Page 33 - Boletim numero 256 da APE
P. 33

 NOTíCIAS DO IPE
Atividades Intelectuais
  Estágios Curriculares
No final de janeiro de 2020, os 32 alunos do 12o ano terminaram a 2a fase dos estágios em contexto de trabalho. Esta experiência foi bastante enriquecedora e permitiu
que os alunos tivessem contato com o mundo laboral.
A Equipa do Boletim questionou os diretores de cursos sobre a sua opinião acerca dos estágios, ao que nos repon- deram o seguinte: “Tendo a formação em contexto de tra- balho (FCT) o grande objetivo de transmitir aos alunos, as vivências e as relações que se criam no âmbito profissional, em tudo diferentes daquelas vividas no meio académico, veste-se de uma importância fundamental no percurso es- colar de um aluno do IPE. Para a maior parte dos alunos, este é o primeiro embate com o mundo real do trabalho, sendo agora que as denominadas “Soft Skills” ganham uma nova importância no contexto empresarial. A pontualidade, a responsabilidade, a autonomia, o reconhecimento das hierarquias, são alguns dos aspetos que ganham novas prio- ridades neste percurso escolar, onde o IPE continua a ser
uma escola de referência.
É com estes objetivos em mente que o IPE procura pro-
porcionar aos alunos dos cursos profissionais a realização de estágios (FCT) em empresas de referência, onde têm oportunidade de desenvolver novas competências quer profissionais quer pessoais, sendo uma mais-valia na sua formação.
Para os diretores dos cursos profissionais de Técnico de Gestão (TG), Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) e Técnico de Manutenção Industrial (TMI) tem sido muito gratificante constatar a disponibilida- de das empresas nesta parceria com o IPE, bem como a re- lação que se tem estabelecido com os responsáveis das em- presas, sendo o “feedback” dado por essas empresas exce- lente, realçando sempre de uma forma muito positiva, para além do seu conhecimento académico, a postura e as “Soft Skills” apresentadas pelos alunos do IPE.”
Profa Fátima Boavida – Diretora de Curso TG Profo João Cortez – Diretor de Curso TGPSI Profo Luís Varela – Diretor de Curso TMI
OS NOSSOS ESTAGIÁRIOS E O TECIDO EMPRESARIAL
O IPE sempre formou profissionais, conceituados e reco- nhecidos no recrutamento de qualquer Empresa. Mudam- -se os tempos e mudam-se as vontades, e a escola adapta- -se. Atualmente o IPE confere já uma qualificação profissional aos alunos que acabam o 12o Ano, dando-lhes também to- das as ferramentas para ingressarem posteriormente nos cursos superiores ou no mundo do trabalho. E, é no âmbito destas qualificações profissionais que surgem as oportuni- dades de estágios. quisemos saber o que é que as Empresas nos dias de hoje têm a dizer dos nossos alunos e é com mui- ta alegria que concluímos, que os resultados não poderiam ser melhores. O “Pilão” continua a deixar a sua marca!!
“Para além das qualidades pessoais, a estagiária demonstrou uma postura e atitude que honram a Instituição que a formou.
Manteve o interesse e disponibilidade para aprender e colabo- rar na execução das tarefas, integrou-se muito bem na equipa e contribuiu para o bom ambiente de trabalho.
Pessoalmente, impressionou-me pela elevada maturidade.
A experiência deste primeiro estágio reforça o compromisso da empresa em colaborar com o Instituto dos Pupilos do Exército no processo de formação profissional dos seus pupilos.”
Dr. Manuel Gil Antunes – Administrador Delegado na empresa A4F – Alga Fuel, SA
“A Somabsoluta manifesta o seu agrado e orgulho em colabo- rar com o Instituto dos Pupilos do Exército, na formação de jovens úteis à pátria.
Pelo segundo ano consecutivo recebemos um estagiário, no âmbito da Formação em contexto de trabalho do curso profissional de Técnico de Gestão, experiência esta, que correspondeu às nos- sas expectativas, uma vez que os estagiários se revelaram sempre interessados, sendo competentes nas várias áreas de intervenção, mostrando estar academicamente preparados para os desafios propostos.
Apraz-nos continuar a nossa parceria com o IPE, para que jun- tos continuemos a formar os nossos jovens.”
Dra. Corina Pereira (AA 19951201) – Sócia Gerente da empresa Somabsoluta, LDA
“É impressionante o que o estagiário conseguiu fazer, tendo em conta que estamos a falar de um jovem que não passou ainda pelos conhecimentos que poderá adquirir na faculdade.
A sua vontade de aprender coisas novas é uma grande mais valia e não vira nunca a face ao desafio. É auto-suficiente e não tem problemas em atacar os problemas por si só. Não é que não tenha tido apoio, como todas as outras pessoas com menos experiência, mas num contexto profissional, a perseverança e independência são essenciais para combater a vida agitada das pessoas mais se- niores que nem sempre se conseguem sentar e explicar tudo. Isso nunca impediu o estagiário de fazer o que quer que fosse.
Uma coisa é certa: se se mantiver esta vontade e humildade, vai com certeza tornar-se num elemento valioso para qualquer em- presa que venha a contar com ele.”
Engo Francisco Costa – Partner & Enterprise Solutions Lead na empresa Xpand-It
“Os estagiários revelaram muito interesse em se integrar nas equi- pas de manutenção da EPAL. Foram bastante proativos, tendo demons- trado muita vontade em participar nos trabalhos em curso no serviço.
Aplicaram com destreza os conhecimentos adquiridos durante o tempo letivo.
Respeitosos, humildes e assíduos, revelaram um enorme sentido de responsabilidade.”
Sr. Francisco Pereira – Técnico de Manutenção na empresa EPAL, SA
“O estagiário manteve os padrões que o caracterizam e que desta- camos: educação e postura brilhantes, bom desempenho, preocupa- do, sempre com vontade em aprender, perspicaz, boa relação interpes- soal, muito interessado, atento e pontual.
Está de parabéns!”
Dr. José Andrade Luís – Coordenador RH na empresa Altis Hotels
                     Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • janeiro a março | 31

































































   31   32   33   34   35