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PUPILOS DO EXÉRCITO IPE
INSTITUTO DOS
Prova de aptidão profissional dos cursos
profissionais do ensino secundário
Luís varela | professor do ipe e Coordenador dos Cursos profissionais
Os Cursos Profissionais, sob a tutela do Ministério da Educação, de excelência do ensino e da educação no Instituto, aspeto evidenciado
são um dos percursos do nível secundário de educação. nas Provas de Aptidão Profissional aplicadas aos finalistas do 12º Ano.
Conferem o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualifi- O conjunto de competências profissionais, relacionais e organiza-
cações, correspondente a uma dupla certificação, o 12º Ano e uma cionais adquiridas em toda a realização de um projeto, que se concre-
certificação profissional de acordo com o curso frequentado. tiza num produto tecnicamente relevante para o curso frequentado,
Esta tipologia de ensino vocacionada para o mundo do trabalho não comprova as potencialidades do aluno do IPE.
obsta o prosseguimento dos estudos pós-secundários, tanto no acesso Esse sinal foi dado com a realização da primeira PAP, através do
ao ensino superior, como na frequência dos cursos de Especialização projeto do relógio digital solar, visível na fachada do edifício da enfer-
Tecnológica. maria da 1ª Secção e oficialmente inaugurado em 25 de maio de 2012,
que pela sua elevada complexidade tecnológica em termos da conceção,
da execução e da montagem mostra a elevada qualidade técnica e es-
tética do trabalho final apresentado.
A segunda PAP realizada no presente ano letivo de 2012-13 e
culminada com a apresentação pública e defesa dos projetos em 08mai13,
foi desenvolvida com as mesmas potencialidades atrás referidas, dife-
renciando-se da primeira por se revestir de trabalhos de índole indivi-
dual, mas que de uma forma geral em nada menosprezou o projeto
globalizante anterior, estando de igual forma demonstrados nos 18
projetos realizados a ligação afetiva de alunos e professores aos traba-
lhos efetuados.
Fica a certeza de que o retorno do ensino técnico-profissional aos
Pupilos do Exército constitui uma mais-valia para o futuro dos seus
alunos, pela elevada qualificação adquirida e que abre portas imediatas
para o meio laboral, simultaneamente, devido à estratégia implementa-
O plano curricular de cada curso definido pela Agência Nacional de da na gestão dos currículos das disciplinas nucleares, possibilita a
Qualificação (ANQ) assenta numa estrutura modular de todas as disci- candidatura ao ensino superior em igualdade de circunstâncias com os
plinas, agrupadas em 3 componentes da formação: sociocultural, restantes alunos dos Cursos Regulares.
científica e técnica, esta última englobando a Formação em Contexto de
Trabalho (FCT), o que perfaz uma duração total de 3100 horas,
repartidas por 3 anos letivos. Do currículo ainda faz parte a reali-
zação de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP).
Este tipo de ensino foi implementado no Instituto dos Pupilos
do Exército no ano letivo de 2009-10 e deu lugar, a partir de então,
à extinção gradual dos Cursos Científico Humanísticos. A aposta
nos Cursos de Manutenção Industrial (vertentes de Mecatrónica e
de Eletromecânica), Energias Renováveis (Solar) e Gestão devolveu
à Instituição a vocação para o ensino em áreas afins aos antigos
cursos superiores. Aproveitavam-se desta forma os espaços e os
recursos didáticos existentes e apontava-se a formação de jovens
para um universo considerado prioritário.
Ficou assim assinalado o regresso a uma tipologia de ensino
eminentemente técnico que desde sempre foi o apanágio na for-
mação dos alunos dos Pupilos do Exército e, como razão mais
preponderante na tomada da decisão superior, a diferenciação da
oferta formativa do Ensino Secundário do IPE em relação à dos
outros 2 Estabelecimentos Militares de Ensino.
A vertente da formação integral dos alunos do IPE, em termos
escolares e comportamentais, ficou novamente restabelecida, vetor
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