Page 34 - Boletim 267 da APE
P. 34

 OS NOSSOS PROFISSIONAIS BOLETIM APE | OUT/DEZ 2022
 “A verdadeira transformação ocorre quando entramos em ação e não quando pensamos na ação.”
  Ésempre difícil falar de nós, mas aprendi que é através da nossa história que muitas pessoas encontram a inspiração ou motivação para recomeçarem ou quiçá,
conquistarem ainda mais.
Então hoje quero contar-te um pouco da minha história
e do caminho que me trouxe até aqui. Olá, o meu nome é Abdel Camará e, a nível profissional, hoje sou coach de alta performance, mentor de negócios, palestrante internacional e empreendedor. Mas a função e responsabilidade que mais me orgulho de desempenhar como homem, é a de pai de 3 princesas lindas e a de marido de uma rainha fabulosa e fantástica.
Se hoje posso escrever para o boletim da APE e tantas outras revistas, jornais, dar entrevistas na televisão e na rádio, ser convidado a palestrar internacionalmente e transformar a vida de milhares de pessoas e os seus negócios, posso dizer-te que nem sempre foi assim.
Eu nasci em Bissau, Guiné-Bissau, e aos 11 de idade, saio da minha bolha de conforto e deixo para trás o único pilar e suporte que conhecia; a minha família, os meus amigos e o meu país, com a esperança numa educação académica melhor, depositada através da confiança e da coragem com que os meus pais se despediram de um filho, ainda na idade tão tenra, que emigra sozinho. O dia 24 de Setembro de 1996 foi um dia muito difícil para mim e para a minha mãe.
A minha chegada e estadia em Portugal foram marcadas por vários momentos de grandes desafios a nível pessoal, com experiências negativas e positivas, com muitos dissabores e também com inúmeras vitórias e conquistas.
A minha passagem pelo IPE, que caracterizo como “a melhor coisa que me aconteceu” foi também vivida com muitos baixos e altos, desde o pertencer à classe especial da ginástica, ter feito inúmeros desportos representando o IPE e Portugal, nos casos internacionais; o ter passado pela hierarquia interna e chegado ao cargo de adjunto ao comandante de Batalhão (2o comandante) no meu último ano da estadia no Pilão e do curso superior de engenharia mecânica que, após ter sido concluído com sucesso e mérito, em 2008 fui galardoado com o prémio mais importante desejado do IPE, a meu ver, que era o prémio Querer é Poder, tornando-me assim no primeiro negro/PALOP a recebê-lo e, talvez, das poucas pessoas que o receberam, não sendo comandante de batalhão, em toda a historia do IPE.
E nessa altura dava início à minha carreira como engenheiro numa empresa de energias renováveis no Taguspark, ao mesmo tempo que frequentava o ISEL, à noite, para concluir a minha licenciatura em engenharia mecânica e depois ingressar no mestrado, no ramo de energias.
A minha carreira como engenheiro durou pouco tempo (cerca de 5 anos) porque descobri que queria experimentar outras áreas de atividade. E sendo eu um Pilão, lá fui mais uma vez desbravar o caminho e abraçar um novo desafio. Desta vez como vendedor profissional, começando do zero, numa multinacional super conceituada do ramo automóvel e que eu tinha como grande paixão e referência desde miúdo, a Mercedes-Benz na Abrunheira, em Sintra (na Mercedes- Benz Portugal). Fui ingressar uma equipa de vendas liderada por um ex-aluno do IPE chamado João Serralha. A verdade
é que essa minha passagem pela Mercedes foi ainda mais curta e acabou da pior forma possível... fui despedido passados 21 meses, por falta de performance nas vendas!!
Nessa altura passei por uma das
fases mais difíceis da minha vida. Estive deprimido e, para aumentar o meu “azar”, tinha a meu cargo e responsabilidade, 2 irmãos mais novos que estavam na Academia Militar como cadetes, que viviam comigo e, de certa forma, dependiam de mim financeiramente. Senti-me um falhado, coloquei-me na posição de vítima e perguntava muitas vezes porquê eu? Mas rapidamente levantei a cabeça e decidi que já não queria ficar em Portugal e que iria emigrar, novamente, à procura de uma carreira internacional.
Então comecei a procurar emprego no Reino Unido, ainda estando em Lisboa. Apanhava o avião e ia às entrevistas e voltava até que um dia, na última fase de uma das entrevistas, foi-me oferecido emprego, como vendedor internacional, numa empresa do ramo automóvel e no segmento de luxo, chamada Kahn Design. Assim deu-se mais uma mudança na minha vida, mais um país novo, uma cultura e língua novas e completamente fora da minha zona de conforto.
Nos primeiros 6 meses desse emprego, ia sendo despedido novamente, por não saber como vender e por encarar o emprego como encarava em Lisboa, o sítio para se ir das 9h às 17h e pronto, não se pensa mais nisso.
Nessa mesma altura eu descubro o desenvolvimento pessoal, através de um livro que mudou a minha vida (“Think & Grow Rich” by Napoleon Hill), descobri que podia ser e ter tudo o que quisesse, desde que “pagasse o preço”. Então comecei a acordar 2 horas antes da minha hora normal, (às 05h00) e essas primeiras horas eram dedicadas ao estudo sobre vendas e ao meu autoconhecimento. Ao fim de um ano e meio nesse processo, tornei-me no melhor vendedor na empresa.
Passados 5 anos nessa empresa, criei o meu negócio como consultor de marketing e vendas, e despedi-me. Agora ia às empresas formar e treinar equipas de vendas, até que fui contratado pela minha anterior empresa, mas desta vez como consultor externo. Todos os meus antigos colegas ficaram surpreendidos com o ato e pediam-me que os ensinasse a criar os seus negócios de consultoria. E assim comecei a mentoraria nos negócios.
Hoje, passados 10 anos da minha mudança para o UK, vivo o meu propósito de vida através da missão de inspirar, ajudar e transformar a vida de milhares pessoas, a nível internacional. Atualmente sou o fundador e CEO de 3 negócios e investidor e parceiro noutros negócios nas áreas de educação, vestuário e software. Sou contratado para palestrar em eventos e organizações, a nível internacional, fui capa de uma revista de negócios no Brasil, estou na lista das 100 personalidades mais influentes da lusofonia, e tantas outras conquistas.
Não digo isso para te impressionar, mas sim para te inspirar e mostrar que não interessa de onde vens, mas sim para onde queres ir. Basta entrar em ação e acima de tudo, acreditar que Querer é Poder!
Salvé, Salvé, Salvé.
Abdel T. Camará
19960816
  32










































































   32   33   34   35   36