Page 39 - Boletim APE_227
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ENTREVIsTA
circunstância, deveríamos vestir o fato de cotim que usá-
ramos na escola evitando assim que transparecessem
preconceitos, acanhamentos ou relevância de hierarquias!
Eu digo que necessário não será materializar o uso do
“cotim assertoado” mas que, mentalmente imponhamos,
a nós próprios essa fraternidade das crianças leais e francas
que todos fôramos por anos e anos!
Aproximar alunos e ex-alunos é e será sempre impe-
rativo das direções da APE estimulando convívios e, por-
que estatutariamente sócios os alunos são, importante
seria, aquando da receção aos novos alunos, a direção lhes
entregasse um cartão de sócio, com os símbolos da fre-
quência do Instituto (Barretina) e de sócio da APE (Ver-
de e Vermelho) proporcionando um vínculo espiritual
desde os primeiros momentos da ligação à escola comum!
quaL o papeL da ape nas ações que se con-
sidereM necessárias para o futuro do ipe? ela a nossa própria vida e em refrão …repetimos: – e se por
Futuro do IPE!?... Os tempos que se adivinham estão um traidor a virmos atacada desprezaremos por ela a nossa
carregados de incertezas! Aliás sempre foram periclitantes própria vida… desprezaremos por ela a nossa própria vida,
e instáveis ao sabor de interesses cooperativos que se usaram e abusaram das nossas fraquezas económico-sociais
aproveitaram das fragilidades materiais e sociais da nossa de forma perversa como sendo o elo mais fraco da estru-
proveniência! tura educativa técnico militar e da estrutura educativa
- Isto é, das fragilidades dos quadros subalternos das nacional; Usaram-nos aquando do plano “Marshall” e usar-
forças armadas! nos-ão hoje e amanhã, evocando sempre a reestruturação
O ideal republicano em elevar a educação dos filhos do ensino e os altos interesses da Pátria! Fariseus que
desses militares era um objetivo de elevação social da utilizam a “capa de pátria” para melhor atingirem a per-
nação em geral e dos seus servidores com menor capaci- versidade dos seus intentos!
dade monetária! Desde que me conheço que assim pensei! Sei que me estou a desviar da pergunta mas não
Pertinência, ponderação, razoabilidade, empenho, mui- poderia deixar de fazer esta análise para melhor alertar
to empenho mesmo de todos nós terão de ser disponibi- para o futuro negro que se avizinha!
lizados para enfrentar a turba de incapazes e ignorantes É sabida a minha posição de todos os tempos em de-
que julgando-se salvadores da Pátria, sem que por ela algo fesa da proximidade e interligação permanente entre o
já tenham feito, partem de meros organigramas concebidos Instituto e a APE, de forma continuada. O objetivo pri-
sobre qualquer CAD ou Excel, sem ponderação sobre as meiro será a valorização da escola, na plenitude do bem
consequências humanas, tão pouco do aproveitar dos saber e bem-fazer, para dignificação dos alunos, da Insti-
valores das Instituições existentes! O bota abaixo para o tuição e do seu corpo docente, projetando-os para o
fazer de novo e esquecer o passado recente ou longínquo, mundo e, assim, bem servirem “a nossa Pátria querida!”
servindo a interesses ocultos, num custe o que custar, sem Tudo e todas as ações desenvolvidas de forma penhorada
escrúpulos, renegando os saberes antepassados que por sim, mas sem interferência nas obrigações que a cada
séculos a história de Portugal edificaram! Quem a sua parte se impõem no respeito reciproco e em defesa da
história pátria ou familiar renega nunca terá sossego inte- ética. Isto é sem ingerência! A César o que é de César!
rior e não passarão de vendilhões desses templos, que Estes foram os princípios que defendi e cumprimos
repito, são a Pátria e a Família! durante os nove anos que presidi aos destinos da APE quer
Por pertinente, permito-me lembrar que nós os pupilos com diretores ex-alunos ou não! Sempre no cumprimen-
sempre fomos os parentes pobres desde a sua criação aos to rigoroso da ética e respeito recíproco de atenções ex-
tempos de hoje! Fomos sempre utilizados ao sabor dos pressas em visitas de cumprimentos e disponibilidades,
interesses primeiros daqueles que nos albergavam e que, sempre que haviam alterações na composição da Direção
com despudor, cortavam a seu belo prazer indiferentes aos do IMPE ou da Direção da APE! A entreajuda era total e
interesses e sonhos dos alunos e aos anseios dos seus pais! reciproca e, não fora assim, tornar-se-ia impossível levar a
Eles, os altos dignatários deste Portugal, ao qual todos bom porto as inúmeras ações em que a APE se envolvera
nós, alunos e ex-alunos, jurámos fidelidade eterna, cantan- quer por iniciativa própria quer em conjunto com o IMPE,
do bem alto, no nosso Hino: –… e se por um traidor a sempre em favor dos alunos e da sua promoção desporti-
nossa pátria querida a virmos atacada desprezaremos por va, cultural, social e ética!
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