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Crónicas REINVENTAR A EMANCIPAÇÃO SOCIAL
PROJECTO POSSíVEL?
REINVENTAR A EmANCIPAÇÃO SOCIAL
«A globalização trouxe coisas boas…mas impor aos países mais pobres a
monocultura e a mono -produção só perpetua a pobreza destes…»
«É mais fácil a globalização duma qualquer marca
do que a da carta dos direitos humanos.»
xplicar hoje, os processos que se desenvolveu sempre sob a ga a erguer-se ou nasce efémera.
económicos, sociais, políti- forma de intensificação da globaliza-
cos e culturais das socieda- ção, por outro lado sempre houve resis- A desordem dos mercados financei-
des nacionais, ou apenas só tências a esse projecto tão dinâmico ros só vem acentuando que a a forma de
Efazer-lhe referência, será como predador. Desde a revolta dos es- regulação social seja uma metáfora e a
sempre verificar qual o papel que, nes- cravos às lutas de libertação nacional, ideia de uma “emancipação social sus-
ses processos, desempenha hoje a glo- desde as lutas operárias aos projectos tentada” mera propaganda ocasional.
Paradoxalmente, dentro deste vazio
balização, a globalização-hegemónica !. socialistas, desde os movimentos anar- de regulação e de travão à emancipação,
quistas aos movimento dos não-alinha-
Mas a par da dos e de outros eventos de cariz seme- estão surgindo, como já referimos, em
sua importância e lhante. todo o mundo, as reacções que consubs-
hegemonia –e por tanciam a “globalização contra-hege-
reacção a ela - esta O que haverá de novo hoje? mónica”. Movimentos, organizações e
globalização criou Temos a intensificação exponencial iniciativas diversas lutam simultanea-
outra! das relações transfronteiriças, as novas mente contra as formas de regulação
Criou a globali- tecnologias de comunicação e de infor- que não regulam e contra as formas de
zação (vista como mação com efeito profundo na “acção emancipação que não emancipam. (1)
Duran Clemente contraponto àque- social”, nas suas escalas tanto espaciais Assim, e neste cenário, torna-se per-
(19530030) la), formada por como temporais. tinente inquirir se poderemos reinven-
redes e alianças O local é cada vez mais o outro lado tar a emancipação social?
transfronteiriças Antes de encontrar resposta colo-
entre movimentos, lutas e organizações do global e, vice-versa, o global é cada cam-se, curiosamente, “pré-questões
locais ou nacionais, em diversos pontos vez mais o outro lado do local. cruciais”:
do globo. Mobilizam-se contra a exclu- A explosão das escalas tanto geram * Será possível unir o que a globali-
são social, a precarização do trabalho, o interdependência quanto disjunção. zação hegemónica separa e separar o
declínio das politicas públicas, a des- Nunca tantos grupos estiveram tão li- que a globalização hegemónica une?
truição do meio ambiente e da biodiver- gados ao resto do mundo por via do iso- * Residirá tão só nisso a globalização
sidade, o desemprego, as violações dos lamento nem tantos foram integrados contra-hegemónica?
direitos humanos, os próprios ódios por via do modo como são excluídos. * É possível contestar as formas de
inter-étnicos produzidos directa ou in- E que mais haverá ainda? regulação social dominante e a partir
directamente pela dita globalização- daí “reinventar a emancipação social”?
hegemónica. . A voracidade com que a globaliza-
ção-hegemónica devora as promessas * Qual a intervenção dos investiga-
Pode pois afirmar-se que da base de progresso, de liberdade, de igualda- dores e estudiosos para enfrentar estes
para o topo das sociedades nasceu uma de, de indiscriminação e da racionali- desafios?
globalização alternativa, contra-hege- dade. * Terá sido fatal para a ciência polí-
mónica. Ainda que recente, ainda que tica moderna e para as ciências so-
emergente, ela tem raízes mais velhas Porque a regulação social-hege- ciais, em especial, terem abandonado o
que a manifestação contemporânea mónica deixou de ser feita, em nome objectivo da luta por uma sociedade
mais consistente, até hoje realizada, dum projecto de futuro, os designa- mais justa?
com este espírito: o primeiro Fórum So- dos projectos de emancipação so- De facto por se terem estabelecido
cial Mundial, realizado em Janeiro de cial foram deslegitimados. A regu- barreiras entre a ciência e a politica,
2001, em Porto Alegre (Brasil). lação-social é feita por impulsos,
como patinando num gelo de inte- entre o conhecimento e a obra, entre a
Se o capitalismo moderno é na sua resses de momento (que se derrete racionalidade e a vontade, entre o ser e
origem um projecto de vocação global inexoravelmente) e como tal nem che- o ter, entre a verdade e a quimera, entre
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