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EVOcAÇÕEs
Tempo de Memória
FERNANDO S. CRISTO
19550373
o ler no livro “100 anos 100 Escritos”, o depoimento mana, com estudo suplementar ou ao Domingo, Guarda
Ado Fernando Pires, 19550275, não posso deixar de de Honra à Bandeira Nacional. Mais, praticamente e nes-
recordar com algum pormenor, ainda que resumido, o tas idades, todos teriam os seus namoricos. Fins-de-sema-
episódio no qual, ele, foi o protagonista, com o professor na à «Cardoso Lopes» significava dizer Adeus à miúda…
da disciplina Térmica de Rádio/ Comunicações – sinto-me oh! Coisa dolorosa…
«autorizado», já que o Fernando Pires faz o convite a que, Passados 51 anos, lembro a determinação e coragem
alguém dessa turma, fizesse o relato do que se passou – com que o Fernando Pires reagiu contra os métodos do
pois bem, eu sou dessa turma, companheiro do 275, professor – o Fernando foi enérgico e correcto.
«Ponta-de-lança» por alcunha – é o meu testemunho e A turma ficou calada e estupefacta, pois numa época
ninguém me pediu, apenas para que conste. como aquela, num ambiente militar, aquele rapaz arriscou
Decorria o ano lectivo 1960/61, 4.º ano de Rádio. As em nome de todos.
nossas idades rondavam entre os 17/19 anos, ou seja, todos O professor ouviu com
nós já fazia-mos a barba… Um ano lectivo mais e seriamos calma, interessado nas nossas
estagiários. «dores» e naquele rapaz que
Naquela época, jovens, tinham boas condições físicas, o chamava a atenção e à
como tal, bons ouvidos, mas a boca «amordaçada». O realidade. O professor ainda
ruído que vinha do exterior dava para entender que algo tentou argumentar, mas pe-
se estava a passar em terras além-mar e não só. rante os motivos e os factos
Entre 1960/61 acontecimento políticos sucedem-se, é apresentados pelo Fernando
difícil esconder ou calar, começa o sussurro. O navio/ Pires, deve ter sentido que
paquete Santa Maria, é tomado no mar das Caraíbas por algo estava mal. Terminada
um comando oposicionista ao regime então vigente em a aula, o diálogo (não discus-
Portugal – pessoas são presas, detidas, outras refugiadas, e são) continuou entre o pro-
alguns Oficiais do Exército professores do Pilão – começa fessor e o Fernando, muito
a guerra em África. A reminiscência de “para Angola ra- para além da hora e já sem
pidamente e em força”, complementa-se com o “Adeus até a nossa presença. Regressa-
ao meu regresso” – Todos nós sabíamos qual o nosso des- mos à Primeira Secção. Em baixo (Fernando Pires
tino, estagiários/finalistas em 1961/62. Quem convenceu quem, 19550275) a seguir (Gilberto
As comunicações com sinais de fumo já há muito tem- não sei. Todos sentiram que Albuquerque 19540083), a
seguir (Fernando Cristo
po tinham acabado, nós, rapazes homens, somos os «heróis» a atitude do professor se 19550373) em cima a contar
da válvula, dos electrões saltitantes em esquemas de linhas modificou e para melhor e da esquerda (Luís Amaral
e circuitos «chatos» como tudo. Mas mais «chato» e dema- isso reflectiu-se no aprovei- 19550354, José Lencastre
siado «ditador» era o professor Tenente Cardoso Lopes. tamento final – ainda hoje, 19540319, Joaquim Mexia
Tendo em conta os tempos de hoje, com iphone, ipad, corrido o tempo, tenho na 19560021)
ipod, este professor, naquele tempo, era o nosso «iporra»!!... memória a «malta» daquela turma, estou certo que não
Nunca reparou que se encontrava a lidar com rapazes que esqueceram aquele dia e a tua firmeza.
já faziam a barba, jovens que em breve enfrentariam te- Mas, oh Ponta-de-lança, naquele momento pensei para
atros de guerra. mim – o gajo endoidou, saltou-lhe a «tampa» – está feito!!
Tinha o dito professor, como prática fazer consecutivas O «puto», rapaz homem, que já fazia a barba, teve de
chamadas ao quadro, situação para nós enervante em que uma forma directa e claríssima, o direito à indignação.
logo à primeira asneira redundava num vexame de ter de Com letra grande, tu foste, VERTICAL – como entendo
calar e comer. Só pelos nervos um aluno «espalhava-se». e respeito os jovens de hoje, que lutam por esse direito
Seguia-se a «batata», ou seja, zero valores na caderneta quando o seu país que já não tem guerras longínquas,
escolar, assim como no boletim diário das aulas – «Batatas» balança entre desemprego e desespero. Eu, que já fui jovem,
intragáveis que muitas vezes nos arruinava os fins-de-se- que vivi guerras longínquas, sinto-me hoje devastado.
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