Page 35 - Boletim numero 260 da APE
P. 35

BOLETIM APE | JAN/MAR 2021
OS NOSSOS PROFISSIONAIS
 Tenho uma escola física em Lisboa e uma plataforma 100% online. Trabalho com um método chamado DeRose Method*, sistematizado pelo escritor e filósofo DeRose, meu amigo pessoal, e por quem tenho uma estima e admiração difíceis de explicar. É um método de autoconhecimento e medita- ção. Mas meditação a sério.
O que faço no dia-a-dia?
Dou ferramentas para que quando os meus alunos, usan- do a expressão das artes marciais, “vão ao tapete”, tenham a capacidade de se erguer. E ao mesmo tempo impulsionar para que cada um encontre a sua vida mais útil, boa e criati- va. E sobretudo, que desenvolvam a habilidade de gerar boas relações humanas.
Vivemos em um momento histórico com o maior acesso à informação de que há memória, mas, não obstante, também é o período em que as pessoas se sentem mais perdidas. In- formação não gera mudança, nem evolução, apenas a aplica- ção prática dela é que sim.
Precisamos de um método e de experiência no seu uso. E este aspecto é dos que mais valorizo, o fato de trabalhar sob a égide do exemplo! Dá-me confiança e credibilidade.
As boas relações humanas, sejam afetivas, familiares, so- ciais e mesmo com desconhecidos, constituem a base para uma vida longa, saudável e feliz. E isto não é apenas uma frase bonita, é uma validação científica, no talvez maior e mais lon- go estudo científico sobre saúde e felicidade humana, alguma vez levado a cabo. Consultem o Happiness Harvard Study.
Talvez valha perguntar ao caro leitor, o que é sucesso para si? Será que conseguimos responder a essa pergunta por nós, sem ponderar aquilo que a sociedade nos vendeu
como sendo sucesso? Dinheiro e status, designam apenas produtividade, representam conquistas, mas nem sempre sucesso pessoal.
Será que pensar naquilo que faz diariamente, o deixa de brilho nos olhos?
Resiliência, gestão emocional, assertividade, entre ou- tras soft skills são hoje mais importantes do que as chamadas hard skills.
E é possível desenvolvê-las?
Óbvio que sim. Tal como fizemos quando tivemos que aprender a andar de bicicleta, a controlar os esfíncteres ou a mastigar de boca fechada. Tudo é suscetível de ser treinado e aperfeiçoado.
E este tipo de trabalho aplicado às emoções, aos pensa- mentos, e ao nosso comportamento, torna-se, hoje em dia, uma condição sine qua non para a saúde dos cidadãos e do ambiente nas empresas.
Espero que vos tenha passado o entusiasmo que sinto pelo que faço e se alguém se sentiu contagiado, fico muito feliz por isso.
Bem-haja amigos Pilões Um Abraço
* O DeROSE Method é uma urdidura de técnicas e conceitos, edificando uma proposta de reeducação comportamental em prol da boa qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimen- tação, boa forma, bom ambiente e bons ideais. Algumas das ferramen- tas técnicas são a reeducação respiratória, a administração do stress, as técnicas orgânicas que promovem a vitalidade e a energia, procedimen- tos para o aprimoramento da descontração emocional e da concentra- ção mental. https://derosemethod.org/
    33
















































































   33   34   35   36   37