Page 35 - Boletim numero 256 da APE
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 NOTíCIAS DO IPE
Cidadania e
        Carla Jorge Alves*
Profa de Português e Cidadania e Desenvolvimento
desenvolvimento:
     Ocurrículo, entendido pelo conjunto de disciplinas que um aluno tem em cada ano escolar, tem vindo a sofrer várias mudanças ao longo dos anos. Estas modificações são, regra geral, moldadas pela visão política para a educação que cada governo tem, acrescentando-se ou retirando-se disciplinas ou modificando a sua carga ho- rária semanal.
Por outro lado, também o programa de cada disciplina tem sido alvo de sucessivas revisões, determinando que aquilo que um aluno estuda hoje, no oitavo ano de escola- ridade, por exemplo, pode ser muito díspar do que era es- tudado no mesmo ano de escolaridade há cerca de vinte anos.
De um modo quase esquemático, podemos organizar as disciplinas que são lecionadas nas seguintes grandes áreas do saber: Línguas e Literaturas; Ciências Exatas; Ciências Humanas e Sociais; Expressões Artísticas e Tecnológicas e Desporto.
Considerando a natural evolução social, e partindo da análise das necessidades há muito referenciadas por pais e educadores no sentido de se aprofundarem temas cívicos de forma ordenada e sistemática, foi criada uma Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Em conjunto com outros documentos orientadores, como o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, nasceu a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (CD).
No IPE, esta nova disciplina entrou em funcionamento no ano letivo 2018/2019, nos 5o, 7o e 10o anos. Os temas a abordar, a forma de operacionalização e a avaliação estão definidas no documento Estratégia de Educação para a Ci- dadania no IPE. As temáticas privilegiadas, que não ex- cluem outras que possam surgir de necessidades diagnosti- cadas pela escola, estão divididas em três grupos:
• 1.o Grupo: Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Saúde.
• 2.o Grupo: Sexualidade; Media; Instituições e partici- pação democrática. Literacia financeira e educação para o consumo; Segurança rodoviária; Risco.
• 3.o Grupo: Empreendedorismo; Mundo do Trabalho; Segurança, Defesa e Paz; Bem-estar animal; Volunta- riado.
Percebe-se deste simples elencar que se trata de uma disciplina necessária, estruturante e, acima de tudo, inte- ressante para alunos e professores. Note-se que alguns destes temas eram já abordados no IPE há largos anos, em
uma nova disciplina
especial na disciplina de Instrução do Corpo de Alunos (ICA) e nos projetos transversais que sempre foram incentivados e desenvolvidos na escola.
Porém, o ser-se pioneiro não significa parar e deixar de analisar o nosso mundo e o mundo à nossa volta. Assim, no ano transato o IPE começou a aplicação, nas aulas de CD a algumas turmas, de um projeto do SICAD – Serviço de Inter- venção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, do Ministério da Saúde, que visa a formação e consciencia- lização dos alunos para as questões relacionadas com de- pendências (com e sem substâncias). A aceitação entusias- ta dos alunos foi tal que no presente ano letivo se deu continuidade à aplicação do projeto.
Para um professor que lecione a disciplina de CD, e em especial para um diretor de turma, estes 60 minutos sema- nais são preciosos para o estabelecer de ligações com a tur- ma, para dar a atenção individualizada ao aluno que mais precisa. No fundo, são os momentos em que é possível che- gar ao aluno como ser individual com as suas necessidades específicas ao nível educativo e relacional. Não obstante ser uma disciplina em que há um programa a cumprir, é também um momento livre das imposições do estudo – a avaliação é essencialmente feita a partir das atitudes e par- ticipação dos alunos, não há um manual, não há testes de avaliação.
A Cidadania e Desenvolvimento é uma área em cons- tante renovação e evolução, à imagem da escola e da socie- dade em que se insere. Nisto reside a necessidade e o inte- resse da sua existência.
* Professora de Português e Cidadania e Desenvolvimento no IPE des- de o ano letivo 2018/2019. Leciona desde 1995, tendo desempenha- do também as funções de diretora de turma, adjunta da direção e de coordenações escolares, entre outras. É licenciada em Línguas e Lite- raturas Modernas, variantes de Estudos Portugueses e tem Estudos Pós-graduados em Administração e Gestão Escolar e Português Lín- gua Não Materna.
       Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • janeiro a março | 33














































































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