Page 36 - Boletim APE_228
P. 36
IPE INSTITUTO DOS
PUPILOS DO EXÉRCITO
Grupo Coral e Instrumental do IPE
A APE vive e acompanha de forma muito intensa o Este é o meu segundo ano à frente do Coro do IPE, o ano passado,
momento difícil que o nosso Instituto presentemente atra- quando cheguei, pensei que estava definido quem pertencia ou não,
vessa, como tal é intenção do Boletim trazer para artigos de mas, com a rotatividade anual, os alunos são livres de pretender fazer
capa aspectos importantes da vida actual do IPE e os valores parte do Coro.
que devem ser transmitidos para o exterior. Poderia haver a obrigatoriedade de todos os alunos pertencerem ao
O Grupo Coral transmite uma imagem muito positiva em Coro mas para tal teria que haver mais do que um professor o que não
vários momentos e cenários e daí surgiu a ideia desta con- é o caso.
versa, que tivemos em Dezembro passado, com a Senhora Não haveria capacidade de resposta quando se ensaia 1 vez por
Professora de música Dr.ª Irene Aleixo a quem agradecemos semana, 1 hora, à Sexta-feira, das onze e quarenta ao meio-dia e qua-
a disponibilidade e o tempo que nos dedicou. renta.
Quando estamos perto das apresentações, o Grupo Coral e o Gru-
Como funciona o Coro do IPe po Instrumental ensaiam à 2ª feira ao final do dia, já depois das aulas,
Antes de explicar como funciona o nosso Grupo Coral e Instrumen- uma vez que dentro do espaço lectivo tanto os alunos como eu estamos
tal, é esta a designação do Coro do IPE, é necessário esclarecer alguns em aulas.
aspectos: No ano passado o nosso Grupo Instrumental era constituído pelo
O termo Coro designa um conjunto de cantores, número mais ou Piano, por uma Guitarra, por um Clarinete, uma Flauta Transversal e pela
menos considerável que canta em uníssono, ou a vozes, com ou sem Bateria. Nessa altura contei com a ajuda preciosa de 3 alunos, o Filipe,
acompanhamento instrumental e é um agrupamento de várias vozes para que era o Comandante de Batalhão e que já saiu, o Domingos que
o exercício de interpretação através do canto. também já saiu e o Kenny, o nosso saxofonista, o único que continua
O Canto Coral é o tipo de música que se faz com o coro. Normal- uma vez que está no 10º ano e ainda tem mais dois anos connosco.
mente é composto por vozes mistas e é constituído por 2 naipes, um Quando fui colocada no IPE tive o cuidado de contactar a minha
naipe feminino e um naipe masculino, sendo que o naipe feminino é antecessora a pedir as partituras do Coro e a informação sobre o que
composto pelos sopranos e os contraltos e o naipe masculino pelos estavam a trabalhar. Estranhamente chegou-me uma única partitura.
tenores e os baixos. Nessa altura apercebi-me que os alunos do Grupo Coral, não
O nosso Grupo Coral tem cerca de 140 elementos, canta com cantavam por partitura, não liam música.
acompanhamento instrumental e dispõe de um grupo de crianças, um Comecei por trabalhar o Hino do IPE, a única partitura que recebi, e
grupo de jovens e um grupo de vozes já mais formadas. verifiquei que a melodia gravada no 25º Aniversário do Instituto já não
As idades são compreendidas entre os 10 e os 18 anos com a era bem a que os alunos estavam a cantar. O Hino do IPE, cantado à
particularidade de contarmos também com as meninas. capela como muitas vezes acontece, não é fácil de se cantar. Tem um
Nas idades dos 10 aos 12/13 anos estão as chamadas vozes brancas âmbito de uma 11ª, ou seja, há um intervalo grande entre a nota mais
(rapazes), depois as vozes das meninas, que podem ser divididas já em grave e a mais aguda. Se não for dada a nota correta para todos cantarem
termos de soprano e contralto, a seguir as vozes intermédias dos 14, 15 em uníssono, cada aluno começa na nota que lhe é mais confortável e o
e 16 anos, a chamada fase da transformação da adolescência e, por fim, resultado é uma tremenda desafinação. Tenho lutado contra isso porque,
as outras vozes mais graves, já formadas a partir dos 16, 17, 18 anos. conforme tenho dito muitas vezes aos alunos, quando fazemos uma
É uma mistura tímbrica extremamente difícil de gerir. apresentação, por exemplo uma Missa, as Janeiras, ou uma Abertura
Quando cheguei ao IPE, no ano passado, deparei-me com um Solene, em que interpretamos o reportório cantando afinados e fechamos
Grupo Coral que não cantava a vozes, cantava a uníssono e não tinha com o Hino cantando desafinado, é o último tema que as pessoas levam
um repertório consolidado. no ouvido, ou seja um tema cantado desafinado. O Hino tem que ser o
Enquanto um Grupo Coral, normalmente, tem o seu reportório no tema mais bem cantado e interpretado e não o mais bem gritado!
nosso caso é diferente pois, no início do ano, é-nos apresentado um
calendário com as apresentações a realizar, e o nosso repertório tem É um estímulo para os alunos pertencerem ao Coro
que ser escolhido em função dessas apresentações. O Coro, é a imagem do IPE, em termos de representação e tem
valor reconhecido. Eu própria já tive oportunidade de estar quer no CM
quer no IO e receber os parabéns. Os alunos sentem-se compensados
com esse estímulo.
a motivação manifesta-se também através da disponibilida-
de para os ensaios, fora de horas?
Sim há muita disponibilidade e motivação! Por exemplo este ano
propus à Direcção que as aulas de música fossem também direccionadas
ao terceiro ciclo porque achei que não era correcto uma Instituição que
tem um Grupo Coral com todo este peso, em termos de apresentação
pública, não ter no seu horário a aula de música também no 3º Ciclo.
34 BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO