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PUPILOS DO EXÉRCITO IPE

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           Prova de aptidão profissional dos cursos
           profissionais do ensino secundário

           Luís varela | professor do ipe e Coordenador dos Cursos profissionais






              Os Cursos Profissionais, sob a tutela do Ministério da Educação,   de excelência do ensino e da educação no Instituto, aspeto evidenciado
           são um dos percursos do nível secundário de educação.  nas Provas de Aptidão Profissional aplicadas aos finalistas do 12º Ano.
              Conferem o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualifi-  O conjunto de competências profissionais, relacionais e organiza-
           cações,  correspondente  a  uma  dupla  certificação,  o  12º  Ano  e  uma   cionais adquiridas em toda a realização de um projeto, que se concre-
           certificação profissional de acordo com o curso frequentado.  tiza  num  produto  tecnicamente  relevante  para  o  curso  frequentado,
              Esta tipologia de ensino vocacionada para o mundo do trabalho não   comprova as potencialidades do aluno do IPE.
           obsta o prosseguimento dos estudos pós-secundários, tanto no acesso   Esse sinal foi dado com a realização da primeira PAP, através do
           ao ensino superior, como na frequência dos cursos de Especialização   projeto do relógio digital solar, visível na fachada do edifício da enfer-
           Tecnológica.                                       maria da 1ª Secção e oficialmente inaugurado em 25 de maio de 2012,
                                                              que pela sua elevada complexidade tecnológica em termos da conceção,
                                                              da execução e da montagem mostra a elevada qualidade técnica e es-
                                                              tética do trabalho final apresentado.
                                                                 A  segunda  PAP  realizada  no  presente  ano  letivo  de  2012-13  e
                                                              culminada com a apresentação pública e defesa dos projetos em 08mai13,
                                                              foi desenvolvida com as mesmas potencialidades atrás referidas, dife-
                                                              renciando-se da primeira por se revestir de trabalhos de índole indivi-
                                                              dual, mas que de uma forma geral em nada menosprezou o projeto
                                                              globalizante  anterior,  estando  de  igual  forma  demonstrados  nos  18
                                                              projetos realizados a ligação afetiva de alunos e professores aos traba-
                                                              lhos efetuados.
                                                                 Fica a certeza de que o retorno do ensino técnico-profissional aos
                                                              Pupilos do Exército constitui uma mais-valia para o futuro dos seus
                                                              alunos, pela elevada qualificação adquirida e que abre portas imediatas
                                                              para o meio laboral, simultaneamente, devido à estratégia implementa-
              O plano curricular de cada curso definido pela Agência Nacional de   da  na  gestão  dos  currículos  das  disciplinas  nucleares,  possibilita  a
           Qualificação (ANQ) assenta numa estrutura modular de todas as disci-  candidatura ao ensino superior em igualdade de circunstâncias com os
           plinas,  agrupadas  em  3  componentes  da  formação:  sociocultural,   restantes alunos dos Cursos Regulares.
           científica e técnica, esta última englobando a Formação em Contexto de
           Trabalho (FCT), o que perfaz uma duração total de 3100 horas,
           repartidas por 3 anos letivos. Do currículo ainda faz parte a reali-
           zação de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP).
              Este tipo de ensino foi implementado no Instituto dos Pupilos
           do Exército no ano letivo de 2009-10 e deu lugar, a partir de então,
           à extinção gradual dos Cursos Científico Humanísticos. A aposta
           nos Cursos de Manutenção Industrial (vertentes de Mecatrónica e
           de Eletromecânica), Energias Renováveis (Solar) e Gestão devolveu
           à Instituição a vocação para o ensino em áreas afins aos antigos
           cursos superiores. Aproveitavam-se desta forma os espaços e os
           recursos didáticos existentes e apontava-se a formação de jovens
           para um universo considerado prioritário.
              Ficou assim assinalado o regresso a uma tipologia de ensino
           eminentemente técnico que desde sempre foi o apanágio na for-
           mação dos alunos dos Pupilos do Exército e, como razão mais
           preponderante na tomada da decisão superior, a diferenciação da
           oferta formativa do Ensino Secundário do IPE em relação à dos
           outros 2 Estabelecimentos Militares de Ensino.
              A vertente da formação integral dos alunos do IPE, em termos
           escolares e comportamentais, ficou novamente restabelecida, vetor



               BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO                                              45
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