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crónicas e artigos de opinião




       JoSé PeReiRA
       1951.0211
                   Os Árabes e a emergência do Islamismo



          O traço dominante da população do Centro e do Norte da  conhecer aos Árabes uma revelação em língua árabe, à seme-
       Arábia, no período que precedeu imediatamente a ascensão do  lhança do que acontecera antes com outros povos nas suas pró-
       islão é o do tribalismo beduíno.                       prias línguas. Os apoios que obteve inicialmente foram escassos,
          Segundo Bernard Lewis, na sociedade beduína a unidade so-  e encontrou-os sobretudo entre as classes mais humildes. Entre
       cial é constituída pelo grupo e não pelo indivíduo. Este só tem  os primeiros conversos encontravam-se sua mulher Khadija e seu
       direitos e obrigações enquanto membro do respectivo grupo.   primo Ali, que viria a ser o quarto Califa.
          Na organização política da tribo, o chefe era o Sheikh, escolhi-  À medida que Maomé se foi tornando mais activo e começou
       do por eleição, o qual raramente representava algo mais do que  a atacar abertamente a religião existente em Meca, a oposição
       ser o primeiro entre iguais. Mais do que ditar, ele seguia a opinião  movida contra si e os seus adeptos pelos governantes foi en-
       tribal.  O  Sheikh  era  eleito  pelos  mais  velhos  da  tribo,  normal-  durecendo. O facto de não conseguir um progresso significativo
       mente de entre os membros de uma única família, funcionando  contra a oposição de Meca levou Maomé a tentar o êxito noutras
       como uma espécie de casa de Sheikhs, designada por Ahl al-bait,  paragens, vindo a aceitar o convite do povo de Medina e para aí
       «as pessoas da casa».                                  se transferiu.
          Era apoiado por um conselho de anciãos denominado Majlis,   A Hégira [ migração de Maomé de Meca para Medina] foi
       constituído pelos chefes das famílias e pelos representantes dos  precedida de negociações demoradas e teve lugar, por fim, no
       clãs existentes na tribo. O Majlis funcionava como porta-voz da  ano de 622 d.C.. Ela marca uma viragem na carreira de Maomé
       opinião pública. Parece ter sido reconhecida a distinção entre de-  e uma revolução no Islão. Em Meca, Maomé era um simples
       terminados clãs considerados aristocráticos e os restantes.  habitante, em Medina era o magistrado supremo de uma comu-
          A sua religião não era individual, mas comunal, concentrando-  nidade. Em Meca pregava o Islão, em Medina podia pô-lo em
       se a fé tribal à volta do deus da tribo, geralmente simbolizado  prática. [...]
       por uma pedra e, às vezes, por um  outro objecto. Ficava sob a   A comunidade estabelecida, a Umma, constituiu uma evolu-
       custódia da casa do Sheikh, que desse modo conquistava um  ção da cidade pré-islâmica com algumas alterações importantes,
       certo prestígio religioso.                             e marcou o primeiro passo na via da posterior autocracia islâmi-
          Maomé terá nascido em Meca entre 570 e 580 d.C. [ depois  ca. Confirmava a organização e costumes tribais, mantendo para
       de Jesus Cristo], na família do Banu Hashim, uma família respeitá-  cada tribo as respectivas obrigações e privilégios relativamente
       vel de Quraish, se bem que não pertencente à oligarquia reinan-  aos estrangeiros. Porém, no seio da Umma, todos esses direi-
       te. Maomé, órfão, foi criado pelo avô. Adquiriu riqueza e posição  tos vieram a ser abandonados e todas as disputas submetidas
       social ao desposar Khadija, viúva de um rico comerciante, mais  à  decisão  de  Maomé.  O  Quraish  constituiu  a  única  excepção.
       velha do que ele alguns anos.                          Nenhum dos sectores estava autorizado a celebrar a paz com
          A tradição muçulmana diz-nos que Maomé era iletrado. Os  um órgão do exterior, e os transgressores em relação à Umma
       seus conhecimentos da Bíblia teriam sido adquiridos por via in-  eram proscritos.
       directa,  provavelmente  através  de  comerciantes  e  de  viajantes   Essa mudança traduziu-se , efectivamente, na supressão, no
       judeus e cristãos.                                     seio da Umma, dos feudos de famílias e na consecução de uma
          A tradição também fala de um grupo denominado Hanifes,  maior unidade interna através da arbitragem.
       pagãos de Meca descontentes com a idolatria dominante do seu   De importância comparável foi a nova concepção de autori-
       povo e que aspiravam a uma forma mais pura de religião, embo-  dade. O Sheikh da Umma, ou seja, o próprio Maomé, passava a
       ra não estivessem ainda preparados para aceitar nem o Judaísmo  exercer as suas funções, não por força de uma autoridade con-
       nem o Cristianismo. Talvez seja entre eles que se devam procurar  dicional e consensual, não espontaneamente reconhecida pela
       as origens espirituais de Maomé.                       tribo e sempre revogável, mas por uma absoluta prerrogativa re-
          Maomé ouviu pela primeira vez o Chamamento quando es-  ligiosa. A fonte de autoridade foi transferida da opinião pública
       tava prestes a atingir os quarenta anos. Os capítulos do Alcorão  para Deus, sendo Maomé o Seu Profeta.
       por ele ditados (ou recitados) em Meca são essencialmente reli-  A Umma tinha portanto um duplo carácter. Por um lado, era
       giosos e ocupam-se fundamentalmente de questões tais como a  um organismo político, uma espécie de tribo nova de que Mao-
       unidade de Deus, a iniquidade do espírito idólatra e a iminência  mé era o Sheikh e os Muçulmanos e os outros os seus membros.
       do julgamento divino. Maomé não tinha possivelmente a inten-  Todavia, possuía simultaneamente um significado essencialmen-
       ção de fundar uma nova religião, procurando tão-somente dar a  te religioso.


       Fontes e Bibliografia:
       Apontamentos escritos nas aulas de História do Islão.Bernard Lewis, Os Árabes na História, 2.ª edição, Lisboa, Editorial Estampa, 1996.
       Algumas definições:
       Islão- A religião dos Muçulmanos. Conjunto dos povos ou dos países onde residem os Muçulmanos.
       Islamismo- Termo erudito que designa a religião do Islão, fundada pelo profeta Maomé e baseado no Corão (Alcorão), livro cujo texto – em
       versículos - lhe foi revelado por Deus.
       Muçulmano- Do árabe “Muslim” ( pl. Muslimûna)- O que se converteu ao  Islão. Submissão à vontade de Deus. É o mesmo que islamita em
       que a sua religião tem como livro sagrado o Alcorão.

                         dos
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