Page 25 - Boletim numero 257 da APE
P. 25
EM FOCO APE
Mensagem
109o aniversário IPE
Assinalando a fundação do IPE o Presidente, em repre- sentação da Direção, gravou esta mensagem em vídeo que foi difundida no próprio dia 25 de maio:
A Associação dos Pupilos do Exército na passagem do 109o Aniversário da Fundação do Instituto dos Pupilos do Exército assinala a efeméride homenageando o seu funda- dor, o General António Xavier Correia Barreto e recorda, numa mensagem de gratidão, todos os que ao longo da sua história têm contribuído para o seu engrandecimento e for- talecimento.
O IPE, uma escola secular, distinta na sua oferta pedagó- gica, curricular e extracurricular, no âmbito dos Estabeleci- mentos Militares de Ensino não superior, desde a sua funda- ção em 1911, até aos dias de hoje, sempre superou dificul- dades cíclicas, venceu crises e suplantou ameaças que se pretendiam impor como pretensos ventos de mudança.
Como escola de princípios e valores, que respeita a sua história e se impõe como modelo para a sociedade que ser- ve, tem tido o privilégio de ser gerida, ministrada e guiada por figuras exemplares que, tal como todos nós Pilões, com- preenderam, souberam e sabem honrar o nosso lema que- rer é Poder.
Ao longo de tantas e tantas gerações o rico manancial de figuras ilustres e de referência, que tão insigne Escola tem for- mado, são importantes contributos de cidadãos úteis à Pátria.
Fernando Baptista Pires
19550275
Neste 25 de maio, face às circunstâncias muito especiais que todos estamos a enfrentar, tudo vai ser diferente, exce- to na forma de sentir a data mais importante do nosso Insti- tuto e que nos acompanha desde o primeiro dia em que nos tornámos Pilões.
Só nós sabemos quão forte é o elo que nos une, à “casa tão bela e tão ridente”, onde nos tornámos irmãos do cora- ção e Pilões para sempre.
Portamos um sentimento tão forte que é difícil exprimir por palavras escritas.
Não vamos integrar o batalhão da saudade.
Não vamos marcar presença no desfile do batalhão es- colar.
Não vamos estar na cerimónia de encerramento do ano letivo e de despedida dos alunos finalistas, no dia em que, como Pilões, passam à condição de antigos alunos e onde, em representação da APE, apresentamos, em simultâneo, os nossos mais calorosos votos de sucesso pela vida fora e de boas vindas ao seio da nossa Associação.
Nestas datas diremos Presente! E entoaremos, em unís- sono. IPE! IPE! IPE!
Viva o IPE a nossa casa de ontem, hoje, amanhã e sem- pre.
querer é poder!
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho | 23