nacionalista integra uma forte corporização ideológica e   As potências europeias de governos democráticos (a Inglaterra e a
           de doutrinação moral, interiorizando um modelo de sociedade unifica-  França) assumiram uma «política de não intervenção», que se inscrevia
           da no plano político, simbólico e cultural. Para conseguir esse modelo   na estratégia, de apaziguamento, para com o expansionismo agressivo
           de  sociedade  adoptam-se  algumas  medidas:  compartimentação  do   e nacionalista alemão.
           ensino,  pela  separação  dos  sexos  e  contra  a  escola  única;  realismo   Para a Europa, a guerra civil de Espanha, onde a Alemanha ensaiou
           pragmático, nivelando por baixo as aprendizagens escolares; centralis-  novas  tácticas  militares,  empregando  simultaneamente  blindados,
           mo administrativo através de mecanismos de inspecção e controlo do   aviação e infantaria, foi uma preparação para a II Guerra Mundial, e
           corpo docente; desprofissionalização do professorado, pela desvalori-  reforçou a aliança entre a Alemanha nazi e a Itália fascista.
           zação das bases profissionais e científicas da actividade docente. Impõe-
           -se  o  livro  único;  cria-se  a  Mocidade  Portuguesa  (11de  Abril1936)
           [Organização de carácter milicial dirigida às camadas mais jovens da
           população,  por  decreto  em  1936,  tendo  a  sua  secção  feminina  sido
           criada dois anos mais tarde]. Em 1939 seria alargada às colónias. A
           criação e manutenção de organizações milícias, não eram exclusivas do
           Estado Novo português, na realidade, encontram-se organizações do
           mesmo  tipo  quer  na  Itália  de  Mussolini  (Balilas)  quer  na  Alemanha
           hitleriana (Hitlerjugend) e na Obra das Mães pela Educação Nacional.
                                                              Crianças espanholas  Igreja saqueada  Chorando uma vítima
                                                              1936/39
           “deus, pátria e Família”
                                                                 A II República espanhola chegava ao seu término, numa cons-
              Salazar (26Maio36), lança a “célebre” trilogia do Estado Novo – “Não   tante “luta” fratricida, onde se revelaram as maiores intolerâncias politico-
           discutamos Deus e a virtude; Não discutamos a Pátria e a sua história;   -partidarias pelos vários partidos e autores, como grande desrespeito pela
           não discutamos a Autoridade e o seu prestígio; Não discutamos a Fa-  condição  humana,  e,  do  individuo-cidadão,  aquando  dos  confrontos
           mília e a sua moral; não discutamos a glória do Trabalho e o seu dever”.  militares, entres os diversos beligerantes, no terreno. Atente-se o balanço,
                                                              quanto ao número de vítimas, que a “Intermitente – Guerra Civil” provo-
           a guerra civil de espanha (i)                      cou no País, entre mortos, feridos, presos e, ou deportados.

              A 18 de Julho de 1936 um pronunciamento militar de generais e   a oposição antifascista portuguesa
           oficiais superiores das forças armadas, contra o poder republicano da
           Frente Popular, que vencera as eleições de 16 Fevereiro de 1936, ini-  A primeira fase da luta oposicionista à ditadura militar, chamada de
           ciaram uma guerra civil em Espanha, durando três anos, tendo termi-  «reviralho», congrega republicanos, anarco-sindicalistas e comunistas
           nado a 1 de Abril de 1939.                         e abrange o período de 1926 a 1931, com atentados e revoltas em 1927,
              O Generalíssimo Franco inicia a ofensiva na Catalunha (Dez38),   1928, 1931 e 1934.
           com a ajuda italiana toma Barcelona (26Jan39), em 27Fev desse ano,   No primeiro dia de Agosto de 1935, os comunistas organizam um
           a França e a Inglaterra reconhecem o novo Governo Espanhol – Franco   “Dias Mundial” contra a Guerra e o Fascismo, protestando com uma
           chegava ao poder.                                  manifestação, contra a invasão da Abissínia e, acabando no apedreja-
              Com a vitória das forças nacionalistas do Generalíssimo Franco,   mento da embaixada italiana, Um dos organizadores da manifestação,
           que “acalentou” a rebelião em Marrocos e, veio a assumir o comando   sob as ordens de Bento Gonçalves, é Francisco Ferreira, depois, cha-
           das  forças  nacionalistas,  depois  da  morte  do  general  Sanjurjo,  em   mado de Chico da CUF.
           Portugal, quando levantava voo, para seguir para Espanha. A Alemanha   Em 1935, o PCP, já na clandestinidade, organiza a Frente Popular
           Nazi,  Salazar  e  a  Itália  fascista,  apoiaram  os  rebeldes  nacionalistas,   Portuguesa com alguma influência nos meios republicanos exilados e
           enquanto a União Soviética e a República do México, apoiaram o go-  na juventude estudantil e intelectual, apoiando o governo republicano
           verno republicano.                                 espanhol, na Guerra Civil de Espanha.
              Na Galiza, zona que ficara na “retaguarda fascista” (militarmente   Reconheceremos, que as “Confrontações”, “Casos” e “Situa-
           ocupadas  logo  no  início),  a  luta  republicana  encontrou  a  forma  de   ções” não irão ficar, por aqui.
           guerrilhas organizadas, que levaram a luta, até depois de 1956.  Sobre estes “temas”: A Mocidade, A Milícia, A Legião &
              O  Franquismo  instaurou  o  método  dos  “passeios”  (ir  procurar   Santos Costa (1936)
           pessoas  a  sua  casa  para  “passeá-los”,  ou  seja,  fuzilá-los  à  noite  e   Abordá-los-emos. Por aqui, não ficaremos.
           deixá-los nas valetas). Através deste método e dos confrontos armados
           com a guerrilha morreram 197 000 pessoas. Cerca de 200 mil galegos   Cum grano salis, corrente calamo
           fugiram exilando-se para outros países.            (Com um grão de sal, ao correr da pena)



               BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO                                              49
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