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cultura e coNhecimeNto
JoSé PereirA
1951.0211
A conquista de meca
por maomé
Em Março de 624, trezentos muçulmanos sob o co-
mando de Maomé surpreenderam uma caravana de Meca cludente, que se procurou superar com o ataque ao oásis
em Badr. Os assaltantes fizeram grande pilhagem e os seus judaico de Khaibar.
feitos são celebrados no Alcorão como manifestação da
A vitória muçulmana em Khaibar assinalou o primeiro
indulgência divina. contacto entre o Estado muçulmano e um povo não-
A chamada batalha de Badrajudou a estabilizar a co-
munidade e marcou o início de um novo tipo de revelação. -muçulmano, dominado, sendo como que uma base de
ulteriores relações do mesmo tipo. Os judeus conservaram
A partir de então, as revelações de Medina referem-se ao as suas terras, mas pagaram um tributo de 50 por cento.
modo como a comunidade se deve organizar, aos problemas
No ano seguinte, Maomé e duas centenas dos seus
práticos do governo, à distribuição do produto das pilhagens adeptos dirigiram-se em peregrinação a Meca, onde os
e questões semelhantes. A vitória tornou possível uma prestígio crescente e a força da nova doutrina lhes trouxe
reacção contra os Judeus (que inicialmente apoiaram novos convertidos. Entre eles contavam-se Amr ibnal-As
Maomé) e, por fim, também contra os Cristãos, agora e Khalidibnal-Walid, que viriam desempenhar um impor-
acusados de falsificarem as suas escrituras de modo a
ocultar as profecias relativas ao advento de Maomé. O tante papel em várias vitórias islâmicas.
Finalmente, em Janeiro de 630, o assassinato de um
próprio Islão começou a transformar-se. muçulmano por um habitante de Meca, segundo parece
Maomé pregava agora uma religião nova de que ele era por uma divergência de opiniões estritamente pessoal, ser-
o “Selo dos Profetas”, e definia os cinco pilares da fé islâ- viu de casusbelliao ataque decisivo e à conquista de Meca.
mica:
A 8 de Junho de 632, o Profeta morreu após uma
• Profissão de fé (shahada); breve doença. Tinha realizado uma vasta obra. Tinha tra-
• Oração cinco vezes ao dia virado para Meca (no zido aos povos pagãos do ocidente da Arábia uma religião
início era para Jerusalém, até que Maomé cortou com nova que, por força do seu monoteísmo e doutrinas éticas,
a comunidade judaica e tornou-se mentor da inte- se situava a um nível superior ao do paganismo que viera
gridade árabe);
• Jejum; substituir. Dotou essa religião de um livro de revelações
que, nos séculos vindouros, se transformaria no guia do
• Esmola legal (zakat);
• Peregrinação a Meca (hajj) pelo menos uma vez na pensamento e do comportamento de muitos milhões de
crentes. Fizera, porém, mais do que isso; havia criado uma
vida, se estiver emcondições de a fazer.
Era uma nova religião, mais estritamente árabe, com a comunidade e um Estado bem organizado e armado, cujo
adopção da Caaba de Meca como local de peregrinação. poder e prestígio o tornaram num factor determinante na
Arábia.
Nos começos da Primavera de 628, Maomé sentiu-se
Maomé, mais do que criar um movimento novo, des-
suficientemente forte para tentar um ataque a Meca. No pertou e fez ressurgir tendências já latentes entre os árabes
caminho, tornou-se claro que a tentativa era prematura e do seu tempo. O facto de a sua morte ter sido seguida de
a expedição transformou-se numa peregrinação pacífica.
Os chefes muçulmanos reuniram-se com negociadores de um recrudescimento de actividade e não de uma diminui-
ção ou colapso, vem demonstrar que a sua missão foi a
Meca num local chamado Hudaibiya, nas fronteiras do
território sagrado em redor de Meca, no qual, segundo o resposta dada a uma grande insatisfação de ordem políti-
ca, social e moral. Ele havia despertado e reacendido as
uso pré-islâmico, não eram permitidas quaisquer hostili- forças latentes do ressurgimento nacional e do expansio-
dades durante determinadas épocas do ano. As negociações
terminaram com umas tréguas de dez anos, e os Muçul- nismo dos Árabes.
manos foram autorizados a efectuar a peregrinação a Meca Nota: Os capítulos (suras) da prédica em Meca são mais
no ano seguinte e a permanecer aí durante três dias. Hou- numerosos mas mais curtos do que os de Medina, respecti-
ve, porém, alguma resistência entre os Muçulmanos mais vamente 92 e 22. O Alcorão compreende, portanto, 114 ca-
entusiastas perante este resultado aparentemente incon- pítulos e 6616 versículos.
Boletim da associação dos PuPilos do exército 59