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cultura e coNhecimeNto



          rUi cABrAL TeLo
          1948.0265

                                                              Vamos falar de Bailado

                                                                           A Sagração da Primavera





                                                             evidenciando  a  procura  do  acasalamento  por  parte  dos
                                                             machos,  mostrando  o  dengoso  das  fêmeas,  fugidias  mas
                                                             interessadas nos enlaces que se prevêem a todo o momen-
                                                             to.  Os  movimentos  dos  bailarinos  são  ao  mesmo  tempo
                                                             selvagens  e  muito  eróticos,  acompanhados  pela  música
                                                             com precursão tonitruante que empolga e quase assusta.
                                                             Normalmente  vemos  este  bailado  numa  cenografia  de
                                                             floresta enquadrando as personagens ligeiramente vestidas
                                                             com peles, como se de animais se tratasse.
            Fiódorovitch Ígor Stravinski disse um dia: “Sonhei com   Claro que um espectáculo destes, para as mentalidades
          um grande ritual pagão! Tive uma soberba visão comple-  de então, capazes das piores torpezas desde que em segre-
          ta dos mais inusitados efeitos sonoros indefiníveis”.  do, mas enganosamente pudicas, quando se apresentavam
            Nasceu deste sonho A sagração da Primavera “Le Sacre   em sociedade, causou enorme confusão e burburinho não
          du Printemps”, a música do bailado mais erótico que já vi.  aceitando e repudiando a obra, o que causou grande frus-
            Esta música alterou todas as regras da harmonia que   tração ao autor.
          até ali eram usuais; na orquestração, nos timbres, na estru-  Do mesmo compositor temos também excelentes obras
          tura rítmica, na forma, no uso de dissonâncias, na aplicação   para  bailados  tais  como:  O  Pássaro  de  Fogo  e  Petruska,
          exagerada  do  numero  de  instrumentos  usados  em  cada   estas anteriores à Sagração e As Bodas de uns anos após,
          naipe, principalmente nos metais, etc. Só instrumentos de   sendo qualquer delas também modernistas, mas excelentes
          sopro  são  usados  trinta  e  oito  dos  quais  oito  trompas.   obras  muito  agradáveis  de  ver  e  escutar. As  encenações
          Também o uso exagerado da precursão sobrepondo-se à   destes bailados são normalmente apresentadas com movi-
          melodia, causou sensação na época e não foi muito apre-  mentos considerados pouco ortodoxos e, como tal, muito
          ciada pelo público seráfico e conservador. Por outro lado,   diferenciados dos aplicados em bailados clássicos.
          a natureza erótica dos gestos dos bailarinos, na excepcional   A Sagração da Primavera é um espectáculo de excepção
          coreografia  de  Nijinsky,  extraordinário  bailarino  que,  no   que merece ser visto. Se ainda não viram, vão ver um dia
          seu papel de coreógrafo, conseguiu conciliar, nos intérpre-  e depois digam de vossa justiça.
          tes,  o  aspecto  rústico  com  o  erotismo  dos  movimentos,
          causou enorme escândalo no público que assistiu à estreia   Nota: Stravinsky viveu de 1882 a 1971
          em Paris em 1913. Hoje é considerada uma das músicas
          mais influentes do progresso musical e é também uma das
          mais reproduzidas e apresentadas em todo o mundo.
            O ouvinte espectador, logo de início, sente-se peque-
          nino e amachucado pela imponência do som e do espec-
          táculo.  É  uma  obra  empolgante  que  marca  o  início  do
          modernismo.
            Stravinski emigrou da Rússia, primeiro para a Suíça e
          mais tarde para Paris e depois para os Estados Unidos onde
          se  naturalizou.  Ainda  em  França  conheceu  a  também
          modernista  Coco  Chanel,  no  apogeu  da  sua  carreira  de
          estilista, com quem manteve um caso de amor, já objecto
          de um filme, complicando a sua vivência com a mulher e
          os filhos.
            Este  bailado  já  teve  inúmeras  encenações,  mas  todas
          elas  põem  em  evidência  os  ancestrais  ritos  primaveris,


                                                                                        Boletim da associação dos PuPilos do exército  61
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