Page 36 - Boletim numero 257 da APE
P. 36
notícias do ipe
Concurso
Uma Aventura Literária
O concurso “Uma Aventura Literá- ria” realiza-se há vários anos e os alu- nos do IPE têm tradicionalmente par-
ticipado no mesmo.
Cada ano que passa, mais escolas
e alunos participam neste concurso que promove o talento literário.
Este ano os alunos Leonor Fernandes (no 479/15) e William Rosa (no 219/15), do 9.o B, al- cançaram o 1.o lugar no Concurso Uma Aventura... Literária 2020, na modalidade de texto original e os alunos Nuno Vieira (no 72/18) e Rui Castro (no 300/17) do 7o B, conquistaram o 1o lugar na mo- dalidade Olimpíadas da História.
Num universo de 14.043 trabalhos, o júri reco- nheceu nos textos destes alunos – “Diário de um marinheiro” e “A viagem de todos os sonhos”, respe- tivamente em cada categoria, criatividade e mérito literário.
O concurso tem 4 modalidades – Texto Original, Crítica, Desenho e Olimpíadas da História. A modali- dade texto original é para todos os anos de escolari- dade, o tema é livre e tem de ter a extensão máxima de duas páginas manuscritas ou datilografadas.
A modalidade Olimpíadas da História consiste num texto à escolha recontado por palavras dos concorrentes.
Mais uma vez, os alunos do IPE estão de para- béns.
pedro charavilha Baldo*
19830416
Aulas à distância
Desde 16 de março que os alunos do Instituto dos Pupilos do Exército, a par com todas as outras escolas do país, se encon- tram com ensino à distância.
A pandemia COVID-19 trouxe a todos uma nova realidade e de um dia para outro passámos a viver em quarentena.
Alunos, professores, militares e pais tiveram de se adaptar a novas rotinas. Palavras como aulas síncronas e assíncronas pas- saram a fazer parte do vocabulário dos nossos filhos e também do nosso.
A utilização de várias plataformas digitais, como Zoom e Mi- crosoftTeams, tornaram-se ferramentas de trabalho e às quais alunos e professores se habituaram com rapidez.
No início todos estávamos receosos, mas aos poucos fomos aprendendo a lidar com a nova realidade e com os ajustes que se foram mostrando necessários, o ensino à distância transfor- mou-se numa rotina quotidiana.
Os alunos do IPE estão sem atividades presenciais, mas to- dos estão com aulas à distância e o acompanhamento dos pro- fessores e comandantes de companhia tem sido muito impor- tante.
Acresce que os alunos apesar de distantes (alguns em ou- tros continentes) têm mantido contatos com amigos e profes- sores, fazem videochamadas, trabalhos de grupo e ajudando-se mutuamente. Apesar de distantes, estão juntos.
Assim, hoje, podemos afirmar que ensino tem sido um su- cesso.
* Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do IPE
Celebração do 25 de maio
Face à situação epidemiológica que se vive em Portugal, este ano não se realizaram as tra- dicionais cerimónias e atividades alusivas ao 109o aniversário do Instituto dos Pupilos do Exército.
Não obstante, de forma a registar a efemé- ride, no dia 25 de maio, para além do hastear da bandeira nacional, evocação aos mortos ce- lebrada pelo Capelão Júlio Teixeira, o Diretor do IPE, Cor. João Sobral dos Santos, fez video- conferências, via zoom, com toda a comunida- de escolar e houve um almoço comemorativo onde estiveram presentes o Comandante de Batalhão Rafael Costa (no 349/12) e a aluna Pi- lãozinho Francisca Alves (no 60/19).
No sítio e nas páginas sociais dos Pupilos do Exército, existiram várias alusões ao dia 25 de maio de 2020.
34 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho