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cuLTuRA E cONhEcImENTO
Jerusalém (I)
JOSÉ PEREIRA
19510211
pós os artigos que tenho publicado, parece-me inte- tar consideravelmente o poder dos judeus, cuja influência
Aressante apresentar a história da cidade de Jerusalém, se fazia sentir cada vez mais nas finanças, na imprensa, nas
resumidamente, em dois artigos. Começo pelo significado profissões liberais, etc.
do nome.
Jerusalém é o nome da cidade mencionada em docu-
mentos antigos, como foram os casos dos textos egípcios A cidade de Jerusalém e o seu Templo
de execração da XII dinastia (séc. XX a.C.) e as cartas de
El Amarna (séc. XIV a.C.). Significaria «cidade de Salém» No ano 1000 a.C., Joab, general do rei David, penetrou
ou «fundação do deus (amorreu) Salém». em Jerusalém através do túnel da fonte de Gehon e
No tempo da dominação romana a região de Israel apossou-se da cidade. Esta, foi escolhida por David, rei
passou a designar-se Palestina, cujo nome deriva do dos dos Israelitas (isto é: dos judeus ou hebreus), para capital
Filisteus, povo que os hebreus confinaram à planície cos- do seu reino, tornando-se a cidade santa dos Judeus devi-
teira. Àquela região têm sido dadas outras denominações do à presença da Arca da Aliança.
como Canaã e Judeia. É um corredor de passagem entre Salomão, seu filho e sucessor, mandou construir, no
o Egipto e a Babilónia tendo as suas fronteiras variado século X a.C, o Templo de Jerusalém e o palácio real.
muito. Ao subir ao trono Roboão, filho de Salomão, o povo
Noutras fontes a Judeia é considerada uma região da rebelou-se e Jerusalém tornou-se capital do reino forma-
Palestina. É assim chamada por Clearco cerca de 350 a.C., do pelas tribos de Judá e Benjamin. Pouco depois, o faraó
por Flávio Josefo no Séc. I, e no Novo Testamento. Nesta Sesac apoderou-se de Jerusalém e saqueou os tesouros da
Escritura Sagrada a Judeia é considerada uma das três cidade e do templo, e o palácio real.
províncias em que se dividia a Cisjordânia precisamente Depois de um período de recuperação, foi, a cidade,
a do Sul com a capital em Jerusalém. novamente saqueada em 893 a.C. Pelos filisteus aliados
O termo Israel, segundo a Bíblia, em sentido próprio, dos árabes do Sul e, algum tempo depois, no reinado de
pode ser o sobrenome dado a Jacob por um misterioso Amásias aconteceu que 10 tribos que formavam o reino
com quem lutou em Fanuel (Génesis, capítulo 32, versí- de Israel, tomaram Jerusalém e levaram para a Samaria os
culos 23-23) e pelo próprio Deus quando lhe apareceu tesouros do templo.
em Betel (Gén., cap. 35, vers. 10). É também empregue Porém, Ozías recuperou-os, reparou a brecha causada
para designar os descendentes de Jacob. por aqueles e fortificou a muralha com torres, e o seu filho
Em sentido espiritual, para Isaías, Israel já indica so- Joatam aumentou também as fortificações. A seguir Acaz
mente os Israelitas fiéis. profanou o templo; mas Ezequias (727-696 a.C.) restabe-
A partir de Esdras, o nome Israel começa a ter uma leceu o verdadeiro culto e erigiu uma segunda muralha.
acepção marcadamente religiosa, avocando para o Judaís- No tempo destes três reis, salienta-se um homem de
mo toda a glória do passado e toda a sua esperança mes- elevada cultura – Isaías – que com a sua voz profética
siânica em relação ao futuro. aconselha os principais e o povo, e profere várias profecias,
Segundo o Novo Testamento e os escritos rabínicos do várias vezes citadas ao longo dos séculos.
princípio da Era Cristã, Israel tem o sentido religioso do Os tempos seguintes, porém, não foram menos difíceis,
Povo de Deus, a ponto de S. Paulo o transferir para a tanto pelos ataques das forças dos reis da Síria e da Assí-
comunidade cristã, herdeira da eleição e das promessas. ria, como pelo regresso do culto idolátrico. Até que o rei
(Epístola aos Gálatas, cap. 6, vers. 16; 1ª Epístola aos Josias (641-608), guiado pelo profeta Jeremias, destruiu
Coríntios, 10, 18). os altares idolátricos e restaurou o templo de Jeová.
Na Era Contemporânea, a Revolução Francesa ao No início do século VI a.C. o rei Nabucodonosor entrou
proclamar em 1791 a emancipação dos Judeus, marcou o em guerra com Israel e, além de entregar Jerusalém à
início de uma nova fase da história judaica. Outros Esta- pilhagem, levou, o rei e cerca de dez mil judeus, cativos
dos vieram a fazer o mesmo, começando então a aumen- para os domínios da Babilónia.
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