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cultura e coNhecimeNto



          JoSé PereirA
          1951.0211



          A conquista de meca


          por maomé




            Em  Março  de  624,  trezentos  muçulmanos  sob  o  co-
          mando de Maomé surpreenderam uma caravana de Meca   cludente, que se procurou superar com o ataque ao oásis
          em Badr. Os assaltantes fizeram grande pilhagem e os seus   judaico de Khaibar.
          feitos  são  celebrados  no Alcorão  como  manifestação  da
                                                               A vitória muçulmana em Khaibar assinalou o primeiro
          indulgência divina.                                contacto  entre  o  Estado  muçulmano  e  um  povo  não-
            A chamada batalha de Badrajudou a estabilizar a co-
          munidade e marcou o início de um novo tipo de revelação.   -muçulmano,  dominado,  sendo  como  que  uma  base  de
                                                             ulteriores relações do mesmo tipo. Os judeus conservaram
          A partir de então, as revelações de Medina referem-se ao   as suas terras, mas pagaram um tributo de 50 por cento.
          modo como a comunidade se deve organizar, aos problemas
                                                               No  ano  seguinte,  Maomé  e  duas  centenas  dos  seus
          práticos do governo, à distribuição do produto das pilhagens   adeptos  dirigiram-se  em  peregrinação  a  Meca,  onde  os
          e  questões  semelhantes.  A  vitória  tornou  possível  uma   prestígio crescente e a força da nova doutrina lhes trouxe
          reacção  contra  os  Judeus  (que  inicialmente  apoiaram    novos convertidos. Entre eles contavam-se Amr ibnal-As
          Maomé)  e,  por  fim,  também  contra  os  Cristãos,  agora   e Khalidibnal-Walid, que viriam desempenhar um impor-
          acusados  de  falsificarem  as  suas  escrituras  de  modo  a
          ocultar  as  profecias  relativas  ao  advento  de  Maomé.  O   tante papel em várias vitórias islâmicas.
                                                               Finalmente,  em  Janeiro  de  630,  o  assassinato  de  um
          próprio Islão começou a transformar-se.            muçulmano  por  um  habitante  de  Meca,  segundo  parece
            Maomé pregava agora uma religião nova de que ele era   por uma divergência de opiniões estritamente pessoal, ser-
          o “Selo dos Profetas”, e definia os cinco pilares da fé islâ-  viu de casusbelliao ataque decisivo e à conquista de Meca.
          mica:
                                                               A  8  de  Junho  de  632,  o  Profeta  morreu  após  uma
            • Profissão de fé (shahada);                     breve doença. Tinha realizado uma vasta obra. Tinha tra-
            • Oração  cinco  vezes  ao  dia  virado  para  Meca  (no   zido aos povos pagãos do ocidente da Arábia uma religião
              início era para Jerusalém, até que Maomé cortou com   nova que, por força do seu monoteísmo e doutrinas éticas,
              a comunidade judaica e tornou-se mentor da inte-  se situava a um nível superior ao do paganismo que viera
              gridade árabe);
            • Jejum;                                         substituir. Dotou essa religião de um livro de revelações
                                                             que,  nos  séculos  vindouros,  se  transformaria  no  guia  do
            • Esmola legal (zakat);
            • Peregrinação a Meca (hajj) pelo menos uma vez na   pensamento e do comportamento de muitos milhões de
                                                             crentes. Fizera, porém, mais do que isso; havia criado uma
              vida, se estiver emcondições de a fazer.
            Era uma nova religião, mais estritamente árabe, com a   comunidade e um Estado bem organizado e armado, cujo
          adopção da Caaba de Meca como local de peregrinação.   poder e prestígio o tornaram num factor determinante na
                                                             Arábia.
            Nos começos da Primavera de 628, Maomé sentiu-se
                                                               Maomé, mais do que criar um movimento novo, des-
          suficientemente forte para tentar um ataque a Meca. No   pertou e fez ressurgir tendências já latentes entre os árabes
          caminho, tornou-se claro que a tentativa era prematura e   do seu tempo. O facto de a sua morte ter sido seguida de
          a  expedição  transformou-se  numa  peregrinação  pacífica.
          Os chefes muçulmanos reuniram-se com negociadores de   um recrudescimento de actividade e não de uma diminui-
                                                             ção  ou  colapso,  vem  demonstrar  que  a  sua  missão  foi  a
          Meca  num  local  chamado  Hudaibiya,  nas  fronteiras  do
          território sagrado em redor de Meca, no qual, segundo o   resposta dada a uma grande insatisfação de ordem políti-
                                                             ca, social e moral. Ele havia despertado e reacendido as
          uso pré-islâmico, não eram permitidas quaisquer hostili-  forças latentes do ressurgimento nacional e do expansio-
          dades durante determinadas épocas do ano. As negociações
          terminaram com umas tréguas de dez anos, e os Muçul-  nismo dos Árabes.
          manos foram autorizados a efectuar a peregrinação a Meca   Nota: Os capítulos (suras) da prédica em Meca são mais
          no ano seguinte e a permanecer aí durante três dias. Hou-  numerosos mas mais curtos do que os de Medina, respecti-
          ve, porém, alguma resistência entre os Muçulmanos mais   vamente 92 e 22. O Alcorão compreende, portanto, 114 ca-
          entusiastas  perante  este  resultado  aparentemente  incon-  pítulos e 6616 versículos.


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