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EVOCAÇÕEs (cont.)





                                                                Aeroclube pela “simpática” alcunha de “caixão voador”. O
                                                                destino foi a Inhaca, verdadeira ilha paradisíaca, a cerca de
                                                                20 minutos de Lourenço Marques. Que fascinante, aquela
                                                                vista sobre a imensidão da baía de águas transparentes e
                                                                calmas (pelo menos quando observadas lá de cima).
                                                                  Entretanto, o Gibi, com a comissão terminada e subs-
                                                                tituído nas funções, teria de regressar. Lá ficava, mais uma
                                                                vez, longe da família e lá se iria diluir o sonho de frequen-
                                                                tar  o  curso  de  páraquedismo  que  o Aeroclube  estava  a
                                                                organizar nesse momento, pela primeira vez, na sua his-
             Participantes  do  1.º  Curso  de  Paraquedismo  do Aeroclube  de
             Moçambique (Lourenço Marques, 1969)                tória.

             de cumpridas as formalidades da apresentação, segui para
             a Chefia do Serviço de Material. Não obstante o trabalho
             exigente  que  me  esperava,  as  incertezas  e  apreensões
             iniciais  dissiparam-se  instantaneamente  ao  ver  o  velho
             (leia-se antigo!) Amigo que iria substituir: o Manuel de
             Jesus Vaz Palma, cujas caraterísticas humanas de camara-
             dagem  e  de  sociabilidade  já  conhecia  há  muito  tempo,
             mas que, nesta circunstância, vi reforçadas. A família do
             Gibi morava em Lourenço Marques, cidade que por isso
             ele bem conhecia desde os tempos do Pilão, e, assim, tive
             também um verdadeiro cicerone que me deu a conhecer   Aeroclube de Nampula, início de 1971 (da esquerda para a di-
             os sítios e as pessoas, o que muito me ajudou a enraizar-  reita): 19570414, José Manuel Pedroso da Silva (aluno-piloto);
             me, a passar o tempo e a quebrar as rotinas.       19550335, Manuel de Jesus Vaz Palma (piloto recém-chegado);
                                                                19540248, Celestino Jorge da Cruz Galego (diretor da Escola
                Lembro-me de, no dia da minha chegada, à tarde, o   de Pilotagem)
             Vaz Palma me ter levado na sua lambreta, para lancharmos
             no Tico-Tico. As avenidas largas e de traçado moderno da   Sem  grandes  esperanças,  meteu  um  requerimento  a
             cidade convidavam a carregar no acelerador, o que não me   pedir  a  prorrogação  da  comissão  por  mais  dois  meses,
             deu grande tranquilidade nessa interminável viagem, finda   tempo necessário para terminar o curso. A esperada deci-
             a qual exclamou, com energia:                      são... de “indeferido”, chegou do Quartel General... ao fim
                – “Checa”  é pior que “turra”!                  de três meses, o que determinou o regresso imediato “à
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                Tinha razão! Hoje, não sei quem iria mais assustado:   metrópole”, já com a licença de paraquedista no bolso e
             um “tripulante” que, nas curvas, via o seu passageiro es-  depois  de  termos  dado  uma  boas  gargalhadas  à  custa
             quecer-se completamente da força centrífuga e inclinar o   deste  pitoresco  episódio,  que  prova  que  nem  sempre  a
             corpo para o lado errado, o que nos podia ter mandado   burocracia e a “empatocracia” andam de mãos dadas.
             para o asfalto, ou um “pendura” com os neurónios com-
             pletamente  bloqueados,  pois  nunca  tinha  andado  de   naMpuLa
             motociclo e, muito menos, pela esquerda?
                Daí por uns tempos, numa tarde de sábado, perguntou-   Meses depois, fui transferido para Nampula.
             -me:                                                 Talvez aquela inesquecível “voadela” sobre a baía de
                – Como é que um tipo que viveu tantos anos na base   Lourenço  Marques  me  tivesse  motivado  a  inscrição  no
             da Ota, nunca andou de avião?                      curso de pilotagem que iria decorrer no aeroclube e que
                – Só nos da Feira Popular! – Respondi.          iniciei nos primeiros dias de 1971.
                – Então, anda daí. Vai ser hoje o teu batismo de voo.  Por esta altura, chegou a Nampula, para iniciar a se-
                Pegou no seu inseparável companheiro, um volkswagen   gunda comissão, o Vaz Palma, que, evidentemente, ficou
             carocha  azul-claro  de  matrícula  MLA-50-06,  e  lá  fomos   na minha “república”, num prédio da rua de Angola, mes-
             até ao aeroporto, onde entrámos no Piper Tripacer PA22   mo em frente da mangueira mais frondosa da cidade.
             (CR-AFM) do Aeroclube de Moçambique. As suas formas,   Depois de subirmos com as embambas até ao segundo
             vagamente paralelepipédicas, estavam em evidente contras-  andar, indiquei-lhe o quarto. Olhou contemplativa e fixa-
             te com as linhas mais aerodinâmicas de outros modelos de   mente para uma parede. Olhei na mesma direção e vi, em
             aeronaves e, por isso, era conhecido entre os “pilotaços” do   descontraído passeio, uma barata de enormes dimensões,
                                                                mesmo  para  os  padrões  africanos.  Continuou  a  olhá-la,
             1  C heca: designação dada em Moçambique aos militares em início de comissão.  com reverência.


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