Page 43 - Boletim numero 257 da APE
P. 43
das ruas da cidade, já estava feito pri- sioneiro num campo militar, abando- nado, como os outros, por Lisboa e pelo ditador, que havia mandado morrer todos como se fazia ‒ será que se fazia? ‒ no século XVI.
Regressou quando todos vieram. Ainda foi para a guerra, em Angola. Disse adeus à tropa com o mesmo sorriso, a mesma alegria de sempre, aquela boa disposição que se aprende a ter, no esforço físico, quando se não chega no primeiro lugar, mas se chega ao fim. Empregou-se e fez ginástica, a sua paixão, que levou até muito mais tarde do que é normal. Era um senhor no meio de putos que saltavam mesa alemã e faziam exercícios acrobáticos. Mas tinha a genica dos putos e, com eles, a mesma alegria.
Com os conhecimentos e os valo- res adquiridos no internato, foi ven- cendo, no trabalho, etapas sobre eta- pas, e ganhou visibilidade através das suas sábias e ponderadas palavras. Foi grande. Tão grande que, muitos anos depois, a Direcção da nossa Casa, lhe concedeu o galardão com que distingue alguns, os melhores. Mas...
Depois de a mãe, foi a vez de per- der o irmão e o pai com idade inveja- velmente avançada. Mas casou e teve descendência. E dela houve uma neta. Fez a sua própria quinta, com patos, gansos, galinhas, e tudo o mais que a Natureza dá, mas, sempre ge- nerosa, também cruelmente tira. E ti- rou-lhe a neta que prometia um futu- ro risonho.
Abracei há dias o meu companhei- ro de carteira. O pardalito onde já se não vêem as sardas na cara. Os olhos ainda têm brilho, mas um brilho que ele força e fica, às vezes, toldado por uma fina camada de água vinda do fundo da alma, do fundo do sofri- mento.
Dissemos pouco sobre a sua dor. Ou mesmo quase nada. Mas o fino fio da nossa cumplicidade de meninos estava lá e estreitou-se no abraço que nos uniu.
Coragem, meu irmão, porque, se eu lá chegar primeiro, se me for possí- vel, eu passo-te os tópicos das respos- tas do teste que a Vida nos faz.
EVOCAÇõES
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho | 41
Ao adquirir produtos na Internet, deves ter em atenção a origem dos artigos que compras? Estás sujeito ao pa- gamento de IVA e Direitos quando adquires em sites cujos produtos provêm de Países Terceiros, como por exemplo EUA e China...
O nosso cérebro abana não só quando movemos a ca- beça de forma brusca, mas também pelo simples facto do nosso coração bater? Graças a uma nova técnica de ressonância magnética amplificada, foi possível verifi- car que o cérebro se move de forma rítmica de acordo com os batimentos cardíacos.
O presentismo laboral é um fenómeno crescente nas empresas? Não sendo facilmente detetável, a cultura da presença em detrimento da obtenção de resul- tados e objetivos torna-se mais dispendiosa que o absentismo.
As microalgas são organismos unicelulares que cres- cem em água doce ou salgada e que produzem mais oxigênio do que todas as plantas e florestas do mundo? Por essa razão as algas têm vindo a ser alvo de estudo e aplicações práticas quer no domínio da exploração de novos biocombustíveis, tratamento de efluentes e cap- tação de CO2. Mas no campo da investigação científica ainda muito há por descobrir...
O maior ser vivo do mundo é um Cogumelo? É o cogu- melo Armillaria, mede 3,8 km de comprimento, tem mi- lhares de anos encontra-se em Blue Mountains, no Esta- do americano do Oregon.
SABIAS QUE...