Page 39 - Boletim Nº 254 da APE
P. 39
NOTíCIAS DO IPE
as meninas das séries que via na televi- são e provavelmente teriam razão! Mas essa vontade nunca foi esquecida e as- sim, deliciava-me a ouvir falar sobre o IPE, os seus costumes e as suas tradi- ções, enquanto me imaginava com a ida- de dos meus filhos a viver tudo aquilo com eles.
Ter um quarto grande para dividir com meninas da minha idade, onde as reuniões nocturnas eram uma constan- te. uma noite, uma delas teria um pesa- delo, porque depois da hora do recolher todas se haviam juntado a contar histó- rias de fantasmas e assim, ela iria pro- curar a minha cama para procurar algu- ma proteção ou para simplesmente dividir o medo dela comigo... e combi- nar apanhar aquele fantasma numa ou- tra noite qualquer antes que ele nos apanhasse a nós.... como apanhou ou- tros em outras alturas. Podia ser a Maria Sangrenta que tantos conhecem, ou po- deria ser aquele que vós conheceis tão bem... o “Cartolas”.
Ter a companhia de crianças da mi- nha idade durante as refeições, em que por vezes falaríamos uns com os outros sem usar palavras e passaríamos por bai- xo da mesa pequenos papelinhos com frases engraçadas sobre a cozinheira ou o vigilante, ou até mesmo sobre o pro- fessor com quem iríamos estar a seguir, sem que nenhum deles se apercebesse e começaríamos a rir que nem tontos.
Partilhar invenções sobre novas brin- cadeiras, partilhar a dificuldade dos tra- balhos a realizar, partilhar as más notí- cias... e as boas!
Preparar todos juntos o indispensá- vel para “Aqueles” momentos como se fossem um só e viver intensamente cada um deles. Ter uma segunda família, ter uma “porrada” de irmãos. Ter a certeza de que ali, aprende-se a querer, e que querer é Poder!
Tudo isto tem passado por mim du- rante estes anos, e com isto aprendi um pouco do que é ser Pilão.
Olho-os em formatura firmes e sem mexer, de cabeça erguida e peito cheio de ar, a olhar o horizonte com “aquele” brilho no olhar.
Dito só para mim todas as palavras que eles largam com tanto respeito, ao proferirem o Código de Honra.
Canto calada e com emoção, quando cantam o Hino do Pilão.
E mais importante que tudo, tenho a certeza de que tomei a melhor deci- são!
até já sr. Coronel João augusto de miranda soares...
No passado dia 14 de agosto cessou funções como Diretor do IPE o Coronel João Augusto de Miranda Soares. Passados que são 11 anos, des- de que entrou no IPE, primeiro como subdiretor e depois como diretor, não podemos deixar de recordar toda a sua dedicação e empenho a uma escola que sempre quis que fosse de excelência e para o qual em muito contribuiu. Não esquece- mos também que o IPE, não aconteceu na vida do Coronel João Augusto de Miranda Soares, apenas neste período, mas que entrou desde ter- na idade, através do seu pai o AA 1944185 Carlos
Alberto Lourenço Soares. Resta-nos assim desejar as maiores felicidades ao Sr. Coronel João Augusto Miranda Soares e terminamos citando Antoine de Saint-Exupéry...” Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.
um grande Salvé para o nosso “Diretor”!...
até já sr. tenente Coronel Carlos alves
Ao terminar a sua prestação de serviço no dia 7 de junho de 2019, como Subdiretor dos Instituto dos Pupilos do Exército, apresentamos os nossos cumprimentos de despedida ao Senhor Tenente Coronel com os votos dos maiores sucessos nos desafios que continuará a enfrentar na sua vida profissional e pessoal.
seja bem-vindo sr. Coronel João Carlos sobral dos santos...
Tomou posse como Diretor do IPE, no passado dia 2 de setembro, o Sr. Co- ronel João Carlos Sobral dos Santos.
O Coronel João Carlos Sobral dos Santos, ingressou na academia militar em 1982, onde concluiu o curso de Infantaria, tendo sido promovido a Coronel em 14 de dezembro de 2010. Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército e das Forças Armadas e viu o seu trabalho agraciado e reconhecido através de diversas condecorações que recebeu.
queremos por isso dar as boas-vindas ao Sr. Coronel João Carlos Sobral dos Santos e desejar que continue a elevar o nome da nossa escola, que ao longo dos seus anos de vida tem desen-
volvido ações valiosas, educando, e
ensinando milhares de crianças e jovens, que como cidadãos têm granjeado prestígio e credibilidade à instituição que os formou.
Seja muito BEM-vINDO Sr. Co- ronel João Carlos Sobral dos San- tos!!!
um grande Salvé para o nosso Diretor!
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 37