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cuLTuRA E cONhEcImENTO











                                  Jerusalém (I)


           JOSÉ PEREIRA
           19510211




               pós os artigos que tenho publicado, parece-me inte-  tar consideravelmente o poder dos judeus, cuja influência
           Aressante apresentar a história da cidade de Jerusalém,   se fazia sentir cada vez mais nas finanças, na imprensa, nas
           resumidamente, em dois artigos. Começo pelo significado   profissões liberais, etc.
           do nome.
              Jerusalém é o nome da cidade mencionada em docu-
           mentos antigos, como foram os casos dos textos egípcios  A cidade de Jerusalém e o seu Templo
           de execração da XII dinastia (séc. XX a.C.) e as cartas de
           El Amarna (séc. XIV a.C.). Significaria «cidade de Salém»   No ano 1000 a.C., Joab, general do rei David, penetrou
           ou «fundação do deus (amorreu) Salém».             em  Jerusalém  através  do  túnel  da  fonte  de  Gehon  e
              No  tempo  da  dominação  romana  a  região  de  Israel   apossou-se  da  cidade.  Esta,  foi  escolhida  por  David,  rei
           passou a designar-se Palestina, cujo nome deriva do dos   dos Israelitas (isto é: dos judeus ou hebreus), para capital
           Filisteus, povo que os hebreus confinaram à planície cos-  do seu reino, tornando-se a cidade santa dos Judeus devi-
           teira. Àquela região têm sido dadas outras denominações   do à presença da Arca da Aliança.
           como Canaã e Judeia. É um corredor de passagem entre   Salomão,  seu  filho  e  sucessor,  mandou  construir,  no
           o  Egipto  e  a  Babilónia  tendo  as  suas  fronteiras  variado   século X a.C, o Templo de Jerusalém e o palácio real.
           muito.                                                Ao subir ao trono Roboão, filho de Salomão, o povo
              Noutras fontes a Judeia é considerada uma região da   rebelou-se e Jerusalém tornou-se capital do reino forma-
           Palestina. É assim chamada por Clearco cerca de 350 a.C.,   do pelas tribos de Judá e Benjamin. Pouco depois, o faraó
           por Flávio Josefo no Séc. I, e no Novo Testamento. Nesta   Sesac apoderou-se de Jerusalém e saqueou os tesouros da
           Escritura  Sagrada  a  Judeia  é  considerada  uma  das  três   cidade e do templo, e o palácio real.
           províncias em que se dividia a Cisjordânia precisamente   Depois de um período de recuperação, foi, a cidade,
           a do Sul com a capital em Jerusalém.               novamente  saqueada  em  893  a.C.  Pelos  filisteus  aliados
              O termo Israel, segundo a Bíblia, em sentido próprio,   dos árabes do Sul e, algum tempo depois, no reinado de
           pode  ser  o  sobrenome  dado  a  Jacob  por  um  misterioso   Amásias aconteceu que 10 tribos que formavam o reino
           com quem lutou em Fanuel (Génesis, capítulo 32, versí-  de Israel, tomaram Jerusalém e levaram para a Samaria os
           culos 23-23) e pelo próprio Deus quando lhe apareceu   tesouros do templo.
           em Betel (Gén., cap. 35, vers. 10). É também empregue   Porém, Ozías recuperou-os, reparou a brecha causada
           para designar os descendentes de Jacob.            por aqueles e fortificou a muralha com torres, e o seu filho
              Em sentido espiritual, para Isaías, Israel já indica so-  Joatam aumentou também as fortificações. A seguir Acaz
           mente os Israelitas fiéis.                         profanou o templo; mas Ezequias (727-696 a.C.) restabe-
              A partir de Esdras, o nome Israel começa a ter uma   leceu o verdadeiro culto e erigiu uma segunda muralha.
           acepção marcadamente religiosa, avocando para o Judaís-  No tempo destes três reis, salienta-se um homem de
           mo toda a glória do passado e toda a sua esperança mes-  elevada  cultura  –  Isaías  –  que  com  a  sua  voz  profética
           siânica em relação ao futuro.                      aconselha os principais e o povo, e profere várias profecias,
              Segundo o Novo Testamento e os escritos rabínicos do   várias vezes citadas ao longo dos séculos.
           princípio da Era Cristã, Israel tem o sentido religioso do   Os tempos seguintes, porém, não foram menos difíceis,
           Povo  de  Deus,  a  ponto  de  S.  Paulo  o  transferir  para  a   tanto pelos ataques das forças dos reis da Síria e da Assí-
           comunidade cristã, herdeira da eleição e das promessas.   ria, como pelo regresso do culto idolátrico. Até que o rei
           (Epístola  aos  Gálatas,  cap.  6,  vers.  16;  1ª  Epístola  aos   Josias (641-608), guiado pelo profeta Jeremias, destruiu
           Coríntios, 10, 18).                                os altares idolátricos e restaurou o templo de Jeová.
              Na  Era  Contemporânea,  a  Revolução  Francesa  ao   No início do século VI a.C. o rei Nabucodonosor entrou
           proclamar em 1791 a emancipação dos Judeus, marcou o   em  guerra  com  Israel  e,  além  de  entregar  Jerusalém  à
           início de uma nova fase da história judaica. Outros Esta-  pilhagem, levou, o rei e cerca de dez mil judeus, cativos
           dos vieram a fazer o mesmo, começando então a aumen-  para os domínios da Babilónia.



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