Page 27 - Boletim numero 257 da APE
P. 27

 EM FOCO APE
                  Fernanda Palma
19771081
Como AA do IPE, entrada em 1977, do Curso Superior de Contabilidade, desde o início fiquei atraída por algumas das actividades extra-curriculares que este Instituto punha à disposição dos seus alunos.
uma delas foi o Taekwondo, cujos mestres eram os ir- mãos João e Jorge Reis. Tínhamos treinos diários de cerca de quatro horas, depois das aulas, no Ginásio da 2a Secção e ao Sábado, no Ginásio da 1a Secção. Eram treinos que iam de exercícios de aquecimento de flexibilidade, técnicas de defesa pessoal, preparação para campeonatos, entre ou- tras. Foram anos de treinos que me marcaram bastante e muito úteis para outras actividades que vim a praticar, no- meadamente o Paraquedismo. O 25 de Maio, que este ano já comemora o 109o Aniversário, é uma data muito impor- tante para todos os Pilões, dos mais velhos aos menos jo- vens, pois é nesta data que revemos caras que há muito não víamos, que pomos as novidades em dia, que rimos, tiramos fotos de grupo e convivemos durante o almoço comemora- tivo, para mais tarde recordarmos. Este ano, devido à Pan- demia COVID-19 tudo será diferente e apenas teremos abraços virtuais... Mas o espírito do Evento está presente em todos nós. Entre algumas das memórias que guardei, re- lativas às Comemorações desta data, encontrei uma foto- grafia referente a uma demonstração de Taekwondo, penso que seria dos anos 79 ou 80, em que participei e onde este- ve presente o Mestre Coreano Chung Sun-Yong a supervisio- nar. Outra memória que encontrei, desta mesma época e com bastante saudade, foi uma fotografia referente a uma demonstração da classe de ginástica feminina, sob a orien- tação do carismático Professor Robalo Gouveia, onde ainda me consegui identificar, frente à tribuna, na execução de um pino de joelhos, tendo na base a minha exemplar colega Ana Duarte! Foram memórias inesquecíveis e que por certo irão ficar na história desta nossa Casa “tão bela e tão riden- te”, para as futuras gerações.
Luís Rapoula
19700223
...são encontros, desencontros e reencontros; próprios do caminho de volta ao local eterno/interno.
...são calduços, manas, chapadões, beijos e abraços; com a força da amizade intangível/não devassada.
...são conversas suspensas em tempos idos; que reco- meçam no mesmo quarto d’ hora em que se iniciaram/pa- raram.
...são afrontas, tormentas, exces- sos, desfeitas e de- mais mal feitas; absolvidas de um só golpe, com um abraço de Malta Resolvida/Vida.
...são recorda- ções, sonhos e re- alizações desfo- lhadas ao desafio; homens que por um dia, voltam a sentir-se Crian- ças/Meninos.
...são as Meninas, as Nossas Meninas, as precedentes no tempo e no lugar; bateram suave, suavemente, como quem ficou uma de nós, num sentimento perfeito/efeito.
...são saltos, cambalhotas, rodas e piruetas; é a Especial, a Classe do Prego e os Pares Mistos/Bem Vistos.
...são as aprumadas Companhias, a Maria da Fonte e as “Altas Individualidades”; é a graxa, a solarina e a Mannli- cher oleada, numa viagem olfactiva emparelhada por Lux/ Patchouli.
...são os Gajos d’Pilão e os Pilão Novos – Putos e Velho- tes, a uma Voz, com garbo e devoção, a saudar o desfile; – então o que é? IPE, IPE, IPE!
...são os “Saudades” a marcar-passo, corpos ungidos pelo maltratar do tempo, mas joviais e imunes, batem o pé à cadência castrense; é o feitiço de “Marchar à Pilão”. Salvé, Salvé, Salvé!
...são os “Filhos D’Alvorada” de Alma e Corpo expur- gado/rejuvenescido; a clamar Presente! no livre exame, de em todo o tempo, nos sentirmos “Cidadãos Úteis à Pá- tria”.
querer é Poder!
Travessa de São Domingos, 25 de Maio de Mil Nove e Onze
               25 de maio – Demonstração de Taekwondo
 Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho | 25
25 de maio de 1970












































































   25   26   27   28   29