Page 37 - Boletim numero 257 da APE
P. 37

 NOTíCIAS DO IPE
 uma música por dia não
                  suabes o bem que te fazia
   Irene Aleixo*
Docente de Educação Musical
ma Música por dia não sabes o bem que te fazia, foi Vários estudos provam que a prática do canto e da música uma das atividades proposta aos alunos de Educação com regularidade tem efeitos benéficos à saúde. Cantar é um Musical (EM) do 5o e 6o anos de escolaridade, que des- ótimo remédio para os males específicos do nosso tempo, refor-
de o dia 16 de março se viram forçados a ter aulas nos seus do- ça a atividade do nosso sistema nervoso, gera harmonia psíqui- micílios, através do Ensino à Distância (E@D). ca, ajuda no relaxamento do nosso corpo e pode melhorar a
                    Para encontrar formas de ultrapassar este confinamento, tendo como base de trabalho a plataforma Microsoft Teams, fo- ram criados recursos artísticos e pedagógicos com várias suges- tões para serem exploradas, quer pelos alunos quer pelas pró- prias famílias.
Os manuais adotados no 5o e 6o ano na disciplina em EM, 100% Música e Música 6, a plataforma 20 Aula Digital e a San- tillana Multimédia, oferecem vários conteúdos apresentados através de atividades direcionadas para a composição, a audição ou a execução, bem como a App YouTune, um recurso lúdico-di- dático em que os alunos podem cantar ou tocar em karaoke, em simultâneo, e obter uma avaliação do seu desempenho em tem- po real. Explorando estes recursos, durante as aulas síncronas e assíncronas, os alunos puderam ter acesso a vários karaokes vo- cais e instrumentais, visualizar vídeos de Instrumental Orff ou de Orquestra e realizar jogos musicais.
Outro recurso sugerido aos alunos foi o site Cantar Mais1, onde existem várias canções tradicionais portuguesas, do mun- do, fado, cante alentejano, música antiga e de países de língua oficial portuguesa, com arranjos e orquestrações originais, que podem ser cantadas por crianças e jovens para desenvolver a musicalidade nas suas várias dimensões – cantando, ouvindo, a partir da música e com música.
Explorando cada uma das canções é possível OUVIR, FAzER e Criar, e assim contribuir para desenvolver a musicalidade nas várias dimensões. Os alunos encontram neste site um mundo de possibilidades que acaba por ser um centro de recursos artísti- cos e pedagógicos multimédia, com muito para aprender.
Os alunos foram assim “desafiados” através da atividade “uma música por dia não sabes o bem que te fazia” a cantar e/ ou a tocar um instrumento musical.
O objetivo: ouvir uma boa música, cantar, tocar um instru- mento musical desenvolvendo, não só a audição, mas também a musicalidade, aguçando a sensibilidade.
A finalidade foi estimular os alunos a serem bons ouvintes e a serem criativos. Prova disso foram os diversos vídeos que fize- ram em suas casas.
Ao cantar, ou ao tocar um instrumento musical, ou apenas a ouvir música, podemos encontrar um refúgio para descobrir um equilíbrio entre o corpo e a mente. Através da música e da sua prática, podemos partir em busca da calma, tranquilidade, sere- nidade, equilíbrio e também fomentar o desenvolvimento dos essenciais processos de inspiração e criação. usando a criativi- dade conseguimos encontrar formas de ultrapassar este estado de emergência/contingência em que nos encontramos. A imagi- nação é um dos elementos integrantes da música e todos os que a fazem promovem métodos criativos.
Cantar não é apenas uma das formas de expressão mais an- tigas do ser humano, através deste gesto, há quem diga que po- demos curar muitos males... quem não ouviu já o tão tradicional ditado “quem canta seus males espanta!”?
concentração e a memória visual e auditiva. Não importa se can- tamos sozinhos ou em coro, em casa ou no duche, tal como não importa se achamos que temos uma boa voz. O que importa é usar o corpo como instrumento e através dele conseguir comu- nicar através das canções e deixar-nos levar...
A música não é um recurso que deve ser usado apenas para despertar os nossos sentimentos, com ela estamos a promover a aprendizagem e a melhorar a nossa memória. quando canta- mos, juntamos esse poder da música a algo que nos marca en- quanto seres humanos: a VOz. O canto, através da voz humana, funde a linguagem com a música, num vínculo perfeito.
Por todas estas razões, se todos os dias conseguirmos encon- trar formas de ultrapassar este desafio, CANTANDO, TOCANDO ou OuVINDO música, sairemos deste confinamento mais fortes e mais sábios.
Considero bastante positivo o trabalho desenvolvido pelos alunos de 5o e 6o ano de EM através do E@D. Estou bastante satisfeita com todo o empenho e dedicação demonstrados na realização das tarefas e na criatividade manifestada. No entanto, não posso deixar de referir que estou desejosa de regressar e de nos voltarmos a encontrar pessoalmente no IPE, para juntos fa- zermos MÚSICA!
Vários alunos enviaram diversos vídeos sobre a atividade proposta. Aqui deixo um testemunho de um aluno:
 Uma música por dia faz a diferença, pois mexe com os nos- sos sentimentos, emoções, lembranças e por vezes até nos dá força para continuarmos o nosso quotidiano. A música contagia as pessoas de uma forma positiva, seja ela pelo gosto pop, rock, hip hop, rap, heavy metal, blues, eletrónica, folclórica, etc...
Ao longo da vida, a música está sempre presente em nós, seja em momentos solitários, ou sociais, sendo muitas das vezes um ato solidário, terapêutico e festivo.
Uma música por dia pode mudar a forma de ver o mundo, principalmente neste momento de isolamento social.
Seguindo a proposta da minha Profa de Ed. Musical, escolhi cantar o tema “Rama da Olivei- ra”, subi à oliveira que tenho no meu quintal dos meus avós, e registei o momento em vídeo.
Cantem, ouçam música e sejam felizes!
Afonso Cunha
Aluno no 146/19
     * Docente de Educação Musical, responsável pelo Grupo Coral e Instrumen- tal e coordenadora das Atividades de Complemento Curricular no Instituto dos Pupilos do Exército, desde 2011. Licenciada em Ensino da Educação Musical, pós-graduada em Ciências da Educação com Especialização em Supervisão Pedagógica. Possui vários cursos de pedagogia musical, nome- adamente Pedagogia Musical Jos Wuytack, Orff-Schulverk e Zoltan Kodály.
1 O Cantar Mais (www.cantarmais.pt) é uma iniciativa da Associação Portu- guesa de Educação Musical (APEM) apoiada pela Direção Geral de Educa- ção e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho | 35




































































   35   36   37   38   39