Page 31 - Boletim APE_219
P. 31

estudos se assim o entenderem. Em Portugal, ainda existe  estas funções?
       algum estigma, embora se note uma importante mudança.     M.Gen.A.R – Passados 40 anos o mundo mudou, in-
          Boletim – O nível médio de qualidade do Corpo  clusive nas Forças Armadas. Alteraram-se as prioridades
       Docente é o que mais o desejaria? Esta pergunta  da  sociedade  europeia,  com  sucessivas  modificações  e
       deve-se  ao  mau  “ranking”  que  o  IPE  teve  nestes  isso  está  a  conduzir  a  aplicação  dos  militares  cada  vez
       últimos anos não só a nível nacional como em rela-     mais nas suas componentes operacionais. Assim, surgem
       ção aos outros Estabelecimentos de Ensino Militar.     além  desta  componente,  as  especializações  específicas
          M.Gen.A.R – Percebo a pergunta se me colocar numa  para apoio das operacionais. É possível guarnecermo-nos
       perspectiva de olhar puro e duro para o “ranking” publi-  com alguns professores militares, mas não é fácil por in-
       cado.  Mas  se  caldearmos  alguns  aspectos  como  níveis  disponibilidade de meios humanos, no âmbito das orien-
       de resignação, desamparo, indefinição quanto ao futuro,  tações das carreiras militares.
       criamos uma espécie de mistura que pode traduzir-se em    Boletim – Tem desenvolvido algum esforço para
       algum  amorfismo.  Alterando  aquele  estado  de  espírito,  conseguir a presença de mais ex-alunos como pro-
       muito se modifica, para melhor. A nível de Ensino Bási-  fessores no IPE? Não acha que daria mais mística
       co já demos um bom sinal de progresso. Mas ainda não  aos alunos?
       estou satisfeito e acredito que em 2011 vamos ter uma     M.Gen.A.R – Ex-alunos do IPE, como professores, são
       mais agradável posição no “ranking”.                   actualmente  três.  A  forma  como  obtemos  professores
                                                              para o Instituto é por requisição directa ao Ministério da
                          PROFESSORES                         Educação. Nós recrutamos através de anúncios e contac-
                                                              tos pessoais e escolhemos com base em entrevistas.
          Boletim – A maior percentagem de elementos de
       docentes do sexo feminino tem afectado o espírito                    O “PILÃO” E OS PALOP
       essencial de um Estabelecimento Militar de Ensi-
       no?                                                       Boletim – Porquê tão poucos alunos e qual a di-
          M.Gen.A.R – Julgo que não é o sexo do docente que  ferença entre candidatos e as efectivas admissões
       criará este estado de espírito, embora eu gostasse de ter   M.Gen.A.R - Não tenho uma resposta única. Mas se
       mais docentes do sexo masculino ao nível do secundário.  conjugarmos um passado recente com grandes indefini-
       Ficaria mais equilibrado. Mas vai devagar, na medida do  ções, uma mudança social do território português, com a
       possível.                                              melhoria da rede viária, o aumento substancial da rede es-
          Boletim – O IPE até aos anos setenta sempre teve  colar em todos os níveis, originaram outras necessidades
       professores de muita qualidade, tanto profissional,  e exigências. Também houve uma modificação grande no
       como técnica, aliada à capacidade disciplinadora e  comportamento  social  português,  que  tem  algumas  re-
       que eram militares. Porque se perdeu esta prática?  servas em relação à regra e à disciplina, em que a criança
       Acha possível contratar novamente militares para  é entendida como um ser humano com direitos e não


 Pupilos
 0
 dos
 Exército
 do
                                                                                Boletim da Associação dos Pupilos do Exército | 31
 |
 Boletim
 da
 Associação
 30 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército                             Boletim  da  Associação  dos  Pupilos  do  Exército   |  3 1
 3
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36