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INsTITuTO DOs PuPILOs DO EXÉRcITO




                               Admissões – Ano lectivo 2012/13

                                           Um Marco histórico



              Para assinalar o número muito significativo de admis-  de saúde e académicos e ajuda a esclarecer a família para
           sões, para o ano lectivo que agora se inicia, a Redacção do   que opte em liberdade.
           Boletim da APE foi recebida pelo Subdirector do Institu-  Estas 4 provas e a entrevista, vão reunir uma série de
           to, Exmo. Senhor Coronel João Miranda Soares, com quem   informações que depois, dentro de determinados parâme-
           teve a agradável conversa que aqui transcrevemos:  tros, permitem a triagem.
                                                                 Devemos ter tido entre 170 e 200 pessoas que con-
                                                              tactaram os serviços, realizámos perto de 150 entrevistas
           Redução das Mensalidades                           e vão entrar muito perto de 100 alunos.
                                                                 A  qualidade  dos  candidatos  é  mais  notória,  curiosa-
              Com os dados obtidos pelo ex-aluno Dr. Ribeiro da   mente, no 5º ano onde vamos ter perto de 30 alunos. Na
           Silva, que fez um trabalho notável, na secretaria de ad-  primeira  fase  do  concurso,  66%  dos  alunos  tinham  um
           missões, este é o 3º ano da história do Instituto em que   perfil  cognitivo,  acima  da  média,  estou  convencido  que
           entram mais alunos, o máximo foi atingido em 1929 com   vamos  ter  um  excelente  5º  ano,  há  um  ou  outro  aluno
           116 alunos, curiosamente no ano anterior não tinha havi-  mais fraco, também não estamos a fazer nenhuma corrida
           do concurso de admissões, e em 1976 o número chegou   de fórmula 1 ou preocupados com o ranking. Há proble-
           aos 103.                                           mas,  às  vezes,  de  ordem  humana  e  social  que  também
              Este ano com 94 alunos verifica-se uma alteração ra-  temos que atender.
           dical no que era o quantitativo de admissões.
              Creio que o trabalho que o Senhor General Director
           desenvolveu, ao longo dos últimos 4 anos, começa agora   Integração dos novos alunos no
           a  dar  os  seus  frutos.  Houve,  efectivamente,  muita  coisa   Batalhão Escolar
           que mudou nos Pupilos, é notório, sobre todos aspectos,
           nomeadamente em termos académicos, relacionais e dis-  Os novos alunos têm uma semana de adaptação, sem
           ciplinares.                                        aulas, os graduados só entram numa fase final, para dar
              Nos  últimos  anos,  sentíamos  que  o  que  podíamos
           oferecer não estava de acordo com o número de alunos   uma instrução ou outra, a grande parte das instruções é
           que entravam, as pessoas identificavam-se com o projecto,   dada pelos oficiais do Corpo de Alunos.
           mas não tinham capacidade financeira.                 Calendarizámos as cerimónias, no início do ano lectivo,
              Não foi fácil reduzir as mensalidades, o Senhor Gene-  para atenuar a dificuldade de adaptação, é nessa altura que
           ral Director teve um papel determinante e, em boa hora,   o miúdo vem acima, percebe a mística dos Pupilos e os
           a estrutura superior do Exército, já com o seu actual Ge-  valores e se começa a identificar com o Instituto.
           neral Chefe de Estado-Maior do Exército e Comandante   Em Setembro há a cerimónia de imposição das insígnias
           de Instrução e Doutrina, entendeu que o país deve apos-  aos novos graduados, seguida de outra, também de bas-
           tar no apoio social.



           Provas, critérios de selecção, grau de
           exigência, total de alunos admitidos,
           candidatos excluídos e desistentes

              Em relação às provas e aos critérios de selecção, temos
           uma prova de Português, uma de Matemática, um teste
           psicotécnico,  uma  prova  física  e  uma  prova  médica  e,
           antes de tudo isto, uma entrevista preliminar com o En-
           carregado de Educação, com o Candidato ou a Candidata
           e com Comandante do Corpo de Alunos. Esta entrevista
           é muito importante pois permite-nos conhecer o perfil do
           candidato, as suas capacidades e especificidades, em termos


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