Page 37 - Boletim numero 260 da APE
P. 37
BOLETIM APE | JAN/MAR 2021
LEITURAS
O que eu li...
Estou nesta altura a reler demoradamente o livro do nos- so “Vint’e-um” – o 19720021, António Teixeira Mota – com o título Escolhidos a Dedo. Sim, a reler. Já o tinha lido, mas ago- ra estou a saboreá-lo. Os bons manjares devem ser saborea- dos e não devorados.
Nele são descritas com pormenor e exati- dão as experiências por que passou ao longo da sua extensa caminhada como aluno do Pilão (de- nominação que damos, com reconhecimento e carinho, à Casa que nos preparou para a vida).
É um livro de afetos
em que o autor nos dá a
conhecer aquele se-
gundo cordão umbilical
que todos temos preso
às nossas progenito-
ras, reforçado no caso
dele pela ausência de
um pai que não conheceu por ter pe-
recido ao serviço da Pátria, na Guerra do Ultramar em Ango- la, no ano de 1962.
É também um livro de memórias daquele período de tempo compreendido entre os anos de 1972 e 1984, tão sin- gular e algumas vezes tão agitado.
É ainda, e por isso mesmo, um livro de metamorfoses:
– Metamorfoses operadas na nossa sociedade que pas- sou por momentos muito marcantes e tão bem carate- rizados pelo Teixeira Mota – o 25 de abril de 1974, o 11 de março de 1975, o chamado PREC (período revolucio- nário em curso), o 25 de novembro de 1975 e a morte do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, a 4 de de-
zembro de 1980 em Camarate.
– Metamorfoses do próprio autor, um menino para quem
tudo era estranho e se transformou num Homem de- terminado, solidário e extrovertido que deixa um rasto de amigos por onde passa, um Homem com agá gran- de.
Neste livro encontra-se de tudo, desde os factos mais tri- viais àqueles que tiveram maior repercussão futura.
No início de cada um dos doze capítulos (cada capítulo corresponde a um ano letivo) são enumerados os alunos gra- duados desse ano, as disciplinas e respetivos professores.
Título: Escolhidos a dedo
Autor: António Teixeira da Mota
19720021
A República, O Instituto, As Tutelas & Os Tutelados ...
CADERNO Respigos
Pupilos do Exército 1911 /2011
Está à venda na loja Online do site da APE a Obra de autoria do Manuel Antunes Borges Correia (19470332).
Prefácio da Ana Paula Oliveira
(19781097), Posfácio de José António Rosado, Capa de Ernâni Balsa (19600300), Contracapa com Poema de Ramiro Nolasco (19740268) e patrocínio do Américo Abreu Ferreira (19650038)
Neste trabalho o Autor pretende referenciar, crono- logicamente, as vivências face aos factos Político-sociais, que, nos quotidianos próprios e consoante as épocas, ti- veram influências bastante na Sociedade em geral, pro- curando que Todos, possamos refletir e dar relevo aos prováveis “feitos imediatos” das influências internacio- nais, nas atividades socioculturais, políticas e ou econó- micas, na Sociedade em geral e na dos portugueses e, em particular, as que proporcionaram as mudanças de regi- me no País, as alterações “curriculares” e do “universo escolar” do Instituto, as “reestruturações” da Escola e das ações da “Diáspora Pilónica”
Tudo expressado, sob um contexto expositivo, de re- portagem histórica, através de introspeção pessoal do Autor, onde, pretende dissecar, para além de outros, mais formais, utópicos ou determinantes, os que concor- reram para a consolidação, do “Instituto dos Pupilos do Exército” a Nossa Casa Mãe.
José Pedroso da Silva
19570414
Caro associado, encontra-se a pagamento a quota relativa ao ano de 2021. Poderás pagar a quota na Associação ou através do site da APE https://www.ape.pt/produto/quota-anual-ano-2021/
A existência da associação depende de ti!
35