Page 36 - Boletim APE_228
P. 36

IPE    INSTITUTO DOS
               PUPILOS DO EXÉRCITO


                              Grupo Coral e Instrumental do IPE


              A  APE  vive  e  acompanha  de  forma  muito  intensa  o    Este é o meu segundo ano à frente do Coro do IPE, o ano passado,
           momento  difícil  que  o  nosso  Instituto  presentemente  atra-   quando cheguei, pensei que estava definido quem pertencia ou não,
           vessa, como tal é intenção do Boletim trazer para artigos de   mas, com a rotatividade anual, os alunos são livres de pretender fazer
           capa aspectos importantes da vida actual do IPE e os valores   parte do Coro.
           que devem ser transmitidos para o exterior.           Poderia haver a obrigatoriedade de todos os alunos pertencerem ao
              O Grupo Coral transmite uma imagem muito positiva em   Coro mas para tal teria que haver mais do que um professor o que não
           vários momentos e cenários e daí surgiu a ideia desta con-  é o caso.
           versa, que tivemos em Dezembro passado, com a Senhora   Não haveria capacidade de resposta quando se ensaia 1 vez por
           Professora de música Dr.ª Irene Aleixo a quem agradecemos   semana, 1 hora, à Sexta-feira, das onze e quarenta ao meio-dia e qua-
           a disponibilidade e o tempo que nos dedicou.       renta.
                                                                 Quando estamos perto das apresentações, o Grupo Coral e o Gru-
           Como funciona o Coro do IPe                        po Instrumental ensaiam à 2ª feira ao final do dia, já depois das aulas,
              Antes de explicar como funciona o nosso Grupo Coral e Instrumen-  uma vez que dentro do espaço lectivo tanto os alunos como eu estamos
           tal, é esta a designação do Coro do IPE, é necessário esclarecer alguns   em aulas.
           aspectos:                                             No ano passado o nosso Grupo Instrumental era constituído pelo
              O termo Coro designa um conjunto de cantores, número mais ou   Piano, por uma Guitarra, por um Clarinete, uma Flauta Transversal e pela
           menos considerável que canta em uníssono, ou a vozes, com ou sem   Bateria. Nessa altura contei com a ajuda preciosa de 3 alunos, o Filipe,
           acompanhamento instrumental e é um agrupamento de várias vozes para   que  era  o  Comandante  de  Batalhão  e  que  já  saiu,  o  Domingos  que
           o exercício de interpretação através do canto.     também já saiu e o Kenny, o nosso saxofonista, o único que continua
              O Canto Coral é o tipo de música que se faz com o coro. Normal-  uma vez que está no 10º ano e ainda tem mais dois anos connosco.
           mente é composto por vozes mistas e é constituído por 2 naipes, um   Quando fui colocada no IPE tive o cuidado de contactar a minha
           naipe feminino e um naipe masculino, sendo que o naipe feminino é   antecessora a pedir as partituras do Coro e a informação sobre o que
           composto pelos sopranos e os contraltos e o naipe masculino pelos   estavam a trabalhar. Estranhamente chegou-me uma única partitura.
           tenores e os baixos.                                  Nessa  altura  apercebi-me  que  os  alunos  do  Grupo  Coral,  não
              O  nosso  Grupo  Coral  tem  cerca  de  140  elementos,  canta  com   cantavam por partitura, não liam música.
           acompanhamento instrumental e dispõe de um grupo de crianças, um   Comecei por trabalhar o Hino do IPE, a única partitura que recebi, e
           grupo de jovens e um grupo de vozes já mais formadas.   verifiquei que a melodia gravada no 25º Aniversário do Instituto já não
              As  idades  são  compreendidas  entre  os  10  e  os  18  anos  com  a   era bem a que os alunos estavam a cantar. O Hino do IPE, cantado à
           particularidade de contarmos também com as meninas.   capela como muitas vezes acontece, não é fácil de se cantar. Tem um
              Nas idades dos 10 aos 12/13 anos estão as chamadas vozes brancas   âmbito de uma 11ª, ou seja, há um intervalo grande entre a nota mais
           (rapazes), depois as vozes das meninas, que podem ser divididas já em   grave e a mais aguda. Se não for dada a nota correta para todos cantarem
           termos de soprano e contralto, a seguir as vozes intermédias dos 14, 15   em uníssono, cada aluno começa na nota que lhe é mais confortável e o
           e 16 anos, a chamada fase da transformação da adolescência e, por fim,   resultado é uma tremenda desafinação. Tenho lutado contra isso porque,
           as outras vozes mais graves, já formadas a partir dos 16, 17, 18 anos.   conforme  tenho  dito  muitas  vezes  aos  alunos,  quando  fazemos  uma
              É uma mistura tímbrica extremamente difícil de gerir.  apresentação,  por  exemplo  uma  Missa,  as  Janeiras,  ou  uma  Abertura
              Quando  cheguei  ao  IPE,  no  ano  passado,  deparei-me  com  um   Solene, em que interpretamos o reportório cantando afinados e fechamos
           Grupo Coral que não cantava a vozes, cantava a uníssono e não tinha   com o Hino cantando desafinado, é o último tema que as pessoas levam
           um repertório consolidado.                         no ouvido, ou seja um tema cantado desafinado. O Hino tem que ser o
              Enquanto um Grupo Coral, normalmente, tem o seu reportório no   tema mais bem cantado e interpretado e não o mais bem gritado!
           nosso caso é diferente pois, no início do ano, é-nos apresentado um
           calendário com as apresentações a realizar, e o nosso repertório tem   É um estímulo para os alunos pertencerem ao Coro
           que ser escolhido em função dessas apresentações.     O Coro, é a imagem do IPE, em termos de representação e tem
                                                              valor reconhecido. Eu própria já tive oportunidade de estar quer no CM
                                                              quer no IO e receber os parabéns. Os alunos sentem-se compensados
                                                              com esse estímulo.

                                                              a motivação manifesta-se também através da disponibilida-
                                                              de para os ensaios, fora de horas?
                                                                 Sim  há  muita  disponibilidade  e  motivação!  Por  exemplo  este  ano
                                                              propus à Direcção que as aulas de música fossem também direccionadas
                                                              ao terceiro ciclo porque achei que não era correcto uma Instituição que
                                                              tem um Grupo Coral com todo este peso, em termos de apresentação
                                                              pública, não ter no seu horário a aula de música também no 3º Ciclo.


           34                                                               BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41