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estudos se assim o entenderem. Em Portugal, ainda existe estas funções?
algum estigma, embora se note uma importante mudança. M.Gen.A.R – Passados 40 anos o mundo mudou, in-
Boletim – O nível médio de qualidade do Corpo clusive nas Forças Armadas. Alteraram-se as prioridades
Docente é o que mais o desejaria? Esta pergunta da sociedade europeia, com sucessivas modificações e
deve-se ao mau “ranking” que o IPE teve nestes isso está a conduzir a aplicação dos militares cada vez
últimos anos não só a nível nacional como em rela- mais nas suas componentes operacionais. Assim, surgem
ção aos outros Estabelecimentos de Ensino Militar. além desta componente, as especializações específicas
M.Gen.A.R – Percebo a pergunta se me colocar numa para apoio das operacionais. É possível guarnecermo-nos
perspectiva de olhar puro e duro para o “ranking” publi- com alguns professores militares, mas não é fácil por in-
cado. Mas se caldearmos alguns aspectos como níveis disponibilidade de meios humanos, no âmbito das orien-
de resignação, desamparo, indefinição quanto ao futuro, tações das carreiras militares.
criamos uma espécie de mistura que pode traduzir-se em Boletim – Tem desenvolvido algum esforço para
algum amorfismo. Alterando aquele estado de espírito, conseguir a presença de mais ex-alunos como pro-
muito se modifica, para melhor. A nível de Ensino Bási- fessores no IPE? Não acha que daria mais mística
co já demos um bom sinal de progresso. Mas ainda não aos alunos?
estou satisfeito e acredito que em 2011 vamos ter uma M.Gen.A.R – Ex-alunos do IPE, como professores, são
mais agradável posição no “ranking”. actualmente três. A forma como obtemos professores
para o Instituto é por requisição directa ao Ministério da
PROFESSORES Educação. Nós recrutamos através de anúncios e contac-
tos pessoais e escolhemos com base em entrevistas.
Boletim – A maior percentagem de elementos de
docentes do sexo feminino tem afectado o espírito O “PILÃO” E OS PALOP
essencial de um Estabelecimento Militar de Ensi-
no? Boletim – Porquê tão poucos alunos e qual a di-
M.Gen.A.R – Julgo que não é o sexo do docente que ferença entre candidatos e as efectivas admissões
criará este estado de espírito, embora eu gostasse de ter M.Gen.A.R - Não tenho uma resposta única. Mas se
mais docentes do sexo masculino ao nível do secundário. conjugarmos um passado recente com grandes indefini-
Ficaria mais equilibrado. Mas vai devagar, na medida do ções, uma mudança social do território português, com a
possível. melhoria da rede viária, o aumento substancial da rede es-
Boletim – O IPE até aos anos setenta sempre teve colar em todos os níveis, originaram outras necessidades
professores de muita qualidade, tanto profissional, e exigências. Também houve uma modificação grande no
como técnica, aliada à capacidade disciplinadora e comportamento social português, que tem algumas re-
que eram militares. Porque se perdeu esta prática? servas em relação à regra e à disciplina, em que a criança
Acha possível contratar novamente militares para é entendida como um ser humano com direitos e não
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