Page 30 - Boletim numero 257 da APE
P. 30
EM FOCO APE
Sílvia Machado Baldo
19911521
Na altura em que estive no IPE, os alunos do Curso Supe- rior não participavam durante as festividades no Desfile fora dos Pupilos. Participávamos apenas na festa interna.
O 25 de maio para mim (e para todas as meninas) signi- ficava esquema de ginástica.
A nossa apresentação não competia de modo algum com a ginástica especial, era outra realidade! Durante se- manas treinávamos um esquema para ser apresentado no dia 25 de maio. umas com mais facilidade outras com me- nos, todas nos esforçávamos para fazer uma boa prestação. Sabíamos que todos os olhos iam estar em cima de nós, principalmente os dos nossos colegas, que não perdiam uma oportunidade para fazer uma piada sobre a nossa pres- tação!
25 maio – apresentação de ginástica feminina
Ainda que relutantes, o Pedro Rodrigues (19830437) e o Rui Carmo (19820540), garantiram que iam estar com os qui- monos vestidos! Eu e a Susana Costa (19911509) estivemos até ao fim a duvidar se eles iam estar mesmo vestidos com os “tais quimonos”.
No início da exposição lá estavam eles a representar o nosso grupo, cumprindo o prometido. Mais tarde, eu e a Susana juntámo-nos a eles e tirámos uma fotografia para memória futura.
Nunca lhes disse, mas fiquei muito contente por terem estado lá com aquela fatiota!
hoje, vivo o 25 de maio do lado de fora, a aplaudir os alunos que desfilam com brio, os ginastas que apresentam cada ano as suas coreografias e claro... a participar no Desfi- le do Batalhão da Saudade.
querer é Poder!
Alexandra Fradinho
20031401
25 de maio era sempre sinónimo de nervoso miudi- nho, era e é um dia demasiado importante, para mim e para todos.
Dia de cabelo e farda impecavelmente aprumados.
Vivi o 25 de maio muitos anos do lado de fora, so- nhava o ano em que poderia vivê-lo do lado de dentro. Aconteceu! Não imaginam tamanha felicidade.
25 de maio é dia de fanfarra. Dia de hino. De grito. E de orgulho. um enorme orgulho!
25 de maio é sinónimo de união, de recordação e de muita saudade.
Espero o dia em que o meu filho Salvador possa conhecer esta casa tão bela e tão ridente!
A professora de ginástica repetia vezes sem conta para não nos esquecermos do esquema “se não se lembrarem, olhem para as meninas da frente e eu vou estar lá!” Assim era. Em todas as apresentações lá estava ela, com o fato de treino característico, a garantir que as meninas “não se es- queciam da coreografia”.
Lembro-me que fizemos um esquema com a música “We are The Champions” que ficou muito engraçado. A ba- tida da música permitiu fazer uma entrada impactante. Tive- mos vários elogios! Vá lá, correu bem!
O 25 de maio de 1993 ficou-me na memória. Para além do esquema de ginástica, tivemos de preparar uns cartazes sobre os trabalhos de Economia que tínhamos feito e que iriam estar em exposição na Sala de Alunos.
O trabalho do meu grupo era sobre o Japão. Império do Sol Nascente era o nome do nosso cartaz. quisemos dife- renciarmo-nos dos outros trabalhos e por isso pensámos que se nos vestíssemos com uma roupa que remetesse de imediato para o país em apreço seria algo interessante.
A questão que se colocava era quem se iria vestir com os quimonos? As meninas não podiam porque tinham o esque- ma de ginástica.... Sobravam os 2 membros masculinos...
28 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho
25 de maio 1993 – Exposição